plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Cinco anos depois, navio que naufragou em Barcarena ainda não foi retirado

Leia os destaques da coluna de Mauro Bonna deste domingo (08)

Imagem ilustrativa da notícia Cinco anos depois, navio que naufragou em Barcarena ainda não foi retirado camera Reprodução

Investimento no agronegócio do Pará

Um fundo estrangeiro investidor em pecuária e grãos está interessado nas fazendas Campo de Boi I e II, do Grupo Marcos Marcelino, em Ipixuna do Pará, que está em Recuperação Judicial. São 20 mil hectares com total infraestrutura, inclusive pista de pouco para aviões à jato. A fazenda está invadida, mas já tem liminar de reintegração de posse emitida pela Vara Agrária de Castanhal, por cumprir.

No fundo do porto

Passados cinco anos que o navio boiadeiro “Haidar” naufragou no píer 302 do porto de Vila do Conde, ninguém conseguiu resgatá-lo. Há riscos para a própria estrutura do porto. Inúmeras licitações em vão. As empresas exigem 60% do serviço antecipado. Especialistas sugerem chamar o Viggiano: em 60 dias ele corta, desobstrui o porto e vende o ferro velho sem alarde.

Ouro

O Exército descobriu na Reserva Biológica de Maicuru, no Pará, uma operação de mineração ilegal que surpreendeu pela sofisticação: sistema motorizado para tirar ouro profundo e pista de pouso.

Voto

A campanha eleitoral esfriou totalmente. No segundo turno, a disputa entre Edmilson e Priante, segundo a média das pesquisas, deve voltar a esquentar.

Ensino

Assinado o 1º Convênio Institucional da Amazônia para pesquisa em Economia, entre a Esamaz e a Universidade de Brasília. O objetivo é a implantação de Mestrado em Economia.

Tudo

Os Aguilera colocaram para funcionar a sua moderníssima fábrica de pães. Vai abastecer de pães e doces a rede Tudo Conveniência.

Ponto

O empresário Flávio Dulcetti vendeu para o Grupo Mateus, estratégica área no Benguí, atrás do shopping da Augusto Montenegro. Será construído um grande centro de distribuição.

Madeira

A Tramontina está negociando a venda de sua imensa área de reflorestamento em Aurora do Pará.

Logística

O Mercado Livre está em Belém mapeando galpões para fazer a logistica local de entrega de seus produtos.

BRT

O cronograma de conclusão das obras do BRT Metropolitano é dezembro de 2021. Após a conclusão haverá 60 dias de pré-operação para calibragem do sistema. No início do ano que vem, o NGTM licitará as linhas que vão operar.

Virianduba

O chef Américo Barata deve assumir o ponto do Le Bistrot, ao lado da Sé. Com o nome Virianduba Cidade Velha, vai oferecer a legítima cozinha italiana com pizzas, massas e antepasto harmonizados com vinhos. Pretende abrir ainda antes do Natal.

Argumento

Eis a pauta do Argumento de amanhã: Cilene Sabino, presidente da Junta Comercial do Pará, e Jaques Freitas, diretor da EF Intercâmbios. Às 22h, na RBA, no site da emissora e no canal próprio do programa no YouTube.

Saulo

Sucesso desde que abriu, a Casa do Saulo, nas Onze Janelas, completou um ano. Sempre com música boa de sexta a domingo, no almoço, pôr do sol e jantar.

Compensado

A Brascomp, produtora de compensado, com sede no Sul, colocou à venda sua área de 60 mil metros quadrados na Arthur Bernardes.

Unimed

A Quadra Engenharia começou a instalar uma moderna pele de vidro no Hospital Geral da Unimed, na Castelo. Com 180 leitos, será inaugurado no próximo mês de fevereiro.

Distribuição

Ferragens Negrão, um dos maiores atacadistas de máquinas, peças e ferragens do Brasil, deve abrir CD – Centro de Distribuição de oito mil metros quadrados, no Alianza Park, em Benevides.

Casa nova

A Casf de mala pronta para sair da Braz. Alugou imóvel na Manoel Barata, em frente à Unimed.

Gestão

A BioTec-Amazônia teve o contrato de gestão renovado pelo Governo do Estado, por intermédio da Sectet. É a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, ancorado pelo conhecimento, pela produção e por novas formas de gestão e governança.

Pesquisa

As atividades da BioTec-Amazônia estão voltadas para subsidiar a Política Pública para Pesquisa e Desenvolvimento de Cadeias Produtivas da Biodiversidade Paraense, procurando potencializar sua capacidade de governança inovadora e de articulação estratégica.

Armazém25

Inauguração nesta terça, do Armazém25 Café & Padoca, na Wandenkolk. Ricardo Rodrigues, o “Cowboy” Barista/Latte Art, será a atração do dia. A chef Gisele Arouk assina a carta de Chás, Tisanas e Vinhos. O chef Felipe Oliveira, os pães artesanais. O chef Samuel de Carvalho comandará a casa.

Polícia

Até o final do mês, Helder vai renovar toda a frota de veículos da PM. As últimas entregas: Santarém (74), Itaituba (45), Redenção (38), Marabá (88) e Altamira (32). No total serão 1.000 picapes Toyota Hylux 4x4, para o serviço operacional, e 170 SUV Renault Duster para as missões administrativas.

Embarcações

A Segup está adquirindo novas embarcações, inclusive duas blindadas. Posteriormente, serão entregues à PM e PC.

Energia

A UFPA aprovou a criação do novo curso de graduação em Engenharia de Energia, a ser ofertado no campus de Ananindeua. O curso fortalece a atuação da UFPA na área tecnológica, e terá uma primeira oferta de vagas quando retornarem as atividades presenciais na instituição.

Sociologia

O ensino de Sociologia na educação básica será tema de Encontro Nacional, a ocorrer em julho de 2021, sob a coordenação da UFPA. São parceiros na organização do evento a Seduc, Uepa, IFPA, Ufra e Sociedade Brasileira de Sociologia.

Forneria

As noites de sexta na A Forneria estão bombando com o Saxobeat Live, do Dj Cocino e Filipe Ricardo. O melhor do jazz instrumental está fazendo o público vibrar.

Livro

Disponível a pré-venda da Obra Completa de Viagem a Andara, de Vicente Franz Cecim. As 1.001 Noites da Amazônia vistas com olhos mágicos. São 1.238 páginas, edição limitada de colecionador, apenas 60 exemplares disponíveis. A obra foi editada por Flávio Nassar (Fórum Landi) e Armando Alves (Pakatatu).

Mérito

No dia 30, virtualmente, a Junta Comercial do Pará outorgará o Mérito do Registro Mercantil à Pagrisa e ao contador José Luiz Nunes Fernandes.

Mall

Célere a construção do novo mall do empresário Júlio Coimbra, na Augusto Montenegro com Mário Covas. Reunirá Burger King, Extrafarma e Petz.

Carne

A Mercurio Alimentos voltou a produzir em todas as suas unidades. Em breve aumentará seu portfólio de produtos bovinos com a linha de cortes “Nobre” e com o novo “America Burger”, que é um blend de carne de frango e bovina.

Studio

Aquecida a procura por apartamentos no Studio Unique na Boaventura, ao lado do Formosa. A Dr. Imóveis vende as ultimas 30 unidades com preço cerca de 25% abaixo do mercado.

Força

As Forças Armadas realizam megaoperação no Acre para monitorar o avanço da covid na população indígena. Por sinal, o Acre está na mira para receber a instalação da Ala 10.

Opção

O Grupo Ser Educacional vai receber, em dinheiro vivo, a indenização de 180 milhões de reais pelo direito de opção na venda dos ativos da Laureate.

Noronha

Bolsonaro decidiu federalizar novamente a ilha de Fernando de Noronha, hoje parte de Pernambuco.

É Natal

Terá uma revoada de garças e urubus na decoração natalina do Pátio Belém.

Turismo

Carlos Gonçalves, da Turvicam, indica pacote all inclusive, no Finolhu, hotel queridinho dos brasileiros, nas Maldivas, todo reformado e dólar com valor especial.

Rótulo

A partir de agora é obrigatório descrever a composição química, em português, na rotulagem de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

Fies

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo para renovação semestral dos contratos do Fies.

Concurso

A Seplad reabriu licitação para escolha da banca organizadora do concurso da Seap. Além de Belém, o certame ocorrerá em Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira. São 1.646 vagas.

Veterinária

Localizado no campus de Castanhal, o Hospital Veterinário (HV) da UFPA é referência. Além de tratar de animais silvestres, também realiza atendimento para animais domésticos de companhia e de produção de toda a região. Aliás, na última avaliação do Enade, o curso de Veterinária recebeu o conceito 4.

Cairu

Há mais de 50 anos no mercado, a Cairu já conta com 13 lojas em Belém e duas no Rio. Coleciona 15 prêmios de melhor sorveteria do Pará e foi eleita a melhor do Brasil, em 2014, pelo Tripadvisor.

Igarapé-Miri

Helder entregou a Escola Indústria do Chocolate, que tem como finalidade alavancar a verticalização da cadeia produtiva do cacau. Ainda no município, foi iniciado o asfaltamento da rodovia PA-407, conhecida como a Vicinal do Açaí.

Tomé-Açu

A ponte Imigrantes, com 135 metros sobre o rio Acará-Miri, em Tomé-Açu, foi entregue por Helder após três meses de reconstrução.

Eleições

Agora pode. O TSE autorizou a realização de shows virtuais - as famosas “lives” - para arrecadação de fundos para campanha. Mas, não pode haver pedido explícito de votos. Só de leve.

EM ALTA

Hospital

O Hospital Porto Dias partirá para uma estratégica interiorização no Pará.

Icoaraci

O policiamento em Icoaraci tem sido ostensivo, inclusive com tolerância zero para o abusivo som automotivo.

Burger

O paraense Porpino Burger inaugura filial amanhã, em Brasília. Já está também em Fortaleza.

EM BAIXA

Cruzeiros

Todos os cruzeiros cancelados na atual temporada até maio, em Belém.

Réveillon

A covid já engavetou o tradicional réveillon do Pomme d’Or, na Estação.

Tradição

A pandemia fechou o tradicional restaurante Açaí, no hotel Princesa Louçã.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias