Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
32°
cotação atual R$

Colunistas / Mauro Bonna

BONNA DESTACA

Preço de cerveja varia de acordo com os índices de desmatamento da Amazônia

Leia os destaques da coluna de Mauro Bonna desta terça (29)

terça-feira, 29/09/2020, 13:02 - Atualizado em 29/09/2020, 13:02 - Autor: Mauro Bonna


| Reprodução

O Livro do Círio – Oficial 2020, excepcionalmente com edição digital, estará disponível para seus patrocinadores presentearem a partir desta semana. Até o dia 10, em forma de e-book estará em todas as plataformas digitais de venda. É bilíngue e a tendência é ganhar o mundo

Manejo florestal por espécies

Estudos realizados por unidades de pesquisa da Embrapa, em diferentes regiões brasileiras, comprovam que o manejo florestal por espécie é uma inovação com potencial de agregar renda e sustentabilidade à região amazônica. Resultados positivos com espécies amazônicas de interesse comercial, como a maçaranduba, a cupiúba e o cumarú, entre outras, corroboram a pesquisa. Paralelamente, pavimentam o caminho para o fortalecimento da bioeconomia na Amazônia, área com enorme potencial de agregação de renda a produtores florestais pela capacidade de atrair indústrias de base biológica.

Recursos hídricos

Um dos maiores gargalos que a Semas herdou no atual governo foi a baixa análise e concessão de outorgas para utilização de recursos hídricos. Isso tem impacto, na agricultura, pecuária, indústria e serviços públicos. Há um ano, havia 1.712 processos protocolados, mas não concluídos na Secretaria Adjunta de Recursos Hídricos. Eram concluídos uma média de 63 processos/mês. Acontece que outro tanto desses entrava também todo mês. Apenas com alteração de fluxo de distribuição e validação, padronização de relatórios, arquivamento de processos de dispensa de outorgas subterrâneas e a implantação de um projeto piloto de incentivos não financeiros aos servidores, o governo conseguiu, em um ano, diminuir o estoque de processo em 51% e aumentar a média de análise para 161 processos/mês. Um aumento de 153% de produtividade. Agora, a Semas aumentou o número de servidores, que analisam outorga, de nove para 20 e para zerar o passivo até março do ano que vem.

Floresta

A Ambev lançou uma cerveja cujo preço flutua de acordo com os índices de desmatamento da Amazônia. Quando a área degradada aumenta, o preço da Colorado Amazônia sobe e vice-versa.

Pirarucu

Pioneira no Pará, a Feira de Pirarucu de Manejo, em Santarém, foi um sucesso. Nada menos do que uma tonelada do peixe foi vendida. Detalhe: a feira foi encerrada três horas antes porque não tinha mais pirarucu para vender.

Delivery

O Armazém 25 está se preparando para o Círio virtual, disponibilizando produtos para entregar em casa. Não vai faltar o tradicional Pato no Tucupi nas tranças folhadas, e os pães de pupunha e cacau paraense para marcar a data. Será lançado o Panettone da Fé com toques regionais e manteiga importada.

Tecnologia

A programação estará disponível até sexta, do workshop da UFPA “Conectividade 5G na Amazônia”. Inclui participação de instituições como Ericsson, Keysight, Telebrás, Hydro, Anatel, Centro Tecnológico do Exército, “Internet Society” e o Cetic.br discutindo a Sociedade da Informação no contexto da Amazônia.

Odonto

No dia 7 de outubro, no Privilège, inauguração da filial da empresa de implantes odontológicos Systhex. À frente estará o presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Pará, Paulo Almeida.

Vinhos

A expert Mayara Hamad está reunida com sua equipe definindo a seleção especial de vinhos da Grand Cru, para harmonização com as tradicionais iguarias do Círio.

Manjar

No sábado da Trasladação, o Manjar funcionará para almoço e jantar. No domingo, o restaurante estará com todos os protocolos de segurança redobrados para receber as famílias em mais um almoço especial de Círio.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS