Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$

Colunistas / Mauro Bonna

BONNA DESTACA

O avanço nas obras do Tucunduba e o reaproveitamento de madeira

Saiba as últimas novidades dos negócios no estado do Pará

terça-feira, 22/09/2020, 12:46 - Atualizado em 22/09/2020, 13:49 - Autor: Mauro Bonna


Mauro Bonna traz as notícias de negócios, política e economia
Mauro Bonna traz as notícias de negócios, política e economia | Reprodução

Simultaneamente, a Sedop avança em três frentes na Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, considerada uma das mais importantes obras realizadas por Helder na capital. No primeiro trecho, da Rua São Domingos à Rua Mundurucus, 40% do cronograma já foram concluídos. O segundo trecho, da Mundurucus à Rua 2 de Junho, está em fase final, com aproximadamente 75% da obra executados. Esse trecho poderá ser entregue até o fim deste ano. O terceiro, da 2 de Junho à Travessa Vileta, está em fase preliminar. Segundo Ruy Cabral, titular da Sedop, há 60 dias foi expedida a ordem de serviço nesse trecho, por isso, encontra-se em fase inicial, com trabalhos que envolvem a topografia, retirada de interferências de redes de alta tensão, redes auxiliares de drenagem, retificação do canal.

Aproveitamento da madeira

A cada tonelada de madeira explorada legalmente e manejada, pelo menos 2,14 toneladas de resíduos são deixadas para trás e não são reaproveitados. Essa informação instigou a pesquisa de mestrado do engenheiro florestal Michael Douglas Roque Lima, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Ufra. O estudo identificou que os galhos, raízes e restos de troncos não aproveitados após a colheita das árvores (selecionadas durante o manejo), poderiam não só ser utilizados para outros fins, como apresentam um precioso potencial energético - uma alternativa para atender às demandas de energia elétrica das indústrias e das residências da região amazônica.

O alemão Afonso Haus completará 100 anos de idade no dia 11 de outubro, dia do Círio. Irmão Marista de fé e ação é apaixonado e multiplicador das mangueiras de Belém. Quando atuava no Colégio Nazaré, promoveu diversas campanhas do Caroço, onde os alunos levavam caroços de manga, ele transformava em mudas e doava para a Prefeitura de Belém. Era sempre uma festa na Hora Cívica, inclusive com a presença de Camilo Vianna. Muito festejado por antigos alunos, o Ir. Afonso será homenageado em Recife onde mora atualmente, com a presença de Antônio Couceiro representando sua legião de amigos de Belém
O alemão Afonso Haus completará 100 anos de idade no dia 11 de outubro, dia do Círio. Irmão Marista de fé e ação é apaixonado e multiplicador das mangueiras de Belém. Quando atuava no Colégio Nazaré, promoveu diversas campanhas do Caroço, onde os alunos levavam caroços de manga, ele transformava em mudas e doava para a Prefeitura de Belém. Era sempre uma festa na Hora Cívica, inclusive com a presença de Camilo Vianna. Muito festejado por antigos alunos, o Ir. Afonso será homenageado em Recife onde mora atualmente, com a presença de Antônio Couceiro representando sua legião de amigos de Belém Divulgação
 

Abaetetuba

Agora no dia 30, dia em que faria aniversário Jerônimo Rodrigues, abaetetubense da gema, o Grupo Líder vai inaugurar o seu lojão em Abaetetuba. Um centro de compras completo. E a cidade prestou homenagem nomeando a rua do empreendimento de Jerônimo Rodrigues, “o líder do Líder”.

Beneficente

Uma nova equipe com serviços diferenciados chega à Beneficente. Multidisciplinar, composta inicialmente por 14 médicos especialistas em ortopedia e traumatologia. Vai desde o acolhimento da urgência e emergência com exames especializados, internação até à realização de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.

Dente

Paulo Almeida, presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Pará, será o único conferencista brasileiro no 2º Congresso Nacional e Internacional de Cirurgia Oral & Maxilofacial, organizado pela Universidad Nacional Autónoma de México, referência mundial na área (implantes zigomáticos). Por conta da pandemia, o evento será realizado de forma remota, de 14 a 16 de outubro.

Agricultura

Helder, via Sedap, entregou conjuntos de equipamentos de informática às prefeituras de Barcarena e Oeiras do Pará, totalizando agora 10 municípios. Os computadores ajudarão os agricultores na emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no acesso à rede da merenda escolar para comercialização de sua produção agrícola, entre outros serviços.

Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas vai tirar do papel a construção do campus da Uepa. O D.O.U. publicou o edital de licitação para a primeira parte do projeto, orçada em 18,3 milhões e custeada pela Vale.

Máscara

O periódico Frontiers in Medicine publicou artigo do professor Antônio Pereira, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica da UFPA, em parceria com cientistas e comunicadores de outros cinco países, sobre um módulo educativo para testar a efetividade de máscaras de tecido em diminuir a propagação da covid-19.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS