plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Paysandu imparável: líder absoluto do Parazão

Com 20 pontos e desempenho dominante, Paysandu encerrou a primeira fase do Campeonato Paraense invicto, confirmou favoritismo e mira o 50º título estadual

Imagem ilustrativa da notícia Paysandu imparável: líder absoluto do Parazão camera Paysandu teve a melhor campanha na primeira fase do Campeonato Paraense e segue como favorito no Parazão 2024. | Jorge Luis Totti/Paysandu SC

A primeira fase do Campeonato Paraense foi inteiramente dominada pelo PSC. A equipe conquistou 20 pontos e não deu chance a nenhum adversário. Segue invicto, com oito vitórias e dois empates.

O time comandado por Hélio dos Anjos confirmou essa condição dominante com um triunfo categórico sobre o Castanhal, ontem, na Curuzu, por 3 a 0. E poderia ter sido 5 ou até 6 a 0. Quem impediu uma contagem mais larga foi o goleiro Xandão, que fez defesas portentosas.

CONTEÚDO RELACIONADO

Jean Dias abriu o placar aproveitando um rebote na área. Depois, Nicolas aproveitou cruzamento de Kevyn e marcou de cabeça, antecipando-se à defesa. Gol típico de Nicolas, cuja especialidade é o jogo aéreo. O centroavante fecharia o placar em 3 a 0, marcando um belo gol no segundo tempo, aproveitando o espaço permitido pela zaga castanhalense.

A vitória foi maiúscula. A produção ofensiva foi excelente, depois de um jogo travado e improdutivo contra o Ji-Paraná no meio da semana. Robinho voltou a jogar em grande estilo e municiou o ataque em diversas oportunidades. Nicolas, Jean Dias e o próprio Robinho tiveram chances, mas pararam nas mãos do goleiro do Japiim.

Quer saber mais notícias de esportes? Acesse nossa canal no WhatsApp.

É bem verdade que a zaga castanhalense estava completamente exposta, permitindo seguidas oportunidades ao ataque do Papão. Empenhado em ir ao ataque para buscar a vitória, único resultado que garantiria sua classificação, o Castanhal se expôs em demasia.

Com a postura habitual de se impor contra qualquer adversário, o Papão começou adiantando a marcação e provocava seguidos erros do Castanhal. Os laterais subiam, transformando-se em atacantes e o meio-de-campo também se engajou no esforço para chegar ao gol. Esse comportamento inibiu o Castanhal e garantiu o êxito do Papão já na primeira etapa.

Depois de estabelecer o placar de 2 a 0, o Papão veio para o segundo tempo mais tranquilo, embora sem desprezar a tática da pressão em cima da defesa adversária. Foi assim que surgiu o terceiro gol, com os bicolores explorando as subidas desesperadas do Castanhal ao ataque.

Um lançamento longo apanhou Nicolas entre dois zagueiros. Ele só precisou disparar, dominar a bola e tocar rasteiro na saída do goleiro. Lance simples, eficiente e mortal. Houve tempo para a entrada do ágil Esli Garcia, muito festejado pela torcida.

Uma vitória que carimba a melhor campanha do PSC no Parazão e aumenta a confiança na conquista do 50º título estadual. O time está encaixado e, apesar de problemas no setor de armação, tem obtido resultados que permitem afirmar que é a melhor equipe da competição até aqui.

Na próxima fase, encara o Bragantino, um oponente aguerrido, que deu trabalho jogando na Curuzu e que acaba de superar o Remo em seus domínios. Apesar disso, o favoritismo bicolor é incontestável.

Leão abusa dos erros e cai diante do Bragantino

Era jogo para 0 a 0, tamanha a ineficiência dos atacantes dos dois lados, mas um erro monumental da defesa remista permitiu ao Bragantino o gol que assegurou a importante vitória, ontem, no estádio Diogão. O Edicleber, revelado na base azulina, fez um gol improvável.

A bola veio da esquerda, após Gileard aplicar um drible desmoralizante no zagueiro Bruno Bispo. Não foi um cruzamento tão alto, mas apanhou a zaga aberta, Ícaro não cortou a bola e esta se ofereceu ao baixinho Edicleber. Para completar a lambança, o goleiro Marcelo Rangel saiu catando coquinhos e deixou a bola entrar.

O lance decisivo ocorreu aos 15 minutos do 2º tempo, sacudindo um jogo monótono e pobre em jogadas de área até então. O Remo havia ameaçado apenas uma vez, num chute de Marco Antônio que forçou o goleiro Henrique a defender duas vezes.

Várias bolas foram cruzadas para Ribamar, mas o centroavante mostra uma inquietante falta de jeito para finalizar as jogadas. Ele só acertou um cabeceio no gol, mas nas mãos do goleiro, e bateu rasteiro nos minutos finais, sem que nenhum companheiro aproveitasse o rebote.

Logo depois de sofrer o gol, o interino Mariozinho decidiu finalmente mexer na equipe. Botou Camilo e Matheus Anjo, acertando em 50%. Matheus jogou bem, quase marcou um golaço. Camilo, visivelmente desmotivado, pouco participou das articulações ofensivas.

Ronald também entrou e acabou deslocado para a ala esquerda quando Kanu foi lançado (no lugar de Raimar) nos minutos finais. Quase se arrastando em campo, o Bragantino conseguiu segurar a vantagem até o final e comemorou muito a suada classificação às quartas de final.

Os azulinos iniciam a semana sob a expectativa da contratação do novo técnico. As especulações apontam para o nome do paraguaio Gustavo Morinigo, ex-Coritiba e Ceará. Seja quem for o comandante, o trabalho será árduo para transformar o amontoado atual num time competitivo. Tarefa das mais indigestas com os jogadores disponíveis.

Histórias de superação e fracasso dos times interioranos

Caeté, Bragantino, São Francisco e Santa Rosa foram os representantes interioranos que mais se destacaram na primeira fase da competição. As decepções ficam por conta de Cametá e Castanhal, alijados das quartas de final após derrotas na oitava rodada. Na verdade, a eliminação de ambos foi construída ao longo da campanha.

Em Marabá, com gol de Yuri Tanque, o Águia despachou o Cametá. Em Castanhal, o Caeté de Artur Oliveira foi buscar um empate (2 a 2) quando tudo indicava uma nova vitória da invicta Tuna.

Já o Santa Rosa de Netão passou pelo Tapajós, no estádio Baenão, com um gol de cabeça quase ao final da partida. E o São Francisco de Samuel Cândido confirmou o bom momento, derrotando o Canaã por 2 a 0, no estádio do Souza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias