plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LEIA MAIS!

Quer investir em pirarucu ou mandioca? Veja as novidades na coluna Mauro Bonna

Um dos maiores peixes de água doce fluvial e lacustre do Brasil, encontrado geralmente na Amazônia, o pirarucu é o primeiro pescado a entrar na lista da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade, da Conab. Com isso, o

Imagem ilustrativa da notícia Quer investir em pirarucu ou mandioca? Veja as novidades na
coluna Mauro Bonna camera Saiba o que acontece na política e negócios do Pará e região | Reprodução

Um dos maiores peixes de água doce fluvial e lacustre do Brasil, encontrado geralmente na Amazônia, o pirarucu é o primeiro pescado a entrar na lista da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade, da Conab. Com isso, o pescador artesanal que não conseguir vender o peixe pelo preço mínimo, estabelecido na lista, recebe do governo a diferença da negociação entre produtor e comprador. Para este ano, o valor mínimo do quilo do pirarucu é de 7,83 reais.

Novas variedades de mandioca

Mais um reforço à cadeia produtiva da farinha. A Embrapa Amazônia Oriental acaba de divulgar duas novas variedades de mandioca recomendadas para produção de farinha, em Altamira. A mais produtiva das duas é a Jurará, originária da Região Metropolitana de Belém: ao final dos quatro anos de avaliação, na região de Altamira, apresentou rendimento médio de 35,86 toneladas por hectare e 33,75% de teor de fécula. Já a variedade Chico Vara, proveniente de exemplar coletado em Nova Timboteua, produz em média 33 toneladas por hectare ao ano e tem 32,15% de teor de fécula.

Cientistas estimam população de botos

Durante dez dias de janeiro, uma expedição científica realizada por 11 pesquisadores percorreu um trecho transfronteiriço de quase mil quilômetros que abrangeu Brasil, Peru e Colômbia. O objetivo foi dimensionar as populações de botos nessa área. A longo prazo, o projeto busca verificar se a população dos cetáceos de água doce, o boto-cor-de-rosa, que sofre perigo de extinção, e o tucuxi estão em número estável, declínio ou aumento. A iniciativa, Botos da América do Sul (Sardi, da sigla em inglês), teve a participação do Instituto Mamirauá, WWF, Fundação Omacha (Colômbia), e Solinia (Peru).

Turismo

João Morgado compra a parte da sócia, e inicia voo solo no comando da Startour.

Outback

A rede Outback, que abre hoje uma operação no Boulevard, tocada por Emanuel Simão, foi posta à venda. Disputam a marca: Advent Internacional, Vinci Partners, Burger King e Madero.

Ponte

Uma boa notícia para os operários que trabalharam na ponte União: Helder solicitou, à Setran, a feitura de um cadastro com todos eles. Possibilitará que possam trabalhar na obra da ponte Meruú, em Igarapé-Miri.

Thallys Gabriel, filho de pescador, que trabalha com o pai no Ver-o-Peso, e acaba de receber o grau em Direito, na Unama
📷 Thallys Gabriel, filho de pescador, que trabalha com o pai no Ver-o-Peso, e acaba de receber o grau em Direito, na Unama |

Eleição

A eleição no Crea-PA ocorrerá no dia 3 de junho. Três nomes despontam: o ex-presidente Carlos Albério, André Tavares e Renato Milhomem, que tentará a reeleição.

Emprego

O crescimento da Alubar, em 2019, se refletiu não apenas na quantidade de cabos elétricos produzidos – que bateu a marca de 100 mil toneladas -, mas também no número de colaboradores, que subiu 75% nos últimos cinco anos. Na planta de Barcarena, são 1.300 colaboradores diretos e indiretos.

Doce

A nova linha de doces Invitta, da Casa Valduga, chegou com exclusividade ao Jardim Secreto. Produtos sem glúten ou conservantes, nos sabores abóbora com coco, goiaba, figo e morango.

Açaí

Um sucesso de vendas. Apenas em dezembro e janeiro passados, já foram comercializadas, pela empresa licenciada Amazonflora, mais de uma tonelada de semente da BRS Pai d’Égua, produzida pela Embrapa. Produz frutos na entressafra e traz mais retorno para quem planta e quem comercializa o açaí.

Capanema

Até esta quarta, estão abertas as inscrições ao processo seletivo do cursinho “Professor Dr. Horacio Schneider”, gratuito e preparatório para o Enem, oferecido pela UFPA Capanema.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias