plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Lançamento EnemPará e estadualização dos portos estão na coluna Mauro Bonna

Helder realizará, amanhã, às 17h, a live de lançamento do EnemPará, uma plataforma digital contendo vídeoaulas e material didático complementar. O objetivo, neste tempo de escolas fechadas, é propiciar uma alternativa pedagógica eficiente que prepare estu

Imagem ilustrativa da notícia Lançamento EnemPará e estadualização dos portos estão na coluna Mauro Bonna camera Saiba antes o que é notícia no Pará na coluna Mauro Bonna | Reprodução

Helder realizará, amanhã, às 17h, a live de lançamento do EnemPará, uma plataforma digital contendo vídeoaulas e material didático complementar. O objetivo, neste tempo de escolas fechadas, é propiciar uma alternativa pedagógica eficiente que prepare estudantes da rede pública para o Enem.

Estadualização dos portos do Pará

O poderoso segmento aquaviário unido faz pressão para conseguir a estadualização da CDP. Atualmente, somente as docas do Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Rio e São Paulo são federais. Mas na Amazônia, apenas o Pará é federal. Rondônia e Amazonas (Maranhão, também) foram estadualizados e Amapá, concedido ao município de Santana.

Mesa Posta com inovação

Em projeto de Perlla et Jr., abrirá em setembro, na Tupinambás, entre Tamoios e Conselheiro, a loja Mesa Posta, com tudo para evento, aluguel ou venda: mais de 50 tipos de pratos diferentes, talheres inox, souolats, recheuads de prata, inoxidável, panelas de ferro, tábuas de frios, tudo para mesa com temas, cores, toalhas, guardanapos, jogos americanos, centros de mesas, cadeiras, lustres e uma chef internacional, que atenderá um cardápio para pequenos eventos.

Buffet delivery para festas

Novidade: Buffet I Food Delivery com cardápio assinado por Armazém, by Alberto Serrruya. Opções pacotes delivery com informações para o cliente mesmo montar (vai um layout ou um vídeo explicativo ou até um 3D ou, também, poderá ser montado no local observando os protocolos necessários).

Gás

Belém corre o risco de ficar sem onde armazenar gás de cozinha dentro de dois anos. A situação da tancagem em Miramar é bastante precária, não acompanhou o aumento da demanda e necessita de investimentos urgentes.

Miami

A Latam cancelou todos os voos Belém-Miami neste ano. No planejamento, recomeçará no dia 2 de janeiro de 2021.

Voo

A Infraero já instalou anteparos de acrílico nos guichês de check in de Val-de-Cans. Nesta semana, serão 22 voos diariamente. Antes da pandemia eram 60.

AP

A Justiça decidiu que a eleição na AP será no dia 13 de agosto, de forma híbrida (virtual e presencial). O mandato da atual diretoria encerrará nesta terça. Uma junta deverá ficar gerindo o clube a até a decisão eleitoral.

Ponto

Carlos e Ana Paula Teixeira colocaram à venda o estratégico ponto da Benjamin, onde funcionou o restaurante Olho de Boto. Enquanto isso, a Garrafeira está com promoção de vinhos para o verão.

Adega

A Adega das Onze reabrirá nesta quarta, com reservas. O restaurante vai lançar serviço de delivery com aplicativo próprio.

Casório

Gretchen contratou Fátima Petrola para produzir a festa do seu casamento com Édras, em setembro, no salão FRA. Se o corona deixar, claro.

Engenharia

Será no dia 8 de julho, a posse do novo comando do tradicional Clube de Engenharia do Pará, com André Tavares, na presidência, e Paulo Roseira, na vice.

Eleição

Amanhã e terça, virtualmente, a eleição-consulta para reitor da UFPA. Emmanuel Tourinho, doutor em Psicologia, candidato à reeleição, e Marcelo Rassy, doutor em Engenharia, pela oposição. Estão aptos a votar, 35 mil discentes, 2,8 mil docentes e 2,8 mil técnicos.

Enquete

Hoje, no Twitter deste espaço, a terceira e última enquete sobre a corrida eleitoral na UFPA. Nas duas primeiras, Tourinho venceu com larga margem.

Argumento

Amanhã, no Argumento remotamente gravado: Giselle Arouck, professora de Gastronomia na Unama; Marcel Botelho, reitor da Ufra, e Mariella Braga, psicóloga comportamental. Às 22h, na RBA.

Gastronomia

O chef Américo Barata alugou espaço na Cidade Velha, para voltar com sua cozinha fusion a Belém. O Virianduba, no Sal, tem sido um sucesso.

Solidário

O Pátio Belém arrecadou cerca de 30 toneladas de alimentos durante a Live Solidária, comandada por Marco Luque. Todas as doações serão destinadas ao Programa Mesa Brasil Sesc.

Enxoval

Elias e Luma Rego abrirão em agosto, a Petit, na Benjamin, ao lado da Tucuruvi. Loja de enxoval de alto padrão do bebê ao adulto, incluindo cama, mesa, banho, roupas e mobiliário infantil.

Tecnologia

A Smart Tech está prestes a abrir na Rui Barbosa, ao lado do SRB to go. Loja de refrigeração, rede/lógica, câmera de segurança, sonorização e home theather, automação residencial, sistema de babá eletrônica, portaria eletrônica, churrasqueira gourmet e eletrodomésticos com alta tecnologia. Negócio de Elias e Luma Rego.

Tinta

O Grupo Esc, de Elias e Luma Rego, lança a Relevo Tintas, na esquina da Benjamin com Gentil. Bandeira das tintas Sherwin-Williams.

Castanhal

Casa Esc Castanhal. Uma galeria comercial com todas as marcas do Grupo Esc. Na BR-316, ao lado do BB. Reunirá Artefacto, Florense, Uniflex, Relevo, Revolution, Smart Tech, Petit, Relevo Tintas e Revolution Ligth.

Ópera

A abertura do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz ocorrerá nesta terça, com um concerto estrelado pelo tenor paraense Atalla Ayan. O espetáculo será transmitido ao vivo pela TV Cultura.

Marajó

Empolgado com a procura, Tony Santiago decidiu reabrir a Pousada dos Guarás, em Salvaterra, no dia 9 de julho, com 50% da capacidade de leitos.

Frigorífico

Sob controle. Ao contrário de outras regiões, os frigoríficos do Pará, até o momento, registraram poucos casos suspeitos de covid.

Boi

A exportação de boi vivo, no Pará, caiu mais de 50 %, enquanto os abates diminuíram 26% no 1º quadrimestre.

Especialização

Na sexta, a Finama inicíará cinco turmas de Especialização: Biomedicina Estética, Farmácia Estética, Enfermagem Estética, Fisioterapia Dermatofuncional e Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto. Aulas híbridas, teoria remota e prática presencial.

Beto

O restaurante Beto Salomão vai abrir nesta quarta, em seu novo endereço, na Benjamin, com almoço à la carte. Em agosto, estreia no jantar.

Trânsito

A partir de amanhã, quem não recebeu o CRLV (documento de licenciamento anual de veículo), em papel moeda, já poderá utilizar a plataforma eletrônica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, juntamente com a Carteira de Habilitação.

Fruta

A pandemia afetou também a fruticultura paraense com uma diminuição de aproximadamente 20% no volume de negócios da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta).

Pequenos

Os mais afetados na fruticultura paraense foram os pequenos produtores, devido ao isolamento no início, e depois pelo adoecimento, prejudicando a colheita e o escoamento da produção.

Quarentena

Com o fechamento de restaurantes e lanchonetes, os produtores de frutas e verduras amargam uma diminuição de 80% nesse segmento.

Agro

É preciso um programa de valorização dos produtos regionais e incentivos fiscais, para garantir a sobrevivência dos produtores paraenses.

Alto nível

Vem aí um condomínio residencial com apenas 22 lotes, com marina, em frente à Praça do Arsenal, ao lado do Hotel Quinta de Pedras. Área de 22 mil metros quadrados dentro da cidade.

Bebê

No imóvel onde funcionou a Zeppelin, na Senador, abrirá em agosto, uma enorme loja com mix completo de artigos para bebê, “Quase tudo do Bebê”. Negócio de Sheila Dias e projeto de Perlla et Jr.

Imóvel

O segmento imobiliário está articulando apoio conjunto a um candidato do setor à Câmara de Belém, comprometido em atualizar a Lei de Diretrizes Urbanas da cidade. A última revisão ocorreu em 2008.

A distância

Agora em julho, 65% do corpo docente da Ufra estarão capacitados para o ensino a distância (EaD). Pós-pandemia, a universidade vai adotar o sistema de ensino híbrido: virtual e presencial.

Internet

O grande problema do ensino remoto nas universidades públicas é a acessibilidade na ponta: equipamento e internet para o aluno. Na Ufra, 88% do alunado são de famílias de baixa renda. Na UFPA, chega a 85%.

Regional

As inscrições estão abertas, até o dia 15 de julho, para participar do Concurso de Pratos Regionais da Unama, que vai selecionar as 20 melhores receitas. A premiação é um curso gratuito de imersão em cozinha brasileira, com 30h. Detalhes: @gastronomiaunamaoficial.

Restauro

O Iphan não libera recursos e nem deixa mexer na Capela Pombo, Complexo dos Mercedários e casario da Ladeira do Castelo. Todos imóveis da UFPA.

Voo

Ficou para dezembro, a inauguração do novo aeródromo do Sal.

Vale

A covid tem perturbado os planos da Vale. Em Parauapebas, a contaminação continua em ritmo acelerado. Marabá segue padrão semelhante. A pandemia mexeu com as metas da mineradora.

Mídia

Agora toda a criação e coordenação das redes sociais e da assessoria de comunicação do Hospital Guadalupe está nas mãos da CA Comunicação.

Cozinha

São 120 alunos em três turmas à noite no Curso Técnico em Cozinha, dentro do Projeto Gastronomia Criativa, na Escola de Pesca, em Outeiro.

Saberes

A UFPA receberá, até amanhã, submissão de projetos ao Programa Navega Saberes Infocentro 2020. São oferecidas 100 bolsas para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica pelo período de 12 meses, com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021.

Remédio

Executivos da rede americana CVS de farmácias estão em Belém, para reunião com empresários, investidores e Moacyr Braga. Os paraenses irão comprar os pontos e construir para alugar à CVS.

EM ALTA

Sicilia

O Famiglia Sicilia reabrirá na quinta, com nova refrigeração, novo cardápio e, exclusivamente, com reserva.

Itália

Moacyr Braga abrirá agora em julho, no antigo ponto do Tutto, na Rui Barbosa, a Cantina Gimmone.

Mickey

A tradicional excursão de férias da Startour, nos EUA, desta vez decolará apenas no dia 2 de janeiro de 2021.

EM BAIXA

Ensino

Somente em maio, a inadimplência no ensino superior aumentou 14%.

Logística

A logística no estado é um limitador para o crescimento da fruticultura no Pará.

Basílica

O tempo passa, dinheiro em caixa, e o Iphan ainda não liberou o projeto de revitalização da Basílica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias