plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Iniciadas obras da Havan na Augusto Montenegro; leia na coluna Mauro Bonna

Começou a obra célere da loja da Havan, na Augusto Montenegro. Inauguração em 16 de maio, às 10h.A licença ambiental da FerroNorteHelder mandou alterar o traçado da Ferrovia do Pará – Eixo Norte para evitar áreas indígenas, quilombolas e assentamentos.

Imagem ilustrativa da notícia Iniciadas obras da Havan
na Augusto Montenegro; leia na coluna Mauro Bonna

Começou a obra célere da loja da Havan, na Augusto Montenegro. Inauguração em 16 de maio, às 10h.

A licença ambiental da FerroNorte

Helder mandou alterar o traçado da Ferrovia do Pará – Eixo Norte para evitar áreas indígenas, quilombolas e assentamentos. Dessa forma, a licença ambiental da ferrovia ficará exclusivamente com a Semas. A previsão: dois anos de licenças e projeto e mais cinco de obras nos 540 quilômetros entre Marabá e o porto de Vila do Conde.

O futuro do Porto Futuro

O ministro Tarcísio de Freitas assinará convênio, na quarta, para que os governos do Estado e Federal, em comissão específica, toquem as outras duas etapas do projeto Belém Porto Futuro, idealizado por Helder enquanto ministro. Revitalização dos galpões no porto e a residência oficial da CDP em Miramar.

Bienal de pesquisas em arte

A Igreja de Santo Alexandres receberá, na terça, às 19h, a abertura do IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, promoção do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. A conferência de abertura, com o título “Casa de Mulheres: novos modos de ser na cultura e na arte”, será proferida pela indígena Ana Terra Yawalapiti.

Petróleo

Recomeçaram as pesquisas e levantamento sísmicos na prospecção de petróleo, na costa do Pará, Amapá e Maranhão. A nova busca de informações visa os próximos leilões.

Parque

O ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, estará em Belém, nesta quarta, para várias assinaturas de convênios importantes, entre eles a doação da área do Aeroclube para o Governo do Estado construir o Parque de Belém.

Realidade

O parque, na área do Aeroclube, é uma ideia de Nelson Chaves cultivada e defendida por longos 30 anos que agora Helder teve a ousadia de tirar do papel. Belém merece!

Liberdade

Helder pensa em uma PPP para construção da Rodovia Liberdade, paralela à BR-316, da Perimetral a Belém-Brasília, entre Santa Maria e São Miguel.

Escombros

Até fevereiro de 2020, o tráfego fluvial embaixo da Alça Viária estará totalmente liberado. Nesse período a Setran promete retirar todos os escombros da antiga ponte.

Gás

Está prestes a sair a licença ambiental da Celba – Centrais Elétricas de Barcarena, uma termoelétrica a gás que deve começar a operar no final de 2021.

Gusa

A Vale vai instalar, em Marabá, a primeira siderúrgica de ferro gusa de baixo carbono do mundo. Deve começar a produzir 500 mil toneladas, a partir de abril de 2022.

Cargill

Equipe de executivos da Cargill visitou na semana passada Miritituba, Santarém, e a nova área da empresa em Abaetetuba.

Jurídico

O desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr. lançará na quinta, o livro “Temas Jurídicos”. Às 11h, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará.

Banpará

Encontro de Líderes do Banco do Estado do Pará vai reunir todos os gestores do banco, na quinta, no Hangar.

Argumento

Amanhã, no Argumento da RBA: o Empresário do Ano, Antônio Couceiro, e os 40 anos da sua empresa Quadra Engenharia. E Cilene Sabino, presidente da Jucepa. Às 22h.

Terminal

Os licenciamentos ambientais dos terminais privados, no entorno do porto de Vila do Conde, são todos de médio impacto. Enquanto que o licenciamento de baixo impacto já ocorre por autodeclaração.

Açaí

Já em fase de teste o Açaí Parque, que o Grupo Tucuruvi vai inaugurar, agora em janeiro, em Santa Izabel. Funcionará de quarta a domingo.

Tramontina

A Tramontina parte para ampliação da sua planta no Distrito Industrial de Icoaraci. São 10 milhões de reais em investimentos, com apoio do FNO do Banco da Amazônia.

Sudam

Nesta segunda, Helder participará da última reunião do ano do Condel da Sudam, que será presidida pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Híbrido

O MEC ampliou, de 20% para até 40%, a carga horária de cursos superiores de graduação presenciais na modalidade Ensino a Distância - EaD. Só o de Medicina ficou de fora. Menos professores, mais margem.

Perfume

Um novo nicho de mercado da produção artesanal começará a ser explorado em Bragança: a perfumaria. Na terça, será lançado o perfume “O Glorioso”, uma marca que associa o novo produto aos poderes de São Benedito.

Silvestres

Incentivar o desenvolvimento científico é o que vai ser proposto durante o II Encontro de Animais Silvestres da Unama. De amanhã a quarta, no campus Alcindo Cacela. As inscrições podem ser feitas no local do evento.

Cruzeiro

A fraca temporada de cruzeiros em Belém prosseguirá no próximo dia 4, com a chegada do “MS Viking Sea”. Jogará âncora ao largo de Icoaraci. Belém continua como o único destino amazônico sem estrutura portuária para receber navios de cruzeiro.

Soja

A queda da ponte do Moju, coincidindo com a safra, dificultou bastante a exportação da soja paraense. Mesmo assim chegou a 1,7 milhão de toneladas, sendo 1 milhão só da região de Paragominas. A expectativa para 2020 é chegar a 2 milhões de toneladas.

Coco

A Sococo, no Distrito Industrial de Ananindeua, voltará a correr de braçada. A queda da ponte do Moju atrapalhou a chegada do coco à fábrica.

Formosa

O empresário José Oliveira recomeçou a todo vapor a obra de duplicação do Formosa, na Duque.

Muçuã

Em projeto da Embrapa, Salvaterra desponta como grande produtor de muçuã de cativeiro, para abastecer os restaurantes de Belém.

Agro

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do curso técnico de nível médio em Agronegócio. São 140 vagas no total para os sete polos da Rede e-Tec do Senar no Pará: Almeirim, Marabá, Moju, Santa Bárbara, Santa Izabel, Santarém e Ulianópolis.

Dente

O CRO-PA, em apoio ao Conselho Federal, reforça a inclusão de pacientes surdos no atendimento odontológico. Para isso foi criado o aplicativo gratuito “OdontoLibras”, que irá facilitar a comunicação no atendimento emergencial ou consulta de rotina.

Voo

Deverá demorar seis meses a aprovação da joint venture entre Azul e TAP.

Vinho

Cestas de Natal de todos os preços, uma variedade de rótulos de vinhos à escolha, com roscas e panetones de fabricação própria, com entrega em domicílio, é a novidade este ano da Adega das Onze, ao lado da Sé.

Filosofia

Uma nova edição do livro “Filosofia Contemporânea”, de Benedito Nunes, será lançada pela Editora da UFPA, na quarta. O lançamento coincide com as celebrações dos 90 anos de nascimento do filósofo paraense, Professor Emérito da UFPA.

Jari

Atenção Almeirim e Monde Dourado: está pautada para esta terça, a decisão do Justiça paraense sobre a Recuperação Judicial do Grupo Jari. Grande expectativa na região, hoje com a economia totalmente paralisada.

Propaganda

Depois de duas licitações canceladas, a Prefeitura de Parauapebas resolveu estender até janeiro de 2021, os contratos de atendimento publicitário da Gamma e Ivo Amaral.

Vitória

Seguindo as características de um casarão secular, todo a varanda da sede principal da Fazenda Vitória, ganha piso hidráulico. O projeto, que ficará concluído para o réveillon, é da arquiteta Rosângela Martins.

Ração

Começou a construção de uma moderna fábrica de ração em Paragominas. Investimento que supera 35 milhões de reais, via FNO do Banco da Amazônia. Gerará empregos e verticalizará a produção de soja e milho da região.

Combustível

A Atem, distribuidora de combustíveis de Manaus, alavancada pelo FNO do Basa, invade o Pará com estruturas próprias em Santarém e Barcarena. O investimento total ultrapassa os 100 milhões de reais.

Saneamento

O Banco da Amazônia aprovou financiamento de 100 milhões de reais para o grupo Águas do Brasil - Águas do Guamá, que irá investir na melhoria do saneamento de Belém. O projeto conta com parceria da Cosanpa e Finep.

Festão

O Jubileu de Ouro da Construtora Plancon será comemorado em alto estilo no dia 15 de fevereiro, no Grand Mercure. O engenheiro José Nicolau Sabado e família serão os anfitriões.

Icoaraci

A revitalização da Orla de Icoaraci será licitada logo no início de janeiro. Serão seis meses de obra. O trapiche vai aumentar em cinco metros na largura da área de embarque.

Natação

A metodologia Gustavo Borges, medalhista olímpico, acabou de chegar na Companhia Belém Academia. Equipe de professores treinados e certificados pela metodologia.

Orquídeas

Após o sucesso da primeira coleção temática, sobre as aves da Amazônia, o Café do Museu Goeldi lançou agora uma nova inspirada nas espécies regionais da maior família de plantas com flores do mundo - as orquídeas.

Trânsito

A Semob se mudou com mala e cuia para o 2º piso do IT Center, na Senador. Enfim, liberou o caminho do aeroporto de frequentes protestos.

Organização

A paraense Aliana Martin de Mello criou no Rio, onde é domiciliada, a Multimulti, uma brand mark de organização. Todos os serviços são customizados para atender as necessidades dos clientes, observadas as modalidades Consultoria ou Assessoria.

Mina

O Iphan autorizou prospecção arqueológica na área do projeto da Mina do Alemão, da Vale, em Parauapebas. O projeto, voltado para a extração de cobre e ouro, tem a finalidade de produzir concentrado de cobre, tendo o ouro como subproduto.

Marabá

Com valores acima da receita de muitos municípios paraenses, a Prefeitura de Marabá abrirá, no vindouro janeiro, proposta da gigantesca licitação de 29,8 milhões de reais e uns trocados, para locação de veículos.

Enfermagem

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o “Barros Barreto” e o “Bettina”, tem 60 dias para contratar candidatos aprovados em concurso de 2016. A determinação é da Justiça Federal e visa preencher 48 vagas de técnico de Enfermagem.

Biquini

A banda Biquini Cavadão vai embalar a festa dos 40 anos da Quadra Engenharia, no próximo sábado, na Estação. Na ocasião, a ACP entregará ao engenheiro Antônio Couceiro, o título de Empresário do Ano.

EM ALTA

Chocolate

A partir de janeiro, no Lounge do Famiglia Sicilia, começarão as experiências Gaudens, um café e wine bar.

Geologia

A Unama formará, agora em janeiro, a sua primeira turma no curso de Geologia.

Relações

Clythio Buggenhout assumiu a diretoria de Relações Governamentais da Cargill no Brasil.

EM BAIXA

Turismo

Sufoco para atender os cruzeiristas do “Volendam”, em Icoaraci, com 30 ônibus simultaneamente.

Ensino

Sobram vagas no ensino superior privado.

Fundo

O ano acaba, e o navio continua no fundo empatando um berço do porto de Vila do Conde.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias