plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NEGÓCIOS

Aumento da demanda da covid em hospitais e expansão de farmácia em Belém; leia Mauro Bonna!

Coluna traz informações de negócios, política e economia do Pará

Imagem ilustrativa da notícia Aumento da demanda da covid em hospitais e expansão de
farmácia em Belém; leia Mauro Bonna! camera Reprodução

Aumentou substancialmente nesta semana, a demanda de covid nos hospitais de Belém.

Remédio

Agora é a cearense Pague Menos que parte para agressiva expansão em Belém. Serão 500 novas lojas no Norte e Nordeste.

Os “mais mais” das exportações

De janeiro a setembro deste ano, os produtos do Pará mais comercializados, de acordo com levantamento do blog Zé Dudu. Valores em dólar: 1 - Minério de ferro: 9,258 bi; 2 - Cobre: 1,275 bi; 3 - Bauxita: 1,002 bi; 4 - Soja: 719,66 mi; 5 - Ouro: 307,65 mi; 6 - Carne bovina: 304,74 mi; 7 - Manganês: 213,81 mi; 8 - Alumínio bruto: 157,46 mi; 9 - Madeira: 103,66 mi; 10 - Ferro-ligas: 102,92 mi; 11 - Caulim: 102,37 mi; 12 - Minério de alumínio: 102,05 mi e 13 - Boi vivo: 101,72 mi.

Ferro de qualidade superior

Desde o início do desenvolvimento da mina de ferro em Canaã, a Vale vem ganhando competitividade global não só com o enorme volume exportado, mas também com a qualidade do seu produto, que tem teor acima da média de mercado (de 62% de ferro contido). O minério de Canaã pode chegar a 65%, uma variação substancial neste mercado.

Esforço histórico de pesquisa

Recém-lançado pela Embrapa, o livro “A operação Diagnóstico e Desenho na Transamazônica na década de 1990: uma estratégia para a estabilização da agricultura migratória e do manejo sustentável dos recursos naturais”, é considerado um dos mais significativos esforços técnico-científicos já feitos na Amazônia paraense. Os 29 capítulos do livro foram escritos por 40 autores. A Embrapa atua desde 1973 na Transamazônica, onde predomina a agricultura familiar com lotes de até 100 hectares, resultado da colonização da região desde o início da década de 70.

Logística

O setor logístico espera que em 2021, a Semas finalmente libere a instalação de novos terminais portuários privados em Vila do Conde. Já é de 60% a capacidade instalada na área portuária da região de Barcarena.

Estrada

O próximo período de chuvas será o grande teste para o asfaltamento da BR-163 (Cuiabá-Santarém). Por lá passam cerca de duas mil carretas por dia. A estrada federal necessita de manutenção permanente.

Vestibular

Até o dia 22, o projeto do governo estadual, Forma Pará, receberá inscrições em nove municípios. Os candidatos participarão de vestibular especial na Ufopa e Unifesspa.

Portugal

A IE Intercâmbio, franqueada para Jordana Santiago, fechou parceria com todas as 113 universidades públicas e privadas de Portugal. Agora disponibiliza intercâmbio para mestrado, doutorado e pós-doutorado em diversas áreas naquele país.

Voo

Portugal decreta estado de calamidade e aperta restrições contra a codiv. Assim fica mais longe a reabertura da fronteira aérea. O Rock in Rio Lisboa será em junho.

Reitor

Meritória a articulação, inclusive jurídica e internacional, que pressionou o MEC a reconduzir Emmanoel Tourinho para mais quatro anos à frente da UFPA.

Alerta

De ontem até o dia 20, a maré alta pode inundar Belém. Nesse período, as marés irão de 3m a 3,5m. Se coincidirem com chuvas, pior.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias