plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Exemplos mostram que Paysandu não deve ser declarado campeão antes do fim do Parazão

Exemplo que vem da InglaterraEm ampla vantagem na classificação do Campeonato Inglês, ocupando cômoda liderança, 25 pontos à frente do 2º colocado, o Liverpool está a duas vitórias de conquistar matematicamente o título, mas não será declarado campeão

Imagem ilustrativa da notícia Exemplos mostram que Paysandu não deve ser declarado campeão antes do fim do Parazão camera Reprodução

Exemplo que vem da Inglaterra

Em ampla vantagem na classificação do Campeonato Inglês, ocupando cômoda liderança, 25 pontos à frente do 2º colocado, o Liverpool está a duas vitórias de conquistar matematicamente o título, mas não será declarado campeão se a temporada não for encerrada normalmente. A paralisação do certame está prevista para ir até o final de abril.

O assunto foi abordado ontem pelo presidente da Uefa, Aleksander Ceferin. O dirigente classificou como “fake news” a possibilidade de o clube levantar o troféu em caso de interrupção definitiva da Premier League. Desmentiu também que a Uefa fará sugestão nessa direção para as ligas nacionais.

Em entrevista, Ceferin desmentiu o boato surgido na internet. “Li e ouvi que a Uefa vai aconselhar as ligas a encerrarem suas competições agora e declarar campeões aqueles que estiverem liderando no momento. Posso dizer que não é verdade. Nosso objetivo é terminar as ligas, e não recomendamos nada assim para qualquer associação ou liga”.

A oito rodadas do término da Premier League, o Liverpool acumula 82 pontos, 25 a mais que o Manchester City. O momento do time é excepcional, com campanha impecável que lhe garantiu virtualmente o título de campeão, que pode vir a ser sua primeira conquista do Campeonato Inglês em 30 anos.

Mesmo frente à importância do título para seus torcedores, o Liverpool até o momento não se manifestou. Preferiu respeitar a quarentena e aguardar o recomeço de atividade na mais rentável liga do planeta.

Aqui mais perto do nosso futebol, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) antecipou-se a eventuais polêmicas e anunciou no dia 20 de março o encerramento do campeonato estadual, de forma antecipada, sem um campeão nem times rebaixados, como previa o regulamento.

O motivo é o mesmo que aflige o futebol no mundo: o avanço do coronavírus. Presidentes dos oito clubes que disputavam o campeonato foram informados em reunião com a FAF.

O Manaus foi o vencedor do primeiro turno e o segundo turno ainda estava em andamento. Conforme a FAF, mais tarde poderá haver uma definição oficial quanto a times rebaixados e classificados para a Série D e Copa do Brasil.

São exemplos que apontam para a necessidade de bom senso na definição do que vai ocorrer com o Campeonato Paraense, que teve apena oitos rodadas disputada e nem completou sua primeira fae.

Ontem, a Federação Paraense de Futebol refutou através de seu presidente, Adelcio Torres, a crítica feita na véspera pelo PSC e reafirmou que a entidade segue cumprindo o que manda o regulamento da competição, aprovado pelos próprios clubes.

É importante o posicionamento da FPF, que faz menção a cartas dos patrocinadores do campeonato, Funtelpa e Banpará, que se manifestaram favoravelmente a que o torneio seja definido em campo, como reza a boa norma do esporte. Lembrou, ainda, que cotas foram antecipdas para ajudar os clubes e que a contrapartida disso é finalizar o campeonato com disputa normal, dentro das quatro linhas.

A direção do banco argumenta que o encerramento imediato do campeonato pode configurar “descumprimento contratual”. A Funtelpa observa que, após passar a fase crítica da pandemia, o calendário do futebol no Estado deve ser retomado.

A coluna reafirma a posição de sempre: futebol deve ser jogado em campo, para alegria da torcida e respeitando regulamento acordado antes da competição.

A batalha mais difícil da vida do Rei do Acesso

A coluna junta-se à campanha em prol de Fran Costa (foto), que luta contra doença grave e está há mais de um ano sem trabalhar. Rei do Acesso, título que ganhou pelos 10 acessos no futebol paraense, o técnico abaetetubense de 59 anos vive o pior momento de sua vida.

Amigos e companheiros de trabalho abriram uma campanha de doações para ajudá-lo a arcar com os custos do tratamento médico.

Quem puder colaborar, pode fazer uma doação para a conta bancária da esposa do treinador, Sônia Leite. Qualquer quantia é aceita.

Banco do Brasil - Agência: 1000-6; conta corrente: 18288-5 - Sônia Regina Martins Leite.

Posição do Bragantino é pelo respeito à disputa de campo

Em meio ao tiroteio envolvendo a dupla Re-Pa, o Bragantino, terceiro colocado no Parazão 2019, destaca-se por defender que se aguarde para concluir os jogos do campeonato em outra data, talvez até no segundo semestre. O presidente, Claudio Wagner, pondera que primeiro é preciolso eperar um pouco mais (30 a 40 dia) para ver a evolução da pandemia do novo coronavírus.

Na reunião tumultuada de quarta-feira, o Bragantino votou pela conclusão do campeonato. Caso não haja condição de finalizar em campo, apoia a anulação da competição. “Anular 100% porque não teve conclusão. Ou a terceira opção é que as vagas para Série D e Copa do Brasil com os times no Parazão de 2021. O melhor é reunir os clubes e decidir isso jogando”.

Uma joia do Peixe ganha o 1º galardão importante

Rodrygo, joia do Peixe negociado com o Real Madrid, conquistou o prêmio NxGn de melhor jogador jovem do mundo. A premiação abrange jogadores nascidos após 1º de janeiro de 2001.

Além de Rodrygo, outros dois atletas brasileiros estão no top-10 da lista: Reinier, revelado pelo Flamengo e também jogador do Real, ficou em quarto lugar. Gabriel Martinelli, que surgiu no Ituano e joga no Arsenal, é o sexto.

Sem esquecer de agradecer os companheiros de time, Rodrygo motrou a conhecida humildade ao agradecer pela premiação. Acompanhado de perto por Zidane, todas as dúvidas sobre o futuro na carreira vêm sendo dissipada pelo comportamento disciplinado, tranquilo e eficiente de Rodrygo em campo. Fora do gramado, brilha pelas declarações seguras, bem substanciadas e no idioma do país que o acolheu. Bem ao contrário da maioria dos nossos boleiros que atuam pelo mundo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias