plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Pesquisas da Ufra sobre a pandemia e crise no setor de restaurante; leia a coluna Mauro Bonna!

Diferentes grupos de pesquisadores da Ufra (campi Belém, Paragominas e Parauapebas) uniram esforços para desenvolver um estudo multiprofissional para auxiliar, o poder público, no gerenciamento da crise provocada pelo novo coronavírus. Além de criar cenár

Imagem ilustrativa da notícia Pesquisas da Ufra sobre a pandemia e crise no setor de restaurante; leia a coluna Mauro Bonna! camera Reprodução

Diferentes grupos de pesquisadores da Ufra (campi Belém, Paragominas e Parauapebas) uniram esforços para desenvolver um estudo multiprofissional para auxiliar, o poder público, no gerenciamento da crise provocada pelo novo coronavírus. Além de criar cenários de previsão de casos confirmados e de óbitos por covid no Pará, a pesquisa também prevê a demanda hospitalar no estado, com uso de inteligência artificial e modelagem matemática.

Novo normal dos restaurantes

O legado da pandemia vai mexer diretamente com a operação de restaurantes e similares, o self service morreu, buffet e comida a quilo só com vidro separando o cliente do alimento e servido por um atendente. Esterilização de pratos, copos e talheres, garçons paramentados e pia com água e sabão logo na entrada. Distanciamento, singularidade – nada de prato para dois e muito menos mesas compartilhadas. Onde já reabriu mostrou um cliente pós-corona muito mais exigente.

Reinvenção dos restaurantes

Nas contas da Abrasel, até 40% dos negócios de restaurantes em todo o país podem fechar as portas e 2,4 milhões de profissionais da Gastronomia podem perder o emprego. Porém, é uma oportunidade única de mudança e inovação. Vai ser a hora de usar a criatividade e transformar o jambu em caviar. Muita gente começou a cozinhar agora, durante a pandemia, e descobriu a importância do alimento para a saúde. Vão pensar melhor sobre seus hábitos de consumo. Chegou a hora dos restaurantes serem tecnológicos e mais locais – ingredientes frescos e da estação.

Traviata

Já treinando a sua imensa clientela, o tradicional La Traviata oferece porções do seu famoso antepasto, via delivery. Isso porque, quando o restaurante reabrir, o antepasto será vendido em porções à la carte. Acabou o self service.

Farinha

O Procon acabou com a famosa porcaria de todo mundo colocar a mão para ver qual a farinha de mandioca mais crocante. Nos supermercados, só embaladas. O problema vai ser nas feiras-livres.

Peixe

O restaurante delivery Dom Filhote, do hotel Paraíso, de Mosqueiro, está funcionando em Belém sob a supervisão da chef Paula Fernandes, com o melhor dos peixes regionais assados na brasa e tempero bem paraense.

Parque

A empresária Altamira Lourenço e a chef Nathalie Furtado fecham os detalhes para a inauguração do Aviú Parque da Residência, assim que tudo voltar ao normal. A chef já definiu a linha gastronômica da nova casa.

Pesquisas da Ufra sobre a pandemia e crise no setor de restaurante; leia a coluna Mauro Bonna!
📷 |Reprodução

Gastronomia

Com cinco anos de fundado, o Curso de Gastronomia da Unama é um sucesso. Já colocou 900 profissionais no mercado.

Circular

Hoje, às 17h, será realizada uma Live com Cyro Lins, técnico do Iphan no Pará, e Maria Dorotéa de Lima, do Fórum Circular – Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade. Assunto: “Ações de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial no Pará”. No Instagram @circularcampina cidadevelha.

Amostraí

Neste sábado, às 17h, o Casarão do Boneco retoma suas atividades com o Amostraí, em formato virtual. Serão três contações de histórias. Ao vivo

Suspensão

O Ministério da Economia autorizou a Caixa a suspender pagamentos de contratos do programa “Saneamento para todos”, celebrados com empresas públicas, mistas ou privadas. A suspensão vale até outubro deste ano, e tem de ser solicitada pelo mutuário.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias