plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ALTERNATIVA

Bolsonaro pode se filiar ao Partido da Mulher Brasileira

É o que afirma o jornalista Leandro Mazzini. Leia os destaques da coluna Esplanada desta segunda (26)!

Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro pode se filiar ao Partido da Mulher Brasileira camera Reprodução

Partido do clã

Apareceu para o presidente Jair Bolsonaro o Partido da Mulher Brasileira como opção de filiação, que deve alterar o nome para Brasil 35. Curiosamente o PMB tinha só um parlamentar na Câmara, e na Legislatura passada: um homem, o deputado Weliton Prado, que se filiou ao PROS. O precedente recente alerta para um risco ao PMB trocar o nome. O Patriota se chamava PEN e alterou a nomenclatura a pedido de Bolsonaro, que prometeu filiação na pré-campanha de 2018 e... recusou. O clã Bolsonaro quer um partido para chamar de todo seu, desde a Executiva Nacional até os municipais. O Patriota não vingou porque seu presidente, Adilson Barroso, não cedeu.

No muro

Levy Fidélix (PRTB), Barroso (Patriota) e Roberto Jefferson (PTB) ofereceram os partidos para filiação de Bolsonaro, ainda em cima do muro a um ano das convenções.

Memória

Levy Fidélix, que morreu vítima por Covid-19, se desdobrou em telefonemas para o plano de saúde, UTI aérea e hospitais, e conseguiu salvar um irmão do vírus em 2020.

Novo mapa?

O IBGE – que cambaleia sem verba mas resiste, ainda bem – pode ganhar em dias uma curiosa demanda regional na direção. O deputado federal Filipe Barros (PSL) requereu ao ministro Paulo Guedes que o órgão refaça os estudos da divisa do Paraná com São Paulo, no Parque Nacional de Superagui, em Guaraqueçaba (PR).

Foz

O caso envolve um estudo geoambiental da UFPR que pode mudar o traçado diante da nova desembocadura do “Mar de Ararapira”, apontada pelo plano de manejo daquela unidade de conservação e que altera os marcos limítrofes.

Panorama do caos

Não bastasse o pedido de demissão da presidente, recente, e o adiamento do Censo de 2021, o IBGE vê reduzido drasticamente o questionário para a pesquisa nacional.

Lupa

Procuradores de Brasília estão de olho nos trabalhos da Corregedoria da Secretaria de Desenvolvimento Institucional da Embrapa.

MERCADO

CB x indústrias

Empresários do setor produtivo ligados à Federação das Indústrias de Pernambuco estão indignados e amargando prejuízos com a postura da direção do Comando do Corpo de Bombeiros. O órgão tem negado licença de funcionamento às fábricas que extrapolam o Código e Segurança Contra Incêndio e Pânico no Estado.

Ôh, do gabinete!

Os industriais querem reclamar diretamente com o governador Paulo Câmara, pois o Estado deixa de arrecadar impostos. A turma está na porta e o caso está na mesa do secretário da Defesa Social, Antônio de Pádua.

Educação no bolso

Levantamento da Mobills revela que os gastos com educação no Brasil cresceram 50%, em comparação com a média registrada no começo de 2020. A startup analisou dados de mais de 133 mil usuários do app entre Janeiro de 2020 e Fevereiro de 2021.

Zé Esplanador

Nosso leitor fiel – cujo lema é Perguntar não Ofende, Cobrar é de Direito – está revoltado. O PIX vai ser cobrado para pessoa jurídica. Durou pouco a alegria do empresário. A invenção do BC seria gratuita, mas o apetite dos bancões pelo seu bolso é insasiável.

ESPLANADEIRA

#Búzios Love, comemoração do mês dos namorados, começa dia 11 de junho.

# D.A Gastronomia cria novo site, em comemoração aos 20 anos da empresa.

# O livro “Incêndio no Museu”, de Isa Colli, será lançado hoje pela Editora Colli Books.

# Projeto ‘COLLAB Instituto Mazomba’ encerra hoje inscrições para oficinas de formação para mulheres da região de Itaguaí.

# Prêmio Escola Diversa, iniciativa da edtech Piraporiando, está com inscrições abertas para educadores.

# Calçados Bibi inaugura sétima loja no Peru.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Leandro Mazzini

Leia mais notícias de Leandro Mazzini. Clique aqui!

Últimas Notícias