plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA DESTACA

Hospital Veterinário será inaugurado em universidade em Ananindeua

Leopoldo, Antônio e Tony Couceiro, que neste sábado, na Estação, comemoram em grande estilo os 40 anos de sucesso da Quadra Engenharia. Na ocasião, a Associação Comercial do Pará outorgará a Antônio Couceiro o título de Empresário do AnoAlubar conquista s

Imagem ilustrativa da notícia Hospital Veterinário será inaugurado em universidade em Ananindeua camera Divulgação

Leopoldo, Antônio e Tony Couceiro, que neste sábado, na Estação, comemoram em grande estilo os 40 anos de sucesso da Quadra Engenharia. Na ocasião, a Associação Comercial do Pará outorgará a Antônio Couceiro o título de Empresário do Ano

Alubar conquista selo Pró-Ética

Para valorizar entidades com alto grau de comprometimento com boas práticas de ética e compliance, a Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou neste mês a lista das empresas aprovadas com o Selo Pró-Ética 2018-2019. Dentre as 26 organizações contempladas, a Alubar, com planta em Barcarena, líder na América Latina que oferece soluções em condutores elétricos de alumínio e cobre, foi a única empresa do Norte e Nordeste a receber o selo.

Réveillon na Estação

A Pará 2000 prepara um super-réveillon popular na Estação. Dj Metralha comandará a música eletrônica. No anfiteatro, Sambloco e, em seguida, Arthur Espíndola. Entre os armazéns 1 e 2, Banda Axé e Cia. e, em seguida, Banda Nova. Show pirotécnico com 15 minutos de fogos na baía do Guajará. Depois da virada, Pinduca, Não Posso Me Amofiná, Banda Kiko Luz e o irreverente Eloy Iglesias.

Visto para imigrantes aposentados

Visando “atrair turistas e aquecer a economia”, o Conselho Nacional de Imigração decidiu conceder visto temporário de dois anos, para imigrantes aposentados ou beneficiários de pensão por morte. Desde que comprovem transferência mensal, ao Brasil, de dois mil dólares.

Junta

Com 143 anos de fundação, a Junta Comercial do Pará (Jucepa) registra mais de 400 mil empresas ativas no estado.

Jari

Foi retirado da pauta de terça, no TJE, o recurso do BTG que discutiria o processo da Recuperação Judicial do Grupo Jari.

Chamma

Completando 60 anos de mercado em 2020, a Chamma da Amazônia passou a atuar com incrementada loja virtual. São 42 produtos entre perfumes, hidratantes, sabonetes líquidos, óleos e aromatizantes.

Maguari

A Sulnorte, tradicional empresa de rebocadores controlada pelo Grupo H. Dantas, a segunda mais antiga do Brasil, obteve prioridade do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante para construção de 10 rebocadores portuários de 75 toneladas de tração estática, no Estaleiro Rio Maguari. Encomenda no valor total de 321 milhões de reais.

Tecnologia

A Embratel lançou o Command Center, uma plataforma de gerenciamento de dispositivos de Internet das Coisas para o mercado corporativo. A solução deve aumentar muito a performance das empresas, no gerenciamento de seu negócio.

Claro

A Claro reinaugurou a loja da Braz, ontem, já com o novo conceito da marca. No espaço, o cliente terá livre degustação dos serviços e produtos e vários serviços digitais. Atualmente, a operadora possui 28 lojas conceitos na região.

Kids

Além do cardápio elogiado e da linda vista, o Pool Bar & Restaurante A Ilha, no Marine Club, também possui um espaço kids. É uma boa pedida para levar a garotada nesse período de férias.

Noel

Neste sábado, a partir das 18h, vai rolar o Noel Amazonique, no restaurante Aviú. Será uma noite especial com menu degustação em seis etapas, com opção entre frutos do mar e carne.

Búfalo

O médico veterinário Antônio Francisco de Araújo chegou no Pará no ano de 1974, para abrir uma filial da Bayer na região Norte. Com tradição familiar na pecuária, adquiriu no ano seguinte sua primeira fazenda - Fazenda Vera Cruz - no Acará, iniciando a criação de gado Nelore. No ano de 2006, se rendeu aos encantos do Marajó e a rusticidade dos búfalos, comprando sua primeira fazenda no arquipélago, dando origem ao seu plantel de bubalinos.

Nesses 13 anos, Araújo investiu pesado em melhoramento genético e sanidade animal. Atualmente, seu plantel conta com mais de nove mil cabeças, distribuídas em cinco fazendas, que, juntas, totalizam, aproximadamente, 60 mil hectares nos municípios de Chaves, Soure e Santa Cruz do Arari.

Marajó

Muaná ganhou uma unidade do Centro de Referência em Manejo de Açaizais Nativos no Marajó (Manejaí). Será utilizado o Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos, uma tecnologia da Embrapa.

Pitaya

Com o objetivo de conhecer as especificidades desta cultura, que ainda conta com poucas pesquisas no Brasil, a Universidade Federal Rural da Amazônia, por meio do campus Tomé-Açu, desenvolve desde 2015 o Projeto Pitaya TA. Com uma equipe multidisciplinar coordenada por Márcia Aviz, o projeto busca levantar informações sobre a cultura da pitaya, acompanhar e descrever detalhadamente o processo de implantação de mudas, identificar e descrever a entomofauna associada, determinar a sua eficiência produtiva e verificar o grau de rentabilidade da cultura.

Boi

O pecuarista João Carlos Maranhão passou a apostar pesado no confinamento bovino, em sua Fazenda Rio das Pedras, no município de Mãe do Rio. Atende à preferência do mercado importador.

Produção pesqueira

Grupo de pesquisa da Ufra, liderado pelo professor Eduardo Paes, desenvolveu estudos que indicam uma previsibilidade sazonal de produção do pescado na costa paraense. Essa informação pode aumentar a rentabilidade da cadeia produtiva e garantir a sustentabilidade e preservação dos estoques pesqueiros.

Semente

A Embrapa licenciou a empresa Amazonflora para comercialização das sementes do açaí BRS Pai d’Égua. As sementes de qualidade e a adoção das recomendações técnicas garantem que o plantio atingirá toda a sua potencialidade. O campo de produção dessas sementes está localizado no município de Tomé-Açu.

Lançamento

Com um ritmo frenético de lançamentos neste ano, a Seara desbancou a Perdigão da liderança do mercado de alimentos congelados. Agora, chega às gôndolas dos supermercados a linha “Incrível” de produtos à base de proteínas vegetais.

Pimenta

As boas práticas de cultivo, o uso do tutor vivo de gliricídia e as diferentes variedades de pimenta-do-reino, desenvolvidas pela Embrapa, foram apresentadas aos agricultores do município de Baião. A pimenta-do-reino é a especiaria mais consumida no mundo. O Brasil é o terceiro produtor mundial, com cerca de 102 mil toneladas em 2018, tendo o Pará produzido quase 35 mil toneladas.

Confinamento

O ano de 2019 deve terminar com, aproximadamente, 3,57 milhões de bovinos confinados, alta de 5% em relação a 2018. A estimativa é da Associação Nacional de Pecuária Intensiva (Assocon) baseada em levantamento em 1.400 unidades de confinamento no país.

Agro em crescimento

Em 2020, na comparação com 2019, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) prevê que o agro brasileiro terá um faturamento de 670 bilhões de reais, uma alta de 9,8% na receita do setor. O resultado positivo será puxado pela pecuária, com previsão de crescimento de 14,1% no ano. Já a agricultura poderá crescer 7%, com a ajuda da soja. Para o Produto Interno Bruto (PIB) do setor, a previsão é de um crescimento de 3% em 2020.

Pai d’égua

A Embrapa lançou a nova forma de cultivar o açaizeiro irrigado de terra firme, batizada de BRS Pai d’Égua. Isso atende às principais demandas da cadeia produtiva do açaí: a produção na entressafra, maior produtividade e frutos menores. A BRS Pai d’Égua produz 46% no período da entressafra (de janeiro a junho) e 54% na safra (de julho a dezembro). Sua produtividade chega a 12 toneladas ao ano por hectare - o açaí manejado de várzea e o cultivado em terra firme sem irrigação produzem cerca de cinco t/ha/ano. Em 2018, o Pará produziu 1,4 milhão de tonelada do fruto, movimentando em cerca de três bilhões de reais somente a economia paraense.

Açaí

Goola Açaí, do engenheiro florestal Ben-Hur Borges, no Acará, campeã no Agropará, já exporta açaí para os cinco continentes. Um concentrado com 85% de polpa. Para a Finlândia, via aérea, e todo o restante pelo porto de Vila do Conde.

Agronegócio 4.0

O Núcleo de Pesquisa em Computacional Aplicada da Ufra está desenvolvendo tecnologia em Deep Learning para processamento digital de imagens, visando aplicações nas áreas de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Pesca. O grupo multidisciplinar pretende apresentar os primeiros resultados até meados de 2020.

Hospital

O Grupo Ser Educacional decidiu investir pesado em um Hospital Veterinário, no campus da Unama-Ananindeua. Nada de clínica, será hospital mesmo, com atendimento completo para animais de pequeno e grande porte, além de animais silvestres, o que será a grande novidade.

Crédito

O Banco da Amazônia iniciou o projeto piloto do aplicativo Basa Digital que vai expandir o acesso ao crédito para o pequeno produtor rural com menor custo, mais velocidade, segurança e menor tempo de resposta aos pedidos de financiamento. A previsão de lançamento oficial é até março de 2020.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias