plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
COLUNA DE DOMINGO

O fechamento do Hotel Regente e a nova data da Feira do Livro são assuntos de Mauro Bonna

Superoferta de leitos hospitalaresEnfrentando agora sufoco por leitos, dentro em breve Belém terá uma superoferta. Vem aí, o hospital São João de Deus, da Beneficente, o Porto Quality, na Governador, o novo Hospital do Coração, na Dom Pedro, o novo hos

Imagem ilustrativa da notícia O fechamento do Hotel Regente e a nova data da Feira do Livro são
assuntos de Mauro Bonna camera Reprodução / Facebook

Superoferta de leitos hospitalares

Enfrentando agora sufoco por leitos, dentro em breve Belém terá uma superoferta. Vem aí, o hospital São João de Deus, da Beneficente, o Porto Quality, na Governador, o novo Hospital do Coração, na Dom Pedro, o novo hospital da Unimed, na Castelo, o Hospital da Mulher, na Gentil, e o Cidade Oncológica, na Nove de Janeiro. Vai triplicar o número de leitos hospitalares na cidade.

CNJ arquiva processo contra cartorário

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, determinou o arquivamento do Pedido de Providências instaurado contra Diego Kós Miranda, que atuava como interventor do Cartório do Segundo Ofício de Imóveis. Pela decisão, com a efetiva comprovação dos repasses dos valores devidos no período da intervenção, a questão foi tratada adequadamente pelo então interventor. Como ocupava o cargo provisoriamente, mesmo com a manifestação do CNJ pelo arquivamento, o cartorário não poderá ser reconduzido à função em virtude do Segundo Ofício de Imóveis de Belém já estar provido por concurso público, titularizado pelo candidato aprovado em primeiro lugar na remoção, Flávio Heleno Pereira de Souza.

Tecnologia paraense

Um produto tecnológico para proteger profissionais de saúde e pessoas que frequentam unidades hospitalares foi desenvolvido no Laboratório de Instalações Piloto em Tratabilidade de Água e de Esgoto da UFPA. O equipamento consiste de uma cabine de higienização, uma espécie de túnel, por onde as pessoas passam e recebem jatos de uma substância desinfectante. O projeto foi desenvolvildo pela equipe do professor Neyson Mendonça, da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA, que já encomendou unidades do equipamento para instalação no Hospital Barros Barreto.

Minimizar efeitos da covid

O Time Enactus UFPA, por meio de seus projetos, Costuraê e Anamã, está desenvolvendo produtos voltados à prevenção e ao combate do coronavírus, sem deixar de lado a sustentabilidade. O Costuraê, agora produz máscaras, seguindo todas as recomendações de prevenção. Já o Anamã, coleta garrafas PET em casas e entrega à comunidade produtora que utiliza o PET como matéria-prima da face shield, um protetor facial que está entre os principais equipamentos de proteção dos profissionais.

Açaí Pai d’Égua estreia na entressafra

Vendedores de açaí, que já “bateram” os frutos do açaí BRS Pai d’Égua, garantem que, além do maior rendimento da polpa e melhor consistência, o sabor é muito bom. Aliás, esta é a primeira entressafra que o açaí irrigado de terra firme, lançado pela Embrapa em novembro do ano passado, entra para valer no mercado regional.

Força

O agronegócio paraense garante que as cidades não vão ter desabastecimento, e nem aumento de preços nesta pandemia. O setor está trabalhando à plena força nas diferentes safras.

Boas

Nem tudo está ruim. Boom na logística portuária. Quem faz o modal está com o sorriso de orelha a orelha. Abril foi um mês para guardar no coração de quem mexe com agronegócio. E mineração foi declarada atividade essencial.

Beleza

Manuela Barbosa partirá para um ponto menor, mais intimista. Adotará ainda mais produtos naturais de tratamento. Por isso, colocou à venda seu atual salão na Pariquis, com porteira fechada.

Livro

Novo adiamento para a realização da Feira do Livro: agora de 14 a 30 de setembro. No Hangar.

Voto

Úrsula Vidal deverá deixar a Secult no dia 4 de junho, para sair candidata à prefeita de Belém, pelo Podemos. Porém, há projeto tramitando no Congresso para adiar a eleição para 13 de dezembro, nesse caso a desincompatibilização seria em agosto.

Dalcídio

Toda a obra de Dalcídio Jurandir, cujo palco foi Belém e Marajó, será reeditada usando a estratégia crowdufunding (financiamento coletivo). Terá a parceria do Memorial do Livro Moronguetá.

Proteção

Faciapa e Fecomércio em parceria com a Caixa, doaram e instalaram tendas em frente às 11 agências da capital.

Tecnologia

A Mercúrio Alimentos instalou túneis de desinfeção por ozônio, em suas unidades. Tecnologia utilizada em Wuhan e na Turquia, para reforçar o combate ao novo coronavírus.

Oncologia

O Hospital Cidade Oncológica, que abrirá neste ano, na Nove de Janeiro com Gentil, firma convênios para representar hospitais da América do Sul, Europa e EUA. É o Pará na rota da oncologia mundial. Hospital específico.

Argumento

Amanhã, no Argumento gravado remotamente: o professor de Gastronomia da Unama, Antônio Cumaru (peixes amazônicos); o cirurgião bucomaxilofacial paraense com atuação em São Paulo, Marcus Amaral; o endócrino e dermatologista Paulo Viana e o oncologista Luiz Eduardo Werneck. Às 22h, na RBA.

Fertilizante

O Estaleiro Maguari, em Icoaraci, vai construir nove barcaças com capacidade de 2.500t cada, para o transporte de fertilizantes de Santarém para Miritituba. É o primeiro contrato com a Bertuol Fertilizantes, que terá uma frota própria. Também poderão ser utilizadas para o transporte de grãos, dependendo da demanda.

Auxílio

A Unama, em parceria com a Caixa e Prefeitura de Ananindeua, cedeu o imenso atrium do seu campus BR, para a operação de pagamento do auxílio emergencial com conforto e segurança.

Respirador

Professores e alunos da Unama estão empenhados na fabricação de respiradores. Nesta semana, o protótipo será submetido à Anvisa.

Solidário

A SKY Brasil está fazendo uma série de ações para ajudar no combate ao coronavírus. Com o novo projeto Play Solidário, a operadora irá reverter 100% dos lucros dos alugueis de filmes, à Fundação Cruz Vermelha, para a compra de cestas básicas.

Energia

Cabos de energia estão sendo furtados das igrejas de Belém nesses tempos de pandemia. Na semana que passou, levaram os das igrejas da Trindade e do Rosário. Com recursos escassos, portas fechadas, as paróquias ainda amargam essas surpresas. Oremos!

Unifamaz

Alunos do último semestre de Medicina, da Unifamaz, realizam curso para enfrentamento da covid antes de receberem diploma. Receberam EPIs produzidas pelos alunos e professores do curso de Engenharia. Máscaras também estão sendo doadas para hospitais. Enquanto isto, para os demais períodos, houve a antecipação de férias de julho.

Direito

Na última semana, o NPJ Digital da Finama fez 50 atendimentos nas áreas de Direito da Família e do Consumidor. Já teve que ampliar o número de professores e alunos na assistência.

Digital

A Finama cada vez mais tecnológica fará o vestibular tradicional para 2020.2, totalmente online. Ocorrerá no início de junho para os cursos de Direito, Odontologia, Enfermagem, Pedagogia, Gestão Hospitalar e Recursos Humanos.

Saudável

Inauguração neste mês, na esquina da Generalíssimo com Domingos Marreiros, da 142ª loja da rede Cia. da Saúde, de produtos naturais e alimentação saudável, tudo a ver nestes tempos de busca por imunidade. Negócio de Flávio Matos.

Missa

Neste ano, a Missa do Dia das Mães do Pátio Belém será celebrada por Dom Antônio Macedo. Tansmitida pelas redes sociais do shopping, a partir do meio-dia de hoje.

Online

Desde o início da pandemia as reuniões clínicas, seminários e provas do Serviço de Residência Médica em Ortopedia do Hospital Porto Dias/Uepa estão sendo feitas no formato online.

Carimbó

O Mestre Lourival Igarapé, um dos artistas mais tradicionais do carimbó de Belém, foi selecionado no Festival “Te Aquieta Em Casa”, realizado pela Secult.

Roxy

O Roxy aproveita a quarentena e reforma toda estrutura física de delivery, usada a exaustão nos primeiros dias da pandemia. Aposta num retorno diferente de consumo nos primeiros meses.

Regente

Depois de 47 anos de operação, o Hotel Regente Belém encerrou definitivamente suas operações. A Norte Hotelaria aguardará novos cenários para decidir o que fará com o prédio.

Hotel

Após a pandemia haverá uma reviravolta na hotelaria de Belém: novas redes, novas marcas e novos donos.

Tempo

Moro deverá passar um tempo em Harvard, retornando em 2022.

Santa Casa

Foi sancionada a lei que garante auxílio financeiro às Santas Casas e hospitais filantrópicos, sem fins lucrativos, que participam de forma complementar do SUS, por meio dos fundos de saúde. A transferência dos recursos, para as entidades beneficiadas, deverá ocorrer até o dia 20.

Eleição

Em razão da covid, está suspensa, temporariamente, a realização da Assembleia de Eleição da representação da sociedade civil no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), para compor a gestão 2020-2022.

Médicos

Nesta semana, a UFPA publicará a outorga de grau aos alunos de último período, do curso de Medicina, que optaram pela antecipação da conclusão do curso.

Turismo

A Serra Gaúcha reabriu para o turismo. Porém, muitos hotéis em Gramado e Canela jogaram a toalha. O tradicional Laje de Pedra doou toda a rouparia para a Prefeitura e fechou definitivamente.

Jambu

O restaurante Seu Jambu chegou a Brasília no Golden Tulip Alvorada. Faz parte da rede Coronel Mostarda, original do Pará, onde opera outras cinco unidades em hotéis. Iniciaram em 2015 como food truck, expandindo logo em seguida para lanchonete, bistrô e chegando a restaurante, especializados em A&B de hotéis.

Unimed

A Diretoria da Festa de Nazaré cedeu, sem custos, o estacionamento e a Casa de Plácido para a Unimed Belém distribuir medicamentos a seus clientes, com sintomas de covid e que passaram pelo teleatendimento.

Consultas

Encaminhados pela Urgência e Emergência, clientes da Unimed terão consultas especializadas para covid na Policlínica na Almirante, e no antigo prédio do Cion, na Curuzu.

Saúde

As modernas instalações do Instituto de Cirurgia da Face, na Manoel Barata, entre Rui Barbosa e Benjamin, foram alugadas pela Unimed Belém, para atender sintomas de covid, exclusivamente de seus médicos cooperados e seus dependentes. Serviço 24h.

Abismo

O coronavírus fez a produção de veículos do Brasil e México, em abril, registrar uma queda sem precedentes de 99%. Os dois países montaram apenas 5.569 veículos no mês passado.

EM ALTA

Lavar

Leandra Bisi, por meio da 5àsec, assumiu os pontos de lavanderia em todas as lojas do Grupo Formosa.

Soja

A safra de soja no porto de Vila do Conde, está além do esperado. São cinco navios por semana.

Cruzeiro

Otimismo: o cruzeiro “Spirit of Adventure” já fez reserva para passar por Belém, em novembro.

EM BAIXA

Força

A covid bateu pesado nas tropas das Forças Armadas. Hospitais militares lotados, também.

Marajó

Caiu em 70% o transporte fluvial para o Marajó, de passageiros e cargas.

Abano

Depois de dois meses de uso de máscara, orelha de abano será o novo normal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias