Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Colunistas / Mauro Bonna

MAURO BONNA DESTACA

Yamada pagará terceira parte de dívidas antes do Natal; veja outros destaques na coluna de Mauro Bonna

domingo, 22/12/2019, 11:54 - Atualizado em 22/12/2019, 12:08 - Autor: Mauro Bonna


| Divulgação

Pará 100% conectado à internet

Marcos Brandão, presidente da Prodepa, garante que até dezembro de 2021, o Pará estará 100% conectado à internet de Banda Larga. Para isso, receberá 45 milhões do Consórcio Andino de Fomento, 35 milhões de Belo Monte (Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Xingu), 10 milhões do Banpará e 30 milhões da Sudam. Firmou acordos de cooperação técnica com Equatorial Energia, Eletronorte e Isolux. São 28 municípios previstos para 2020 e 28 para 2021.

Selo da Cidade Digital

Em todos os municípios em que a Prodepa instalará internet de Banda Larga haverá pelo menos um ponto com “Selo da Cidade Digital” com wi-fi grátis. Em cidades com vocação turística haverá também o Selo da Cidade Digital com internet gratuita nos pontos turísticos com sinalização em pelo menos dois idiomas. E nas cidades onde forem ter as “Usinas do Terpaz “ também haverá internet com wi-fi gratuito para facilitar a inclusão social.

A sina do 2º Ofício de Imóveis de Belém

O 2º Ofício de Imóveis de Belém deixou a Braz e passa a ocupar o prédio da Quintino, propriedade do empresário Carlos Xerfan, onde por muito tempo funcionou o Cartório do 1º Ofício, com Cleomar Moura. Aliás, o TJE-PA destituiu a recém-designada interina, Jannice Monteiro, e nomeou Flávio Pereira de Souza, titular do 1º Ofício de Ananindeua, para responder pelo 2º ofício de Belém.

FNO para o Microcrédito Produtivo

Uma das novidades do Plano de Aplicação de Recursos do FNO, para 2020, é a criação do programa FNO-MPO, voltado para apoiar atividades produtivas de empreendedores, PF e PJ, do meio urbano e rural, por meio da disponibilização de recursos para o Microcrédito Produtivo Orientado. Para o setor não rural, o FNO-MPO contará com recursos de 69,35 milhões de reais. Para o setor rural, o programa contará com recursos do Pronaf, cujo valor para todas as linhas é de 983,34 milhões de reais.

Patrocínio via Lei Semear

Aumentou em mais de 50% o valor dos patrocínios culturais, em 2019, por meio da Lei Semear. Passou de 1,8 milhão, em 2018, para quase 2,8 milhões neste ano. Mas apenas oito empresas aderiram à lei de renúncia fiscal. E para melhorar esse índice de adesão, Helder já enviou, à Alepa, uma alteração na Semear, que prevê a redução da contrapartida das empresas de 20% para 5% do valor total do patrocínio. A mudança deve ser votada em fevereiro.

Água extraída do ar da Amazônia

A empresa Ô Amazon Air Water está lançando, inicialmente, um lote de dez mil garrafas da primeira água condensada para consumo do planeta, feita a partir da umidade do ar da floresta amazônica. A água, que passa por processos de condensação e filtragem até se tornar própria para o consumo humano, é produzida na amazonense Barcelos, às margens do rio Negro. É envasada em garrafa da Owens Illinois (O-I), maior empresa do mundo na fabricação de embalagens de vidro, e que tem fábrica no Brasil. Toda a produção será exportada para Le Havre, na França.

Junta digital

A partir de 20 de janeiro, todas as operações na Junta Comercial do Pará passam a ser obrigatoriamente digital. Uma empresa pode ser aberta, alterada ou fechada em questões de segundos, de qualquer lugar do planeta.

Fundo

Banco da Amazônia e Banpará conversam para que este passe a operar também com o Fundo Constitucional do Norte (FNO).

Cartão

Será lançado o Banpará Cash Passaport, um cartão pré-pago internacional em seis moedas diferentes.

Portugal

A TAP atrasou a decolagem de seu voo para Lisboa na sexta, e depois da meia-noite a pista entra em obras. Conclusão: não decolou. Só foi ontem. A obra na pista principal devidamente programada foi suspensa agora e só retornará em fevereiro.

Laranja

Equipe técnica da China voltará a visitar a Zampa, fábrica de sucos do Grupo Citropar, em Capitão Poço, no dia 7 de janeiro. O foco é a exportação.

Planalto

O pastor Samuel Câmara foi o oficiante, representando o Norte, no Culto de Ação de Graças que Bolsonaro promoveu no Palácio do Planalto, com 550 líderes-chave do Brasil.

Frente

A Frente Parlamentar Evangélica, no Congresso, é formada por 108 deputados e 18 senadores. A Frente titulou três pastores de Belém: Josué Bengtson, Samuel e Philipe Câmara.

Retardatários

A Justiça mandou incluir no Quadro de Credores do Grupo Yamada, os 125 credores não habilitados, que apresentaram seus pedidos de forma retardatária.

Pagamentos

Desde outubro, o Grupo Yamada vem efetuando os pagamentos dos créditos trabalhistas, conforme acordo aprovado em Assembleia de Credores da sua RJ. Até o momento, já foram liberados pelo juízo o valor de 25,3 milhões, oriundos das vendas de bens.

Argumento

Neste mês, o Argumento da RBA completa 30 anos no ar. Foram mais de três mil entrevistados. Audiência qualificada nas noites de segunda. Canal próprio no YouTube com o acervo das entrevistas. Passado o recesso de final do ano, o programa retornará no dia 6 de janeiro.

É Natal

O Grupo Yamada iniciou os pagamentos dos valores referentes à terceira parcela de créditos trabalhistas, em conformidade com o acordo aprovado na sua Recuperação Judicial. A empresa visa finalizar o pagamento da parcela ainda amanhã, antes do Natal.

Santarém

A Sulnorte, tradicional empresa de rebocadores controlada pelo Grupo H. Dantas, identificou oportunidades no porto de Santarém, que segue trajetória de crescimento e está em obras de ampliação.

Doação

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Ananindeua e o Pátio Belém promoverão, hoje, uma programação especial voltada para cerca de 38 crianças com distúrbios sensoriais e transtorno do espectro do autismo (TEA).

Saneamento

A Águas do Guamá receberá 100 milhões do Banco da Amazônia, via FNO, para melhoria do saneamento em Belém. A Águas do Guamá é uma Sociedade de Propriedade Específica, formada pelas empresas S.A. de Obras y Servicios Copasa, Ello Serviços Obras e Participações Ltda., Valtalia Desarrollos S.L. e Mais Brasil Ltda.

Prêmio

A Imprensa Oficial do Estado prorrogou, até o dia 12 de janeiro, as inscrições ao Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019. Com isso, escritores de todas as regiões do Pará terão a chance de inscreverem suas obras.

Bragança

Em Bragança, começou a Festividade de São Benedito, que já ultrapassa dois séculos de existência. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o mais popular santo do município não é o padroeiro. Esse título católico é de Nossa Senhora do Rosário.

Marketing

O jornalista e professor Guarany Jr. lança agora no dia 1º de janeiro, a sua Consultoria de Marketing (nas áreas de educação, comunicação e capacitação profissional) e o seu site na internet: guaranyjunior.com.br

Psicologia

O projeto Plantão Psicológico, da Clínica de Psicologia da Unama, recebeu um certificado de reconhecimento concedido pela 3ª Vara da Infância e Juventude, Comarca da Capital, do Fórum Cível de Belém. A homenagem destacou o trabalho desenvolvido em parceria com a Vara durante a ação “Justiça e Dignidade com Absoluta Prioridade”.

Inclusão

A Ufra adquiriu, e já está à disposição dos alunos PcD (pessoas com deficiência), equipamentos para auxiliar nos estudos como Scanners de Voz, para pessoas com baixa visão, Estetoscópio Digital para alunos com deficiência auditiva, dentre outros.

Agrônomo

O prêmio Agrônomo do Ano 2019, conferido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará, foi para o secretário de Agricultura de Paragominas e professor da Ufra, Breno Colonnelli.

Prazer

De 2 a 20 de janeiro estarão abertas as inscrições para a XIII edição do Prêmio Prazer em Trabalhar 2020. A pesquisa é uma parceria do Diário e Gestor. As inscrições no site www.gestorcinsultoeia.com.br

Árvore

O Grupo Simões, em parceria com Governo do Pará, por meio da Sedeme e Secult, montou uma árvore de Natal de 20 metros, no jardim externo do Hangar.

Carne

Com o credenciamento de novos fornecedores mundiais de carne e a chegada do Ano Novo chinês, o mercado fornecedor para aquele país está enfraquecido. Não foram fechados novos contratos.

Inadimplência

No mais recente levantamento da Serasa, 6 milhões de empresas estavam inadimplentes em outubro, no país. O setor de serviços teve representatividade de 49,8%; em seguida vieram comércio (40,8%), terceiro setor (0,2%) e financeiro (0,1%).

Barba

Os sócios Rafael Raiol, Paulo Saraiva e Daniel Gouvêa estão apostando em outros empreendimentos, além do setor de restaurantes. Abriram uma nova barbearia cheia de conceito, a Seu Saraiva Barbearia. Na Domingos Marreiros, pertinho da 14 de Março.

Família

O Ibdfam/PA protocolou expediente, junto ao TJE-PA, manifestando sua perplexidade com a extinção da 8ª Vara de Família da Capital, e a consequente redistribuição dos processos as outras varas. E ainda pediu fossem mantidas as demais, sem a extinção de nenhuma outra.

Empresas

De acordo com registros na Junta Comercial, estabelecimentos de minimercado são a atividade comercial preponderante no Pará. Cerca de 40% das empresas registradas estão na Região Metropolitana e 60% no Interior.

Mérito

A Jucepa outorgará o Mérito do Registro Mercantil à empresa Santa Maria, com mais de 100 anos de operação e ao empresário Manoel Barros.

Informação

A Jucepa comercializa todo o seu acervo, inclusive segmentado. São informações de domínio público.

Policial

Por meio de portaria, o Ministério da Justiça padronizou a identidade funcional de policiais civis dos estados e do DF.

Prêmio

Duas obras de autores de Breves, “A História do Urubu” e “Histórias que Sonhei”, foram classificadas para o II Prêmio Oliveira Silveira - Infantojuvenil, da Fundação Palmares. Os pseudônimos dos autores são Quiqui e Pássaro Preto, respectivamente.

Marajó

Diferente do ano passado, a Pousada dos Guarás, em Salvaterra, está totalmente lotada para o réveillon.

Quadra

Será agora em janeiro, o lançamento do Piazza by Quadra e inauguração da loja-conceito da construtora, na Padre Eutíquio, em frente à Praça Batista Campos.

EM ALTA

Votos

Um Natal Feliz com muita Paz e Harmonia.

RH

A Gestor Consultoria estreou casa nova no Infante de Sagres, na Manoel Barata.

Solar

O Banpará parte para instalação de energia solar, em todas as suas agências.

EM BAIXA

Remédio

Acabou a lua de mel das farmácias com Belém. A Pague Menos fechou o lojão da Padre Eutíquio com Conselheiro.

Água

Início da revitalização da Praça do Relógio coincide com a chegada das chuvas e enchentes na área.

Floresta

Segundo o “Science Advances”, o desmatamento da Amazônia pode transformar a floresta em savana.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS