plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Ônibus elétricos e armas do FBI na PM do Pará são destaques da coluna Mauro Bonna

Já estão no Campus Guamá da UFPA os dois ônibus elétricos adquiridos com recursos aprovados pelo Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia/UFPA, em edital nacional da Aneel. O projeto “Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia” é uma p

Imagem ilustrativa da notícia Ônibus elétricos e armas do FBI na PM do Pará são
destaques da coluna Mauro Bonna camera Veja mais na coluna deste domingo (13) | Reprodução

Já estão no Campus Guamá da UFPA os dois ônibus elétricos adquiridos com recursos aprovados pelo Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia/UFPA, em edital nacional da Aneel. O projeto “Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia” é uma parceria da UFPA com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e as empresas Norte Energia, ABB (Asea Brown Boveri) e BYD (Build Your Dreams), esta última fabricante de veículos elétricos.

Corredor verde pioneiro

Os dois ônibus elétricos da UFPA serão abastecidos com energia fotovoltaica produzida na própria instituição. Um ônibus será usado em percursos internos da cidade universitária, outro em um percurso intermunicipal. Além de dois postos de abastecimento elétrico no Campus Guamá, a UFPA terá um posto no Campus de Castanhal, formando o primeiro corredor verde da região. Os ônibus elétricos e os postos instalados na UFPA são os primeiros da Amazônia e os estudos desenvolvidos na instituição poderão dar suporte a um novo modelo de negócios na área de transporte elétrico multimodal sustentável.

Arma

Helder publicou ata para adquirir, em 12 meses, novo armamento para a PM. Autorizou armamento padrão PF e FBI, a pistola austríaca Glock, a melhor do mundo. São 8.750 pistolas. Marco histórico na segurança do Pará.

Conectividade na Amazônia

No próximo dia 25, ocorrerá o workshop virtual “Conectividade 5G na Amazônia” (https://www.lasse.ufpa.br/co5gam). Evento gratuito que marcará a inauguração da rede PA5Ge da UFPA. O workshop enfatizará soluções à educação e ao meio ambiente no contexto das redes celulares de quinta geração (5G), discutindo o 5G em setores como a indústria de mineração e agronegócio na Amazônia.

Presencial no Cynthia Charone

O programa de envelhecimento ativo e saudável do Grupo Cynthia Charone, que esteve online e não parou durante o isolamento, vem sendo retomado aos poucos de forma presencial. As modalidades online ainda estão sendo mantidas, mas aos poucos, e com todas as medidas de segurança, os idosos que estão voltando são monitorados para minimizar qualquer risco. Nas demais unidades, o atendimento de consultas e exames nunca foi paralisado, pois o grupo é referência em urgência e emergência.

Inovação circulante

Em apoio ao governo de Helder, o Sebrae está percorrendo vários municípios paraenses levando atendimento a quem quer empreender ou já empreende. A Unidade Móvel da instituição já estacionou em várias localidades, com técnicos que prestam orientações sobre empreendedorismo, mercado, finanças, microcrédito e inovação.

Desenvolvimento sustentável

A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramine, cumpre programação de visita ao sul do Pará, para conhecer melhor a região, considerando que ela vai integrar o Conselho Consultivo criado pelos três maiores bancos privados do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. O objetivo do conselho é colaborar na elaboração de um plano para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ela foi recebida pelos representantes da agricultura familiar ligados à Fetraf, conheceu os projetos de pecuária intensiva com confinamento e de integração lavoura/pecuária no estado, assim como a cultura do abacaxi em Floresta do Araguaia, município maior produtor da fruta no mundo.

Círio

Confirmado o sobrevoo da Santinha, no domingo do Círio, por toda a cidade
📷 Confirmado o sobrevoo da Santinha, no domingo do Círio, por toda a cidade |Divulgação

Missa

No domingo do Círio, a Basílica só abrirá para a missa das 18h, com os protocolos de segurança sanitária.

Avenida

Mesmo sem romaria, o jantar da Trasladação e o tradicional almoço do Círio ocorrerão em alto estilo no restaurante Avenida. Reservas abertas.

Mateus

Negócio fechado: a família Gomes alugou por 20 anos, para o Grupo Mateus, os antigos galpões da Cata, na Bernardo Sayão. No local será instalado um imenso Mix Mateus.

Logística

O empresário Délio Mutran retomou o projeto de um centro logístico na BR-316, no antigo ponto da sede do Círculo Militar.

Carne

Os maiores frigoríficos do estado estão com menos de 50% da capacidade de abate. Falta boi. Indícios de aumento no preço da carne.

Câncer

Manuel Maia é o novo coordenador do serviço de oncologia clínica do hospital Porto Dias, referência na cidade.

Portugal

Na Infraero, em Belém, a TAP solicitou e foi atendida a voar para Lisboa a partir de 26 de outubro, às terças, quintas, sextas, sábados e domingos, pousando às 22h e decolando às 23h. Foram liberados 48 pousos e 48 decolagens até o final do ano. É possível que esta semana a Europa abra as fronteiras.

Armazém25

O Café Armazém25 & Padoca, na Wandenkolk com Diogo Moia, abrirá no dia 6 de outubro.

Turismo

Sebrae e Setur iniciaram um trabalho de preparação de empreendimentos turísticos da Ilha do Combu. O principal objetivo é gerar negócios e ampliar o faturamento, impactado pela pandemia.

Argumento

Amanhã, no Argumento: empresário Carlos Xerfan; fisioterapeuta especializada em Saúde do Sono, Renata Rachid, e o secretário de Agricultura, Hugo Suenaga. Às 22h, na RBA.

Pedral

Enquanto o derrocamento do Pedral do Lourenço não sai, foi realizada a concorrência para o derrocamento do Maciço da Baía de Paranaguá. Serão retirados 23 mil metros cúbicos de rochas, aumentando a profundidade do acesso ao porto de Paranaguá.

Havana

Café Havana será inaugurado na próxima quinta, no mix do Pátio Belém.

Sorte

Inauguração do Golden Plaza, no Pátio Belém, no início de novembro. O atendimento publicitário será da Gamma Comunicação.

Queens

A Modo Engenharia lança na Jerônimo Pimentel próximo à Praça Brasil, o Queens Residence. Duas plantas: serão quatro apartamentos por andar de 112 metros quadrados. Ou dois por andar com 227 metros quadrados. Área completa de lazer e energia solar na área condominial.

Psi

A Clínica de Psicologia da Unama montou grupos terapêuticos para ajudar a minimizar os impactos na vida dos que adoeceram e/ou perderam entes queridos para a covid. Ao todo, são seis grupos, dois por turno, com até 10 pessoas por reunião. Esta iniciativa é pioneira entre as universidades na região Norte. O atendimento é gratuito.

Saudável

Empório Saudável, loja especializada na linha de produtos naturais, negócio de Sérgio e Tathiana Dias, abrirá uma Mega Store de 300 metros quadrados com marcas exclusivas e um café para lá de especial, na Apinagés próximo à Praça Batista Campos. Projeto de Perlla et Jr.

Roxy

O delivery no Roxy já está com 70% das vendas por meio do aplicativo próprio do restaurante.

Na Cuia

O Amazônia na Cuia, na Antônio Barreto, negócio de Rafael Barros, está concluindo a sua reforma. Enquanto isso, a loja na Domingos Marreiros continua bombando.

Peixe

Hoje o Pará é o 12º estado na produção de peixe de cultivo, com 13 mil toneladas por ano. O plano é crescer 256% em cinco anos e passar a ser o sexto maior produtor.

Lançamento

Para o lançamento do Torre Evidence, que surgirá na Alcindo com Mundurucus, onde foi a sede do SBT, a Leal Moreira promoverá uma criativa sessão de cinema drive-in, no estacionamento da Basílica, com capacidade segura para 100 carros. Programação familiar com convite.

Leite

No Torneio Leiteiro da Associação Paraense dos Criadores de Búfalos, a Fazenda São Victor, em Salvaterra, de Marcus Pinheiro, além de campeã em queijo, venceu também o campeonato de lactação.

Gastronomia

O chef Américo Barata negocia o uso de um casarão no Boulevard Castilhos França, entre a Caboca e o Point do Açaí. A área é o futuro Boulevard da Gastronomia.

Academia

Começou a demolição da antiga Higson, na Municipalidade, para o surgimento de uma moderna unidade da Blufit.

Doca

Rede Petz e Jurunense disputam o aluguel do ponto do Doca Drive- in, estrategicamente localizado na Doca, ao lado da Famaz, com frente também para a Quintino. São 5.200 metros quadrados.

Kia

O empresário Berna Rezende fechou a concessionária Kia, na Senador. A marca ficou sem representante local.

Consórcio

Auto Consórcio, uma das maiores do Norte na venda de consórcio de veículos e seminovos, ficou com toda a estrutura da antiga concessionária Kia, na Senador. São 2.200 metros quadrados.

Engenheiro

O Clube de Engenharia, em parceria com a gestora G91 Manager, lança em sua sede na avenida Nazaré, o primeiro coworking do Norte totalmente voltado ao universo da construção civil. Um ambiente arrojado e propício para a inovação e negócios do setor. Projeto de Camila Luz.

Beleza

O Senac retoma de forma híbrida o atendimento e as aulas em todas as suas unidades no Pará. Aliás, foi lançado o projeto Live Aula Aberta Senac, que tem oferecido conteúdos gratuitos no Instagram. Nesta terça, a Aula Aberta será sobre Beleza, ensinando a fazer penteados e tranças ao vivo.

Chocolate

A Sedap apoia a verticalização do cacau na região de Medicilândia. Uma indústria de nibs de cacau está se instalando. E se intensificam as conversas com as grandes indústrias chocolateiras. O plano prevê o aumento de 40% na área plantada.

Aluno

Relatório Education at Glance mostra que o Brasil tem mais alunos por sala no ensino fundamental 1 e 2 do que a média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Çairé

Procissão fluvial e carreata, depois de missa na Igreja de N. S. da Saúde, em Alter do Chão, deram início ao Çairé 2020.

Cosmético

Vinte indígenas estão fazendo curso para produção de sabonetes, shampoos, extratos, óleos de massagem medicinal, desodorante, tônico facial e condicionador. A iniciativa é da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós e a matéria-prima é oriunda de áreas de conservação ambiental.

GM

Eldorado Chevrolet será a maior concessionária da marca no Norte e Nordeste. Uma imensa estrutura de 11 mil metros quadrados com frentes para Generalíssimo, Conselheiro e Mundurucus. O empresário Zé Neto prepara tudo para inaugurar em novembro.

EM ALTA

Voo

Amanhã ou terça, os EUA devem liberar a entrada de brasileiros.

Mesa

A inovadora loja Mesa Posta, na Tupinambás, com venda e aluguel, abrirá no dia 1º de outubro.

Bosque

Já em obras, a Casas Bahia abrirá em novembro no mix do Bosque Grão-Pará.

EM BAIXA

Fogo

Segundo o empresário Carlos Xerfan, em caso de incêndio os Bombeiros não conseguem entrar na João Alfredo, tomada de barracas de camelôs.

Energia

Instalaram cabo de alta tensão na esquina da Nazaré com Generalíssimo, a menos de três metros das sacadas.

Toc-toc

Dizem que com a diminuição do auxílio emergencial reaparecerá caranguejo nos mercados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias