plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LEIA MAIS!

Carnaval de Cametá no mundo e obras na UFPA são assuntos da coluna Mauro Bonna

O Carnaval das Águas em Cametá será tema de documentário bilíngue para ser exibido internacionalmente pela Netflix. Uma grande equipe de primeira do Projeto Cartografia, coordenado pela professora Vivi Menna, está na cidade. O trabalho reunirá audiovis

Imagem ilustrativa da notícia Carnaval de Cametá no mundo e obras na UFPA são assuntos da
coluna Mauro Bonna camera Reprodução

O Carnaval das Águas em Cametá será tema de documentário bilíngue para ser exibido internacionalmente pela Netflix. Uma grande equipe de primeira do Projeto Cartografia, coordenado pela professora Vivi Menna, está na cidade. O trabalho reunirá audiovisual, podcast com quatro episódios sobre os cordões, além de uma plataforma multimídia bilíngue com as histórias dos mestres do carnaval. Será usada câmera de 360 graus. Também especialistas para desenhar, com a comunidade, o formato de um carnaval-show que no próximo ano aconteça reunindo todos os cordões em um evento internacional.

Unama traz o Summit na Estrada

A Unama vai receber o Summit na Estrada, no dia 28 de março, no campus Alcindo Cacela, promovido pelo Instituto Êxito. O objetivo é oferecer um evento completo, um guia prático, para o participante entender seu próprio mercado e analisar as possibilidades do empreendedorismo à sua volta .Os empresários Janguiê Diniz, Bruno Pinheiro, Edgar Ueda, Márcio Giacobelli, Carol Paiffer e Ricardo Bellino farão um tour por 11 cidades, levando um evento para cada uma delas, onde serão apresentadas palestras interativas, dicas, relatos e muita novidade para quem almeja decolar em 2020.

Internacionalização do Cesupa

O Cesupa passou a integrar a U. Experience, rede de cooperação que promove oportunidades em vivências internacionais para estudantes do Ensino Superior do Brasil e do mundo. Com conteúdos em línguas estrangeiras, projetos internacionais e outras atividades que vão além do intercâmbio, a U.Experience visa alcançar um número maior de estudantes que passem por experiências que transformam a vida universitária.

Rede colaborativa mundial

Ingressando no segundo ano de atividades, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do Cesupa já colhem o resultado de seus projetos diferenciados. As graduações foram integradas à CDIO Initiative, rede colaborativa mundial que busca conceber e desenvolver uma nova visão no ensino da engenharia e arquitetura. Os cursos são os únicos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país a serem qualificados pela iniciativa. Baseada no contexto de conceber(C), projetar/desenhar (D), implementar(I), e operar(O) sistemas e produtos do mundo real, a iniciativa CDIO utiliza ferramentas ativas de aprendizado para preparar os estudantes com conhecimentos técnicos, além de habilidades comunicativas e profissionais.

Obras no campus da UFPA

Saiu de uma vez, em dezembro, o orçamento da UFPA que estava contingenciado. Conclusão, uma corrida. Agora serão entregues o novo laboratório de Engenharia Civil, e a expansão dos prédios que abrigam os cursos de Odonto e Farmácia, além de Ciências Sociais Aplicadas. Nos últimos três anos, 260 laboratórios de graduação foram reestruturados. Serão mais 80 neste ano.

Feira de Vinho Adega das Onze

No dia 2 de abril, 5ª edição da Feira de Vinho Adega das Onze, no Espaço Garrafeira, na Benjamin. Reservas abertas. Serão degustados mais de 40 rótulos diferentes, de oito países. Mesa de frios, pães e antepastos. Área Premium, reservada exclusivamente a quem adquirir o Passaporte Premium. Com vinhos premium, além dos 40, mais seis rótulos especiais, risoto com ragu de linguiça defumada e rigatoni al sugo alla bolognese.

Quadra

No dia 1º de março, na Padre Eutíquio, em frente à Praça Batista Campos, inauguração, com coquetel, da Quadra Store, um show-room com todos os produtos da Quadra Engenharia, inclusive o novíssimo Piazza by Quadra, exatamente naquele ponto. Loja de 200 metros quadrados, estacionamento e conceito de cortesia urbana.

Voo

A TAP pediu autorização à Infraero, para voltar a usar em Belém o A-330, três vezes por semana, entre 15 de junho e 30 de julho, período de alta temporada. Há esperança em que a companhia mantenha esse equipamento em seguida, em pelo menos uma vez por semana, para aliviar os exportadores.

Vegas

O Vegas Club, na Boaventura, passa por uma repaginação completa. Em junho, reabrirá com novo conceito: casa noturna com música ao vivo em três estilos, pop rock, MPB e Sertanejo, simultaneamente em ambientes diferentes.

Golden

O Golden Plaza abrirá em março, no mix do Pátio Belém, com livre trânsito no mall do shopping, inclusive com opções gastronômicas. E com acesso permitido para maiores de 18 anos, todos com previsibilidade legal, oferecerá poker, Sport Bar, apostas esportivas e jogos online.

ADM

No dia 2 de março, será a posse dos conselheiros eleitos para o Conselho Regional de Administração, pondo fim à intervenção federal. Flávio Lúcio Costa vai presidir o CRA-PA.

Croissant

Agora em março, Samuel e Elisângela Carvalho abrem o Armazém 25 Café & Padoca, na Wandenkolk com Bernal do Couto.

Eventos

Também, em março, inauguração do Armazém 25 Eventos na Barão do Triunfo. Um espaço sofisticado para pequenos eventos, até 80 pessoas, com cardápio assinado pela chef Gisele Arouk.

Cairu

De vento em popa a repaginação da loja pioneira da Cairu, na 14 de Março com Governador. Abrirá em março. A próxima com o mesmo padrão será a da Conselheiro.

Argumento

Eis a pauta do Argumento de amanhã: Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Unama. E Jarbas Vasconcelos, secretário estadual de Administração Penitenciária. Às 22h, na RBA.

Seguro

A seguradora Allianz, uma das maiores do mundo, impõe uma série de dificuldades para autorizar serviço de seus segurados em concessionárias de veículos autorizadas, um direito do consumidor.

Pssica

Edyr Augusto Proença lançou “Pssica”, em São Paulo, e assinou contrato com Quico Meireles, filho do cineasta Fernando Meireles, para produção do filme baseado no livro, com selo da O2 e lançamento em 2021.

Passagem

A Prefeitura abriu ao tráfego em mão única a Passagem Boaventura, ao lado do Formosa da Duque. No entanto, esqueceu de retirar os tubos de concreto que dificultam o trânsito. Ficou “meia-boca”.

Direito

Pela alta procura do seu curso de Direito, a Finama já está em busca de um prédio exclusivo para instalar a Faculdade Integrada de Advocacia da Amazônia.

Odonto

O Curso de Odontologia da Finama, altamente demandado, está com últimas vagas em vestibular agendado.

Boneco

No sábado, dia 22, o Casarão do Boneco promoverá a Festa de Brincar. A intenção é reunir crianças e adultos para momentos de alegria e também arrecadar fundos para a manutenção do espaço. Na 16 de Novembro, às 16h.

Melhor

Pesquisa de Satisfação da Anatel indicou a Claro como a operadora melhor avaliada do Brasil, nas categorias “telefonia móvel pós-paga”, “celular pré-pago” e “TV por assinatura”.

Pátio

Neste mês, o Pátio Belém promove a “Sexta Show”, com atrações musicais gratuita sempre às 18h30. O cantor Luizinho Moura canta os grandes sucessos do samba, com a participação de convidados.

Incorporação

A construtora Freire Melo já assumiu duas obras da Marko Engenharia. O Infinity Residence, na Barão do Triunfo. E agora o Rio Piave, na 14 de Março com Boaventura.

Bosque

Hoje, o Bosque Grão-Pará abre exposição internacional inédita: o Fantástico Mundo Marinho, composta por animatrônicos de diversos tamanhos que reproduzem de forma fiel uma gama de animais marinhos.

Rabada

Será hoje a partir das 13h, no Boteco do Camarão, a já tradicional “Rabada do Herlander”, em prol de 382 crianças portadoras do HIV. O ingresso é material escolar, novo ou usado.

Doce

O mousse de chocolate com carolinas de cupuaçu criado por Nathalie Furtado, vai estar no novo cardápio do Aviú, que reabrirá no dia 27. A sobremesa é feita com produto da Nayah Chocolates da Amazônia, de Luciana Centeno, que fechou parceria com o restaurante.

Hospital

O hospital São João de Deus, que a Beneficente Portuguesa inaugura neste ano, comporá a maior rede de leitos do Norte, gerando cerca de 1.200 empregos.

Cametá

Com a presença do reitor Emmanuel Tourinho, a UFPA em Cametá inaugura, no dia 9 de março, a Casa do Estudante. A obra foi construída com recursos da UFPA e de emendas parlamentares.

Castanhal

A Unama abre campus no Colégio São José, em Castanhal. Chega com Direito, ADM e Contabilidade. Em breve, Enfermagem e Odontologia.

Carne

Com uma programação especial sobre carnes, a Unama organiza mais um evento gastronômico, o BBQ Unama. O circuito está previsto para o segundo semestre com a participação de vários chefs.

Coco

Uma operação do Coco Bambu está sendo imaginada para o antigo Colarinho Branco, no entorno do Parque Belém Porto Futuro.

Pós

A UFPA está entre as dez maiores universidades brasileiras em cursos de pós-graduação. São 147 mestrados e doutorados. Coloca no mercado cerca de 400 doutores anualmente.

Evasão

A evasão média no ensino superior no Brasil é muito alta, 40% nas instituições públicas e 60% nas privadas. A UFPA está entre as cinco públicas com menor evasão no país, 22%.

Ensino

Cerca de 85% dos alunos da UFPA são de famílias de baixa renda. A maioria trabalha durante o dia e frequenta cursos noturnos.

Mercedários

Será concluído, em maio, o projeto de restauro do convento e da Igreja dos Mercedários, com recursos do Iphan. Agora, a UFPA partirá para captação do necessário para a obra.

Matemática

A UFPA empossou os professores Eduardo Vieira e Wilton Pessoa nos cargos de diretor-geral e diretor-adjunto do Instituto de Educação Matemática e Científica, respectivamente.

Cursinho

A Uepa abriu inscrições para os seus cursinhos pré-vestibulares, nos campi de Vigia, Moju e Marabá. Visam atender principalmente os alunos de baixa renda e provenientes da rede pública de ensino.

"Goeldi"

Neste domingo, de 9h às 12h, o Museu Goeldi realiza um Carnaval Ecológico. Com confecção de máscaras e confetes ecológicos; cortejo do Bloco Unidos Pela Amazônia e concurso da mais bela fantasia ecológica e amazônica.

Parque

Helder tem recebido solidariedade formal de todos os poderes, pela decisão de instalar um parque público na área do Aeroclube. Uma ideia de 30 anos de Nelson Chaves que vira realidade, com apoio unânime da sociedade.

EM ALTA

Eleição

Algumas candidaturas lançadas não prosperaram. Será no dia 28 de abril a eleição para reitoria da UFPA.

Supermercado

O lojão do Mais Barato será inaugurado no próximo dia 29, no antigo ponto do Plaza.

Tênis

Roberto Kataoka Filho desponta para presidente da Federação Paraense de Tênis. Eleição em março.

EM BAIXA

Capela

O Iphan enrola pra cá, enrola pra lá e não libera os recursos para recuperação da Capela Pombo.

Água

As intensas chuvas liquidam com o patrimônio histórico abandonado de Belém.

Fritura

Superlotado o Outback no Boulevard. Porém, ainda não conseguiu equilibrar a exaustão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias