plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NEGÓCIOS

Chegada das Casas Bahia em Belém e novo flutuante na Estação das Docas estão na coluna Mauro Bonna 

Casas Bahia encontra dificuldades em conseguir espaço nos shoppings. Por enquanto, está confirmada para abrir em outubro, no Bosque Grão-Pará e Metrópole.EstaçãoAntônio Sobrinho, presidente da OS Pará 2.000, encomendou o projeto de um novo flutuante para

Imagem ilustrativa da notícia Chegada das Casas Bahia em Belém e novo flutuante na Estação das Docas estão na coluna Mauro Bonna  camera Veja os destaques da coluna deste domingo | Reprodução

Casas Bahia encontra dificuldades em conseguir espaço nos shoppings. Por enquanto, está confirmada para abrir em outubro, no Bosque Grão-Pará e Metrópole.

Estação

Antônio Sobrinho, presidente da OS Pará 2.000, encomendou o projeto de um novo flutuante para instalar na Estação. Ficarão dois, o atual, operado pela Valeverde, e o novo exclusivamente para receber lanchas e jet skis.

Avessos à tecnologia

Dúvidas se as eleições vão ocorrer nesta quarta. Na quinta passada, o juiz Diego Câmara, 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, concedeu pedido de tutela de urgência ao Sindicato dos Engenheiros de SP, suspendendo as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, em todo o Brasil, por risco à saúde dos profissionais, já que a votação seria presencial. O mérito ainda vai ser julgado. Mas, em muitos estados, a justiça ou as comissões eleitorais regionais já decretaram o adiamento do voto por conta da pandemia, pois embora o Confea seja o conselho da tecnologia, não aderiu ao voto eletrônico e online.

Investimentos em Educação e Saúde

Os dados do Balanço Geral do Estado de 2019 mostram que o governo aplicou 4,345 bilhões de reais em Educação, o que corresponde a 25,30% do total das receitas líquidas de impostos. Na Saúde, a Constituição Federal determina que os estados apliquem o mínimo de 12% das receitas de impostos estaduais e transferências da União. No ano passado, o Governo do Pará destinou 2,396 bilhões de reais, ou seja, 13,96% da receita líquida de impostos.

Tecnologias sustentáveis

O Programa Embrapa de Tecnologias Sustentáveis vai atuar na formação de agentes multiplicadores em São Félix do Xingu, Tucumã, Canaã e Parauapebas. Para isso, Helder assinou acordo com a Embrapa. A formação será em seis módulos durante um ano. A parceria também prevê disponibilizar o aplicativo Agrotag, desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente, que permite a coleta de dados e informações nas propriedades rurais.

Exposição digital Kayapó

“A câmera é nossa arma”, frase de Kiabieti, pioneiro cineasta Kayapó que participou da filmagem da Constituinte de 1988, deu nome à exposição digital sobre os indígenas de etnia Mebêngôkre (Kayapó), lançada pelo “Goeldi”, Museu Americano de História Natural e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia de Museus da Universidade de Columbia, ambos de NY.

Clínica

Os Steffens fecharam o Hotel Manacá, na Quintino, em frente à Fiepa. No local surgirá uma clínica médica popular.

Criança

Já em pleno funcionamento o Hospital Pediátrico Porto Dias, com internação e UTI. Também, uma completa maternidade.

Virtual

Fafá já anunciou que sua Varanda de Nazaré será virtual. É o 10º ano desse espaço, que terá dez embaixadores, entre eles Leandro Karnal e Dira Paes. Já começou a movimentar o seu instagram @varandasdenazare.

Aluguel

O home office começou a afetar os aluguéis corporativos em Belém: a Hidrovias do Brasil deixou o Evolution. Petrobrás e BR Distribuidora deixaram a Torre Infinito.

Cartório

Tudo para aumentar o faturamento, agora até atestado de óbito precisa ser atualizado para compor qualquer registro.

Escova

Tônia e Felipe Mendes inauguram neste mês, uma franquia da Fast Escova, especializada em escovas, tranças, tratamentos capilares e maquiagem. Na Antônio Barreto, no Umarizal.

Pão

Samuel Carvalho bateu o martelo: inaugura no dia 4 de agosto, o Armazém 25 Café & Padoca, na Wandenkolk com Diogo Moia.

Hotel

Os hotéis Ibis Nazaré e Ibis Trindade estão fechados para reforma completa. Reabrirão no dia 1º de setembro.

AP

Como tem feito há 10 eleições da AP, o Argumento de amanhã, gravado remotamente, entrevista os dois candidatos à presidência do clube, os advogados Paulo Storino (situação) e Wilson Figueiredo Jr. (oposição). Às 22h, na RBA.

Yamada

Vem aí mais uma Yamada expresso, na Avenida Nazaré, ponto onde funcionou a loja Fabiano de Cristo. Imóvel próprio.

Contas

Em 2019, a AP arrecadou um montante de 59,9 milhões entre mensalidades, restaurantes e eventos. Média mensal de 4,9 milhões. A receita dos restaurantes foi de 16,4 milhões com o custo de 10,8 milhões e lucro de 5,5 milhões.

Voto

Hoje, termina o prazo para cadastro de quem quiser votar virtualmente na eleição do próximo dia 22, na AP.

Saulo

A Casa do Saulo, no complexo das Onze Janelas, reabrirá no dia 21, inclusive com adega nova.

Covid

Odilon Teixeira mandou fazer teste rápido de covid, em todos os servidores do TCE.

ADM

O CRA-PA recebeu o primeiro pedido de registro de doutor em Administração. É da professora doutora Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Unama.

Fono

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia convidou o professor Fabricio Nascimento, diretor-geral da Finama e com 20 anos de atuação profissional, para palestrar no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, em outubro, online, para falar de Empreendedorismo e Inovação em Fonoaudiologia.

Tecnologia

A Beneficente Portuguesa anuncia a introdução de tecnologia de última geração: tomógrafo Multislice Revolution e hemodinâmica do sistema Inova IGS 5.

Peças

Ha´ 25 anos no mercado, a Casseb Autopec¸as inaugurou a segunda loja em Bele´m, na Mundurucus. É a primeira do ramo com conceito de autoatendimento. Também espac¸o exclusivo para mecânicos.

Voo

A Azul promoveu muitas demissões em Belém, inclusive do gerente da Base.

Eventos

Com a pandemia, estão ocorrendo muitos casamentos civis e privê só com a participação de familiares próximos. Festa bem lá para frente, garante a expert Fátima Petrola.

Ponto

O imóvel onde funcionou a loja Doçuras, na Jerônimo Pimentel, próximo à Doca, já está disponível para aluguel na Dr.Imóveis.

Nutron

A Cargill Nutrição Animal adere ao sistema de franquias, para expandir o alcance de sua marca Nutron entre pecuaristas.

Produtividade

Além de ser o maior produtor de cacau do país, com 130 mil toneladas de amêndoas em 2019, o Pará alcançou o maior índice de produtividade do mercado.

Cacau

Segundo o IBGE, em 2020 o Pará deve alcançar 142 mil toneladas de cacau, com destaque para os municípios de Medicilândia e Tucumã. Hoje são 26 mil fazendas de cacau no estado, 30% a mais do que há cinco anos.

Chocolate

Hoje, o Pará exporta cerca de 450 toneladas de amêndoas do chamado cacau fino de aroma, próprio para produção de chocolate gourmet. O Japão é o maior comprador.

Castanha

A pandemia afetou com força as cooperativas extrativistas de castanha-do-pará na Amazônia.

Palma

A Agropalma desenvolve o projeto Aliança para reciclagem de resíduos em sua plantação de palma, no município de Tailândia.

Livro

Obras escolhidas do escritor Vicente Cecim que estão sendo editadas pelo Fórum Landi e Memorial do Livro, com recurso de emenda parlamentar, estarão prontas até o fim do mês. Não se sabe como será o lançamento.

Sol

A Eternit lança telhas fotovoltaicas para captação de energia solar, em uma arrojada modernização de seu parque fabril de telhas de fibrocimento.

Mourão

O vice-presidente Hamilton Mourão gostou do Famiglia Sicilia. Toda vez que vem a Belém, faz questão de marcar presença no restaurante.

Independência

Nem aí, Bolsonaro mandou preparar com todo garbo e emoção a parada militar de 7 de Setembro, em Brasília. Com público e tudo.

Cairu

Ficou para agosto, a reabertura da loja pioneira da sorveteria Cairu, na Governador com 14 de Março, totalmente repaginada.

Circo

Ursula Vidal, em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado, entregou dezenas de cestas básicas a comunidades circenses de vários municípios. Outras nove comunidades que fazem parte da Associação do Circo do Pará também serão beneficiadas.

Aquário

Resultado do TCC de Museologia da UFPA, Débora Cristiane Blois Nascimento lançou a versão virtual do Aquário do Museu Goeldi. A apresentação, na web, está ocorrendo em etapas. Acesso no portal do museu.

Dor

O ortopedista paraense Jean Klay Machado será debatedor do webinar CEC Comitê de Dor, no dia 28, às 19h30. Em debate: como otimizar o manejo da dor pós-operatória para melhorar o resultado cirúrgico. Promoção da Sbot.

Móveis

Nesta segunda, o grupo Unicasa, que produz os móveis planejados Dell Anno, voltará a operar com 85% de sua capacidade.

Despejo

A rede Ricardo Eletro tem 74 lojas, no país, com pedido de despejo. A loja Belém - Pedro Miranda fechou há duas semanas.

Aérea

A Latam Brasil deve terminar a sua recuperação judicial menor do que a Azul, segundo analistas. Antes da pandemia, ela disputava a liderança do setor aéreo com a GOL. Que, aliás, deve se consolidar como a maior companhia aérea do país.

Festa

A família Steffens adquiriu o imóvel que fica ao lado do seu salão de eventos FRA, na Jerônimo Pimentel. Serão mais vagas de garagem, ampliação do salão em mais 200 convidados, sendo um dos maiores espaços da cidade depois da reforma. Projeto Perlla et Jr.

Parque

Embora convidado, Nelson Chaves declinou de compor o júri dos projetos para o Parque da Cidade. Por ter sido o autor da proposta, foi muito consultado por amigos que disputam o certame.

EM ALTA

Sal

Este final de semana registra excelente ocupação na hotelaria, no Sal.

Conveniência

Os Aguilera inauguram nesta semana mais uma Tudo, na Mundurucus com Alcindo.

Pátio

A loja da Torra abrirá agora no dia 30, no 1º piso do Pátio Belém.

EM BAIXA

Compras

Mesmo com volta das praças de alimentação, o movimento nos shoppings ainda é 50% do mesmo mês no ano passado.

Livro

O setor editorial no Brasil, encolheu 20% nos últimos 14 anos.

Medo

No Sal, ninguém fala em pandemia. Festa solta e generosa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias