plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
BONNA DESTACA

Preço de cerveja varia de acordo com os índices de desmatamento da Amazônia

Leia os destaques da coluna de Mauro Bonna desta terça (29)

Imagem ilustrativa da notícia Preço de cerveja varia de acordo com os índices de desmatamento da Amazônia camera Reprodução

O Livro do Círio – Oficial 2020, excepcionalmente com edição digital, estará disponível para seus patrocinadores presentearem a partir desta semana. Até o dia 10, em forma de e-book estará em todas as plataformas digitais de venda. É bilíngue e a tendência é ganhar o mundo

Manejo florestal por espécies

Estudos realizados por unidades de pesquisa da Embrapa, em diferentes regiões brasileiras, comprovam que o manejo florestal por espécie é uma inovação com potencial de agregar renda e sustentabilidade à região amazônica. Resultados positivos com espécies amazônicas de interesse comercial, como a maçaranduba, a cupiúba e o cumarú, entre outras, corroboram a pesquisa. Paralelamente, pavimentam o caminho para o fortalecimento da bioeconomia na Amazônia, área com enorme potencial de agregação de renda a produtores florestais pela capacidade de atrair indústrias de base biológica.

Recursos hídricos

Um dos maiores gargalos que a Semas herdou no atual governo foi a baixa análise e concessão de outorgas para utilização de recursos hídricos. Isso tem impacto, na agricultura, pecuária, indústria e serviços públicos. Há um ano, havia 1.712 processos protocolados, mas não concluídos na Secretaria Adjunta de Recursos Hídricos. Eram concluídos uma média de 63 processos/mês. Acontece que outro tanto desses entrava também todo mês. Apenas com alteração de fluxo de distribuição e validação, padronização de relatórios, arquivamento de processos de dispensa de outorgas subterrâneas e a implantação de um projeto piloto de incentivos não financeiros aos servidores, o governo conseguiu, em um ano, diminuir o estoque de processo em 51% e aumentar a média de análise para 161 processos/mês. Um aumento de 153% de produtividade. Agora, a Semas aumentou o número de servidores, que analisam outorga, de nove para 20 e para zerar o passivo até março do ano que vem.

Floresta

A Ambev lançou uma cerveja cujo preço flutua de acordo com os índices de desmatamento da Amazônia. Quando a área degradada aumenta, o preço da Colorado Amazônia sobe e vice-versa.

Pirarucu

Pioneira no Pará, a Feira de Pirarucu de Manejo, em Santarém, foi um sucesso. Nada menos do que uma tonelada do peixe foi vendida. Detalhe: a feira foi encerrada três horas antes porque não tinha mais pirarucu para vender.

Delivery

O Armazém 25 está se preparando para o Círio virtual, disponibilizando produtos para entregar em casa. Não vai faltar o tradicional Pato no Tucupi nas tranças folhadas, e os pães de pupunha e cacau paraense para marcar a data. Será lançado o Panettone da Fé com toques regionais e manteiga importada.

Tecnologia

A programação estará disponível até sexta, do workshop da UFPA “Conectividade 5G na Amazônia”. Inclui participação de instituições como Ericsson, Keysight, Telebrás, Hydro, Anatel, Centro Tecnológico do Exército, “Internet Society” e o Cetic.br discutindo a Sociedade da Informação no contexto da Amazônia.

Odonto

No dia 7 de outubro, no Privilège, inauguração da filial da empresa de implantes odontológicos Systhex. À frente estará o presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Pará, Paulo Almeida.

Vinhos

A expert Mayara Hamad está reunida com sua equipe definindo a seleção especial de vinhos da Grand Cru, para harmonização com as tradicionais iguarias do Círio.

Manjar

No sábado da Trasladação, o Manjar funcionará para almoço e jantar. No domingo, o restaurante estará com todos os protocolos de segurança redobrados para receber as famílias em mais um almoço especial de Círio.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias