plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Briga Coca-Cola e Heineken que pode fechar cervejaria na Grande Belém e transplante de Samaumeiras; leia Mauro Bonna! 

Nesta semana, a Jardim & Companhia, assessorada por técnicos paulistas, vai remanejar as duas samaumeiras, hoje frondosas, no canteiro central da BR, entre a Unama e a Tucuruvi. Serão replantadas na pétala do viaduto.É a primeira vez, na cidade, que ár

Imagem ilustrativa da notícia Briga Coca-Cola e Heineken que pode fechar cervejaria na Grande Belém e transplante
de Samaumeiras; leia Mauro Bonna!  camera Leia mais na coluna de hoje | Reprodução

Nesta semana, a Jardim & Companhia, assessorada por técnicos paulistas, vai remanejar as duas samaumeiras, hoje frondosas, no canteiro central da BR, entre a Unama e a Tucuruvi. Serão replantadas na pétala do viaduto.É a primeira vez, na cidade, que árvores desse porte recebem esse procedimento.

Um grande presente para Belém

O poder público deveria pleitear a estratégica e ociosa área da antiga base da Petrobras, no Tapanã. Local ideal para equipamentos de cultura, turismo e lazer, além de ter o maior calado da costa de Belém. No passado foi concedida à Prefeitura, mas Duciomar não soube aproveitá-la.

Evento do mercado financeiro

A Quadra Engenharia é a patrocinadora Master do GPX Insights, que acontecerá no dia 26 de março, no Theatro da Paz, trazendo pela primeira vez em Belém, Guilherme Benchimol, CEO da XP Investimentos. Este será o mais importante evento sobre mercado financeiro, no Norte, que está sendo realizado pela GPX Investimentos.

A roda dos trambiques nas escolas

Muitos pais com má-fé matriculam seus filhos nos colégios de ensino médio e passam o ano todo inadimplentes. No final pedem transferência para outra instituição e assim vai. Para acabar com a graça, os colégios de Belém decidiram exigir o cadastro positivo desses pais. Só haverá matrícula se ficar provada a quitação com a escola anterior.

Assembleia de Deus com nova sede

Fernando Navarro assumiu o reforço de fundação para o prédio inacabado, ao lado da Assembleia de Deus, na 14 de Março, receber mais sete pavimentos. Tudo devidamente licenciado pela Seurb. Será sede administrativa da igreja e da TV Boas Novas. Obra iniciada com tecnologia de ponta para evitar desconforto à vizinhança.

Maniçoba e chocolate do Pará na Ásia

A chef Ângela Sicilia desembarca, hoje, na Tailândia, para participar do Festival Gastronômico de Phuket. Em mais um encontro das Cidades Criativas em Gastronomia. Apresentando o seu premiado ravióli de maniçoba, Ângela estará ao lado dos três chefs premiados no Concurso de Parma. Aproveita também para oferecer o chocolate paraense Gaudens, com cupuaçu e açaí, tanto na Tailândia quanto em Doha, no Qatar.

Barulho

A Semma deveria medir e punir os abusos dos decibéis gerados por equipamentos jurássicos de bate-estaca, ainda usados por construtoras de fundo de quintal. Falta de cortesia urbana com total desrespeito pela vizinhança.

Inteligência

O Ciop - Centro Integrado de Operações será instalado no antigo prédio da Funtelpa, na Almirante. Reunirá 15 órgãos de segurança metropolitanos. Um investimento de 10 milhões de reais em tecnologia.

Droga

Combate às drogas. Com verba de emenda parlamentar da bancada paraense, Helder reinstalará, neste ano, a Base Fluvial Candiru, no estreito de Óbidos, e a Base Fluvial Antônio Lemos, no estreito de Breves.

Lançamento

Em fevereiro, antes do Carnaval, a Quadra Engenharia vai inaugurar seu showroom na Padre Eutíquio, em frente à Praça Batista Campos, e lançará o Piazza By Quadra.

Cruzeiro

No dia 31, o cruzeiro“MS Megellan”jogará âncora ao largo de Icoaraci, com 1.200 passageiros. Belém continua como único destino amazônico sem estrutura portuária para receber navios de cruzeiro. Improvisação desconfortável e perigosa.

Turismo

A Amazon Service, leia-se João Ribeiro, estreou um novo programa para cruzeiristas que visitam Belém: workshop de gastronomia amazônica com o chef Felipe Gemaque.

Internacional

Caiu em 2,7% o movimento de passageiros internacionais em Val-de-Cans, no ano passado. Queda atribuída ao impacto da saída do 767 da Latam e do A-330 da TAP.

Voo

Emissários da companhia aérea regional, de Caiena, estiveram com Fábio Rodrigues, na Infraero-Belém. Há interesse de duas frequências semanais entre as duas cidades.

Aeroporto

A comemoração dos 61 anos do aeroporto de Val-de-Cans incluiu a reabertura da sala de embarque remoto, revitalizada e ampliada. E nesta semana conclui a reforma no telhado e forro da estação de passageiros.

Argumento

Eis a pauta do Argumento de amanhã: o empresário Clóvis Carneiro, e o livro de 200 anos da ACP. E o secretário de Estado de Transportes, Pádua Andrade. Às 22h, na RBA.

Escola

O welcome da nova Maple Bear, na Benjamin com Gaspar Viana, será no dia 17 de fevereiro. Aliás, mais uma Tuma para fortalecer a equipe diretiva da Maple: Zaquiê, Fernanda, Andreia e agora Márcia Bastos Tuma, que assume a diretoria pedagógica.

Visão

A Lojas Visão mudou de endereço e já está operando em Icoaraci, na Rua Lopo de Castro. Na São Pedro, atrás do Pátio Belém, a loja estará 100% funcionando a partir desta quarta. Uma operação da Torra ocupará o antigo ponto da Visão no 1º piso do Pátio.

Autismo

Helder vai inaugurar em maio, na Presidente Pernambuco, um centro especializado em atendimento ao autismo.

Top

A Grand Cru está no iFood com seis espumantes, oito vinhos tintos e quatro brancos. Já na loja da Braz, foi lançada a promo Grand Solde com vinhos tops de linha.

Aviú

A arquiteta Thais Toscano começou a repaginação do Aviú. No dia 9, o restaurante reabrirá com novo visual e surpresas da chef Nathalie Furtado no menu.

Calçado

A marca de calçados Picadilly entrará no mix do Pátio Belém, tendo René Carrapatoso como franqueada. É uma nova estratégia de grandes fabricantes de calçados, de transformar suas principais marcas em franquias. Democrata e Usaflex já seguiram essa linha.

Semi

A Rommanel, uma das maiores marcas de semijoias do mercado nacional, fechou acordo para entrar no mix do Pátio Belém. Negócio de Alessandra e Pedro Sadala.

Loja física

As marcas Romance, de lingerie e fitness, e Favorita, de Cosméticos, muito fortes nas vendas por catálogo, porta a porta, começam a invadir o mix de shoppings, com vendas a varejo e atendimento no atacado para consultoras. Estará presente no mix do Pátio Belém.

Rodízio

Hoje começa o rodízio de pescados, caranguejo e camarões, no almoço do restaurante Moquém. Entre os pratos, peixe frito e moqueado, camarão no bafo e caranguejo desfiado com farofa.

Fabel

O Sophos deixou o prédio da Governador, antiga sede das TVs Marajoara/Guajará, agora 100% locado para a Fabel.Imóvel de propriedade da família Lopo de Castro.

BR

Na obra de requalificação da BR, será feito um segundo desvio, semelhante ao de Ananindeua, para construir os acessos dos ônibus para o Terminal de Integração em Marituba.

Alça

Helder solicitou à Jica – agência japonesa que financia 78% dos investimentosna Nova BR – as obras dos viadutos da Independência e da Alça, bem como interligação da Cidade Nova à BR, através da via Ananin, utilizando recurso do saldo do contrato.

Nova BR

Serão 13 estações com as passarelas de acesso nos 10,8 quilômetros da Nova BR, a primeira no Entroncamento, ainda antes do Pórtico. Duas travessias no nível, com semáforo, no centro de Ananindeua, e quatro retornos.

Viaduto

Parte da área da Faam, hoje ocupada pelo campus da UFPA, em Ananindeua, será desapropriada para construção de viaduto na Nova BR.

Integração

Nesta semana começou a montagem da estrutura metálica da cobertura do terminal de Ananindeua, tendo como subcontratada a empresa paraense Oyamota.

Marituba

O Terminal de Integração de Marituba, na área onde funcionou a Inca, terá túneis de acesso. Há estudos para transferir o Terminal Rodoviário de Belém, de São Brás para Marituba, colado ao Terminal de Integração do BRT.

Controle

Concluída a primeira laje do Centro de Controle Operacional do Sistema BRT, na Augusto Montenegro, ao lado da PM e Prodepa. A gestão será metropolitana, com representantes de Belém, Ananindeua e Marituba.

Luz

Continuam os furtos no sistema de iluminação pública no prolongamento da João Paulo II. Aliás, o Detran vai intervir para coibir os abusos de velocidade no trecho.

Tapanã

Será concluída até julho, pelo NGTM, a duplicação da rodovia do Tapanã, com pavimentação para suportar tráfego pesado. Amanhã, a Equatorial iniciará o remanejamento dos postes de energia.

Yamada

A conclusão da duplicação da Rua Yamada ficou para o ano que vem. O projeto ainda exige algumas desapropriações.

Segurança

Hoje, a PM do Pará está com um contingente de 16 mil membros, mas deveria ter 32 mil. A Polícia Civil do Pará opera com 3 mil, porém o ideal seriam 5 mil. Neste ano haverá concurso público com 2.500 vagas na PM e 1.500 na Polícia Civil.

Fogo

O governo corre para ampliar a estrutura. Dos 144 municípios paraenses, apenas 30 estão com Bombeiros instalados.

Contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade do Pará já empossou sua nova diretoria para os anos 2020 e 2021. Como presidente, Fabrício Moreira e vice, Ian Blois.

Calouro

Nesta terça, a UFPA divulgará a lista dos aprovados no Prosel 2020, com a presença do reitor Emmanuel Tourinho. No dia seguinte a Uepa, com a presença do reitor Rubens Cardoso, anunciará os aprovados em seu processo seletivo.

Geek

O universo geek está presente, até 9 de fevereiro, no Bosque Grão-Pará, com a exposição “Bosque Geek – Toys Collection”. São em torno de 500 peças entre personalidades da cultura pop mundial, automóveis, de diversas marcas e modelos.

Harmonia

Já pensou: desapropriar e implodir o monstrengo onde funcionou a Bechara Mattar, ao lado da Sé. No local construir a Praça Dom Zico, em harmonia com o Feliz Lusitânia.

EM ALTA

Livro

“A Equipe e o Sonho”, livro de Nara d’Oliveira, será lançado no dia 28, às 19h, na Fox, na Dr.Moraes.

Tecnologia

A Segup está adquirindo o melhor equipamento de balística do mundo.

Vinho

Jantar harmonizado, com degustação espanhola, no dia 13 de fevereiro, no Famiglia Sicilia. Reserva.

EM BAIXA

Cerveja

A Coca-Cola quer anular a compra da Brasil Kirin pela Heineken, com fábrica também em Benevides.

Bikes

Custo de manutenção e vandalismo estão tirando as bicicletas de aluguel das cidades.

Barragem

Acordo extrajudicial obrigou a Vale a pagar 14 milhões para ressarcir a União por gastos em Brumadinho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias