plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COLUNA DE DOMINGO

Vírus no jambu e operação da Xiaomi em Belém são destaques de Mauro Bonna

Leia a coluna publicada no DIÁRIO neste domingo (6)

Imagem ilustrativa da notícia Vírus
no jambu e operação da Xiaomi em Belém são destaques de Mauro Bonna camera Reprodução

UFPA terá 7,3 mil vagas em 2021

A UFPA anunciou a oferta de 7.364 vagas em 196 cursos de graduação em seu processo seletivo, para ingresso na instituição em 2021, via Enem. Estão incluídas 196 vagas a pessoas com deficiência. Houve um pequeno acréscimo em relação a 2020, que totalizou 7.143 vagas. Está mantida a concessão de bônus de 10% a candidatos(as) que tenham cursado todo o ensino médio nos estados do Norte.

Por uma boa causa

“Eu sou um convencido de que o brasileiro, ao contrário do que pensam, é um solidário”. A frase é do saudoso Betinho e que se comprova com o sucesso da campanha Natal Sem Fome, criada por ele em 1994, e que continua vivíssima, graças à solidariedade do brasileiro. A Vale abraçou a campanha deste ano e já arrecadou mais de 430 mil pratos de refeições, depois de anunciar que a cada real doado na sua plataforma de voluntariado, a empresa doaria 10 reais. A meta é alcançar 1,1 milhão de pratos doados ainda neste mês. Para doar, é só acessar https://redevoluntariavale.com.br/natal-sem-fome/.

Identificado vírus no jambu

Pela primeira vez foi relatada a incidência de vírus no jambu, a hortaliça muito utilizada em pratos típicos da culinária amazônica. Em novo volume da série Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, publicação científica da Embrapa, está a identificação do vírus causador de mancha clorótica no jambu. O vírus é o mesmo que causa a mancha clorótica do tomate e foi detectado em 60% a 100% das plantas de jambu observadas. A pesquisa transcorreu em Santa Izabel, um dos maiores produtores da hortaliça no Pará, juntamente com Santo Antônio do Tauá.

Voo

Em novembro, passaram pelo aeroporto de Belém 240 mil passageiros, 79% do registrado em novembro do ano passado.

Bucal

Helder lança ainda neste mês, o programa Saúde Bucal por Todo o Pará.

Hospital

Em ritmo acelerado de final de obra, o Complexo Porto Quality, na Governador, será entregue no início do próximo ano.

Açaí

O empresário Nazareno Alves, do Point do Açaí, está à frente da instalação de uma associação para defender os interesses dos produtores de açaí. A entidade será criada nesta quinta, na sede da Faepa.

Trufas

O sushi Ruy Barbosa recebeu com exclusividade as trufas brancas de Alba, na Itália. Primeiro restaurante em Belém a promover festival com as trufas frescas. Ao longo desta semana, enquanto durar o estoque.

Arthur

Tomara que as parcerias, entre Helder e Edmilson, incluam logo a necessária repaginação da Artur Bernardes, a via municipal economicamente mais importante da Grande Belém.

Transição

Desmontados os palanques. Edmilson e Zenaldo se reuniram e a partir de amanhã, começa o processo de transição. Hoje, à tarde, o prefeito eleito participa de uma live da Rádio Paulo Freire, da Universidade Federal de Pernambuco.

Tecnologia

A Vrio, empresa da americana AT&T, também controladora da Sky, acaba de lançar no Brasil o DirectvGO, que agrega TV e streaming.

Energia

A Endicon deixará sua ampla sede na Generalíssimo, com três frentes, pelo Quadra Corporate, no início da Doca. Muda em janeiro.

Sabores

O Sebrae, em parceria com empresários e prefeitura de Bragança, realizará o quinto circuito gastronômico Sabores do Caeté, no período de 11 a 31 de dezembro. Tem o objetivo de promover o turismo gastronômico na região.

Argumento

Amanhã, no Argumento: o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo. E atendendo a pedidos, a reprise da entrevista com o clínico geral Salomão Kahwage. Às 22h, na RBA, no site da emissora ou no canal próprio do programa no YouTube.

Movimento

No trecho da obra do BRT Metropolitano, na BR-316, passam por dia 60 mil veículos.

Tapanã

Das 36 desapropriações necessárias para duplicação da rodovia do Tapanã, nenhuma foi judicializada. Todas resolvidas sem problemas.

Noiva

O ateliê paraense Ellis Verline, especializado em vestidos de noivas, firmou parceria exclusiva e virou representante no Pará, da grife Lucas Anderi, estilista famoso de São Paulo.

Tudo

Nesta semana, os Aguilera abrem mais uma Tudo Conveniência. No térreo do Manuel Pinto da Silva, com funcionamento 24h. No planejamento, a rede Tudo terá 200 lojas.

Maria

Do mesmo grupo do Soprano, que está de saída da Estação, agora no dia 16 abrirá o restaurante Maria Belém no mix do Pátio Belém.

Marajó

A marca Farm vai fazer ensaio fotográfico na Pousada dos Guarás, para o seu catálogo de moda verão.

Xiaomi

Uma operação store in store da chinesa Xiaomi na loja da Sol no shopping da Doca, tem linha completa dos smartphones da marca, além de uma linha diferenciada para casa com muita tecnologia. Também sensores e iluminação para casa inteligente.

Bem

O Instituto Ação Pensando Bem, presidido por Carmem Peixoto, conseguiu arrecadar 450 pratos doados para Comunidade Rainha dos Corações do bairro Castanheira, coordenada pelo padre Antônio Oliveira.

Junta

Cilene Sabino, como presidente da federação das Juntas, realizou virtualmente o II Congresso Nacional das Juntas Comerciais. Direto do Rio, registrou mais de 500 participantes.

Cavalo

Cavalo da raça Mangalarga, Nuget do Urso Branco, do haras paraense no Acará, de Charlston Betzel, é campeão nacional da categoria. A propriedade também é dona do maior plantio de açaí da região.

Móveis

A marca italiana de móveis Natuzzi tem a partir desta semana, um espaço exclusivo no mezanino da +Design, na Benjamin. A loja do GPD - Grupo Paraense de Decoração ganhou exclusividade da marca famosa para todo o estado do Pará.

Turismo

Aruba e Cuba abriram fronteiras para brasileiros. Nas agências, maior procura para o réveillon: Rio e praias do Nordeste. No Exterior: México, Dubai e Maldivas.

Comércio

A Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo completou 75 anos de muita luta em defesa dos interesses dos empresários, além de levar capacitação e serviços a todo país por meio do Sesc e o Senac. A CNC foi criada em 1945, após a II Guerra, pelo presidente Getúlio Vargas.

Silvestre

Ainda em dezembro, a Ufra inaugurará o primeiro Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres - Cetras do Pará. Funcionará ao lado do Hospital Veterinário, no campus de Belém.

Concurso

No quinta, durante a Jornada Jurídica da Finama, será lançado o Prepara-te. Curso preparatório para concursos e exames da OAB, o qual será coordenado por Fábio Muinhos, com mais de 15 anos de experiência no mercado.

Saúde

A Finama acaba de renovar convênio com o Hospital Ophir Loyola para estágio dos alunos da graduação em Enfermagem e Odontologia, bem como a pós-graduação na área da saúde.

Circular

Termina, hoje, o 3º Fórum Circular: patrimônio, cidadania e sustentabilidade. Na programação, das 10h às 19h, debates, oficina e grupos de trabalho que discutem temas relevantes para Belém. Canal de YouTube do Circular.

Cobra

Uma serpente, também conhecida como “Cobra Cachorro” ou “Suaçuboia”, foi encontrada na Trilha da Mariana, no Parque do Utinga, pelo pesquisador botânico Arnold Patrick. Parecida com a jararaca, foi solta nas proximidades do canal de ligação dos lagos, que é mais afastado da visitação.

Natal

Com uma extensa programação natalina gratuita, a Pará 2000 iniciou o projeto “Natal das luzes” na Estação, Utinga e Mangal. Na orla da Estação, as crianças poderão posar para fotos no Cantinho do Papai Noel. Também haverá apresentações de corais natalinos.

Natação

Com apoio da Seel, o nadador paraense Filipe Faraon, que também é jornalista, disputa duas competições no Rio: o Campeonato Carioca Master e o Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Brasil.

Solo

A Embrapa no Pará voltou a oferecer serviços de análises de solo, tecido foliar e água para fins agrícolas, destinado ao público externo. A saúde do solo é primordial à produtividade agrícola.

Bacalhau

Hoje, de 10h às 13h, a Paróquia da Trindade faz um Festival de Natal com arroz de bacalhau no sistema drive-thru na praça em frente à Igreja.

Neuro

Sob a supervisão do neurologista endovascular, Antônio de Matos, e coordenação do neurorradiologista, Eric Paschoal, o Hospital Ophir Loyola será sede do primeiro Programa de Residência Médica em Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica do Pará e de toda a Região Norte.

Sustentável

O Programa Territórios Sustentáveis fez as entregas aos produtores rurais de São Félix do Xingu, com a participação de Helder e dos titulares das oito secretarias e instituições de Estado que fazem parte do programa. Foram entregues 106 adesões, acompanhadas de títulos de terra, além de 12 certificados de Agroindústria e o anúncio da implantação de três novos viveiros na Área de Proteção Triunfo do Xingu.

Cinema

Pelo segundo ano, Alter do Chão será palco do Festival de Cinema em sua homenagem. Totalmente online, terá abertura oficial na próxima quarta e vai até o dia 13. Será transmitido pelo site festivaldealterdochao.com.br, com acesso liberado ao público em geral. Uma mostra competitiva de 121 filmes via plataforma digital. Apoio do Sebrae.

Búfalo

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Sebrae vai promover, em Almeirim, o Bufal – Encontro de Criadores de Búfalos do Baixo Amazonas, com o tema “Meu queijo, meu ouro”. Pretende alavancar a atividade de produção de queijos artesanais de leite de búfala na região.

Kids

A Luiza Duarte Academia vai criar novo espaço exclusivo, para abrigar a grande demanda baby e kids.

Maquete

O Fórum Landi abrirá para visitação, no aniversário da cidade, a maquete do centro histórico de Belém, em final de construção.

Imobiliária

Dr. Imóveis totalmente digital, agora com plataforma de visita, cadastro, contrato e assinatura digital em parceria com à DocuSign.

Consórcio

Auto Consórcios, que trabalha com venda de consórcio e venda de carros, já está funcionando na Senador, no antigo ponto da Kia.

Jari

O Grupo Jari espera aprovar seu plano de Recuperação Judicial até o final de 2021, para poder vender seu projeto em Monte Dourado para novos investidores.

Tribunal

Agora fechou, todos os tribunais no estado serão comandados por mulheres: amanhã, Graziela Colares, assumirá o TRT 8ª Região. E mais: Mara Lúcia (TCM), Lourdes Lima (TCE), Luzia Nadja (TRE) e Célia Regina (TJE).

EM ALTA

Moda

Visão Ponta de Estoque abriu ontem, no mix do Pátio Belém.

BBB

Um brother de Castanhal está confirmado no BBB 21.

Vinho

A Don Vino, vinharia do Famiglia Sicilia, entrega a domicílio cestas de Natal.

EM BAIXA

Icoaraci

Dificilmente, Zenaldo concluirá a obra de reforma da orla de Icoaraci.

Aglomeração

Balada dominical na orla de Icoaraci distribui coronavírus de forma ampla e generosa.

Live

O aumento da covid não preocupa tanto. O problema é a segunda onda de lives.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias