plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Obra da ponte do Moju no Guinness e Força Nacional no Pará estão na coluna Mauro Bonna

Amanhã, às 10h, depois de nove meses de obra, Helder entregará a Ponte União, antiga ponte do Moju. Foram mais de 1.000 trabalhadores (600 diretos) sem nenhum acidente de trabalho. Uma quebra de paradigma na engenharia brasileira, com alto grau de difi

Imagem ilustrativa da notícia Obra da ponte do Moju no Guinness e Força Nacional no Pará estão na coluna Mauro Bonna camera Helder e Pádua na primeira visita técnica após o acidente com a ponte do Moju, em abril do ano passado | Divulgação

Amanhã, às 10h, depois de nove meses de obra, Helder entregará a Ponte União, antiga ponte do Moju. Foram mais de 1.000 trabalhadores (600 diretos) sem nenhum acidente de trabalho. Uma quebra de paradigma na engenharia brasileira, com alto grau de dificuldade, em uma meia-curva de rio, com correnteza de 10 nós (20 km/h), travessia de barcos com a população e das balsas. Além dos escombros da antiga ponte. A obra foi 100% bancada pelo causador do acidente: Biopalma, do Grupo Vale.

No dia 2 de setembro, a convite, o secretário de Transportes, Pádua Andrade, estará na Nova Zelândia para uma defesa técnica oral da obra da ponte do Moju, junto à banca do Guinness Book, disputando com pontes do Japão, Estados Unidos e China. Detalhe que das quatro, só a do Moju foi obra emergencial, não planejada, em função de sinistro.

Pesquisa voltada para biodiesel

O Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA), residente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, realiza pesquisas para transformar óleos em biodiesel e para criar catalisadores verdes ao complemento nutricional de rações animais com o que seriam inicialmente considerados resíduos industriais. Entre as fontes pesquisadas, estão óleos de espécies pouco consumidas na região, como tucumã e jupati, e principalmente os “subprodutos” que, em outras situações, seriam considerados rejeitos e descartados durante o refino industrial de óleos como o de palma (dendê), de buriti, de andiroba e do maracujá, entre outros.

Voo

Agora em fevereiro deverá ficar pronto o novo aeródromo de Salinas. Pista de 1.800 metros, pavimentada e sinalizada. Será administrado pela Infraero, por meio de convênio com o Estado.

Concessão

Helder vai leiloar a concessão da PA-150, incluindo a Alça Viária. Em abril estará concluída a reconstrução da rodovia, onde a Setran investiu 75 milhões de reais.

Ponte

Mais de 500 pontes de madeira nas rodovias estaduais serão substituídas por concreto. A Setran já vai licitar as 100 primeiras.

Fibra

Neste sábado, às 8h30, no Princesa Louçã, ocorrerá a solenidade de instalação do Centro Universitário Fibra.

Croissant

Hoje é o Dia Internacional do Croissant. Haverá comemoração no Armazém 25 Folhateria, a primeira padaria de Belém a produzir a legítima iguaria francesa.

Plancon

O cinquentenário da Construtora Plancon será comemorado no dia 15 de fevereiro, nos salões do Grand Mercure, decorado por Fátima Petrola. Edila Porto fará o cerimonial da noite.

Pizza

As terças andam concorridas no Bosque Sport Bar e Bowling, do Bosque Grão-Pará. Nesse dia, as saborosas pizzas da casa são servidas em dobro.

Funk

Alguns dos maiores sucessos do funk carioca vão estar juntos no Bloco da Gaiola, em Belém, que vai acontecer no domingo, na Arena Porto Futuro.

Força

A Força Nacional permanecerá por mais 180 dias na terra indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu. Apoiando a Funai nas ações de segurança pública e no processo de desintrusão dessa área indígena.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias