plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LEIA MAIS!

Florestas ameaçadas e fechamento de supermercado em destaque na coluna Mauro Bonna 

📷 Acompanhe na coluna mais dos negócios, política e economia |Re

Imagem ilustrativa da notícia Florestas ameaçadas e fechamento de supermercado em destaque na coluna Mauro Bonna  camera Acompanhe na coluna mais dos negócios, política e economia | Reprodução
Acompanhe na coluna mais dos negócios, política e economia
📷 Acompanhe na coluna mais dos negócios, política e economia |Reprodução

Um experimento artificial de duas décadas, que vem sendo realizado na Floresta Nacional de Caxiuanã, no nordeste do Pará, tem mostrado os profundos impactos do aumento da temperatura e da falta de chuvas sobre a floresta tropical. As primeiras conclusões, apresentadas pelo ecólogo Leandro Valle Ferreira, do Museu Goeldi, apontam que “a Amazônia se tornará mais seca e pobre em espécies, confirmando as previsões pessimistas dos cientistas”. O pesquisador, que coordena o projeto “Seca Floresta” (Esecaflor), explica que, ao ser submetida a um clima mais quente e seco, a comunidade de plantas e de indivíduos envolvida no experimento, incluindo entre eles árvores, arbustos, epífitas e palmeiras, ficou mais pobre em espécies, perdendo biomassa e as suas funções biológicas. A floresta se transformou em outro tipo de vegetação, dominada por cipós, a única forma de vida beneficiada com a redução da umidade do solo.

Supermercado

Carlos Limão fechou o Supermercado Amazônia, na Almirante Barroso, e saiu do ramo supermercadista.

Produzidos por alunos de escolas da rede estadual de ensino, 11 filmes concorrem ao troféu Amazônia Doc, na Mostra Primeiro Olhar, do 1º Curta Escolas, que integra a programação do 6º Amazonia Doc. São curtas metragens de até 15 minutos com temáticas variadas e que refletem os anseios e perspectivas dos jovens, oriundos principalmente de bairros periféricos da Grande Belém. Além de serem exibidos pela TV Cultura, também estarão disponíveis a partir das 18h desta sexta, no https://www.youtube.com/user/amazoniadoc, onde ocorrerá o voto popular. A mostra será replicada na página de Facebook do Amazônia Doc, onde o público pode deixar seus likes (votos). O filme que alcançar o maior número de likes, até o dia 21 de setembro, será nomeado “O Melhor Filme pelo Júri Popular” da Mostra Primeiro Olhar.

Portal

A Semob precisa acordar. As vans, que atormentam o trânsito na Cidade Velha, resolveram transformar em pista de corrida o Portal da Amazônia. Infelizmente o local precisa de lombadas, já que não ocorre fiscalização permanente.

Elias e Luma Rêgo com os 10 arquitetos da criativa e sofisticada Mostra Artefacto Belém 2020
📷 Elias e Luma Rêgo com os 10 arquitetos da criativa e sofisticada Mostra Artefacto Belém 2020 |Divulgação

Voo

A Azul volta a voar diariamente e direto entre Belém e Fortaleza. A partir de 5 de outubro. Decolará de Fortaleza às 9h35 e partirá de Belém às 18h.

Santuário

Os skatistas estão acabando com o piso de mármore em frente à Basílica. Se já não bastasse dentro da Praça Santuário. Guarda Municipal só aparece no dia do Círio.

Claro

Pelo Mês do Cliente, a Claro está com vários benefícios para seus assinantes. Além da promoção de prêmios, lives temáticas, a chegada da Conmenbol TV no lineup do pay-per-view da Claro e pasta especial no NOW com 50% de desconto.

Grau

A Faculdade Uninassau inicia, hoje, as cerimônias de Colação de Grau 2020.2, no auditório Ismael Nery, na Fundação Cultural do Pará. Os primeiros formandos serão os acadêmicos do curso de Direito.

Enactus

O ano de 2020 representa superação para os integrantes do Time Enactus da UFPA. Os estudantes, que desenvolvem projetos de impacto socioambiental em Belém, alcançaram o top 4 da Campeonato Mundial de empreendedorismo da Enactus e tornaram-se o primeiro time brasileiro a chegar na rodada final.

Odonto

A Unama oferece atendimentos gratuitos para a população em geral na Clínica-Escola de Odontologia, no campus Alcindo. O espaço conta com serviços de cirurgia oral, dentística restauradora, odontopediatria, prótese dentária, endodontia e periodontia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias