plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Um novo Formosa e outras novidades na rede estão na coluna de Mauro Bonna

Congresso da Boa Lembrança Ângela Sicilia é a coordenadora do Congresso da Associação da Boa Lembrança que será realizado em Belém, de 17 a 22 de setembro, reunindo 60 chefs estrelados de todo o país. O evento será realizado no Gasômetro, com feira gastr

Congresso da Boa Lembrança

Ângela Sicilia é a coordenadora do Congresso da Associação da Boa Lembrança que será realizado em Belém, de 17 a 22 de setembro, reunindo 60 chefs estrelados de todo o país. O evento será realizado no Gasômetro, com feira gastronômica no Parque da Residência. Todas as receitas estarão em um livro editado pela Imprensa oficial do Estado.

Terminal da Cargill em Abaetetuba

Prevista para esta quinta, uma audiência pública em Abaetetuba em torno da instalação de um TUP - Terminal de Uso Privado da Cargill, maior operadora de alimentos do mundo. Foram feitos estudos técnicos e ambientais de alto nível acompanhados pelos órgãos reguladores. A audiência é um instrumento de diálogo, não deliberativa. Pena que ainda existam lideranças locais, religiosas e políticas tentando impedir a presença do público.

Redenção logística do Pará

Três grandes terminais privados já operam em Barcarena. A proposta do TUP da Cargill é do outro lado do rio, no município de Abaetetuba, dentro da área de abrangência do porto. Devidamente planejado e analisado, quando autorizada a instalação desse terminal vai gerar emprego e renda para a comunidade e tributos para o município. Tomara que as autoridades garantam a realização de audiências públicas liberando a população local de lideranças mal-intencionadas.

Terminais de grãos em Vila do Conde

Bola da vez, o complexo logístico de grãos em torno de Vila do Conde: Terfron, sociedade entre Maggi e Bunge; Hidrovias do Brasil, presta serviço para Noble e Nidera, ambas controladas pela Cofco, grande trade estatal chinesa e Terminal da Ponta da Montanha, reúne ADM e Glencore (antigo terminal da Pará Pigmentos). Um novo terminal da Louis Dreyfus Company (LDC) será perto da enseada do Malato, no Marajó. Consta que praticamente não farão nada em terra, o terminal será praticamente só transbordo em água. E o projeto da Cargill, já em Abaetetuba.

Tacacá congelado em São Paulo

A Combu - Produtos da Amazônia, com fabricação em Belém e loja na Bela Vista, em São Paulo, lançou Tacacá congelado. É só descongelar, ferver e servir. A empresa tem um mix imenso de farinhas, tucupi, açaí, geleias, tudo de mandioca, copaíba e andiroba, feijão manteiguinha, chocolate, artesanato e perfumes.

Campus Party Brasil em Belém

Maior evento de tecnologia, inovação, criatividade, ciência e entretenimento digital do Brasil, Belém receberá uma edição do Campus Party. Ele une jovens geeks nesse festival e tem a missão de ajudar a criar espaços para que a energia das novas gerações digitais encontre um lugar para reescrever o código fonte do mundo. Em novembro, no Hangar.

Papa

A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, do Rio, lançou o barco-hospital “Papa Francisco”. A embarcação, totalmente equipada, vai levar assistência médica a locais isolados e acessíveis apenas por vias fluviais na Amazônia. O “Papa Francisco” ficará baseado em Óbidos.

Artefacto

Fred Bitar passou para Elias e Luma Rego o ponto da Gentil com Rui Barbosa. O casal vai instalar no local uma franquia da Artefacto, grife de móveis que retorna ao mercado de Belém.

Abaetetuba

O MEC autorizou o funcionamento da Esamaz em Abaetetuba. Inicialmente com os cursos de Direito e Enfermagem. Já começará em agosto.

Carne

A Mercúrio Alimentos lançou as linhas Quality Beef e Super Chef. Foram idealizadas de forma a se alinhar ao mercado exigente nacional e internacional, já que são fáceis de assimilar tanto em português como em outros idiomas.

Robótica

O Hospital Porto Dias alcançou a marca de 100 Prostatectomias Robóticas, no Sistema DaVinci SI. Alta precisão, qualidade e segurança para pacientes e médicos. A Cirurgia Robótica está se tornando um curso inexorável para a medicina, no mundo inteiro.

Porto

A Praticagem da Barra saiu, na semana passada, com o primeiro navio com calado de 13,8 metros pelo canal do Quiriri, tornando o porto de Vila do Conde mais atrativo ao comércio marítimo. Chegou a vez do Norte.

Havan

Luciano Hang planeja abrir 74 lojas em quatro anos e chegar a 200 unidades até o fim de 2022, com maior presença nas regiões Norte e Nordeste.

Formosa

O empresário José Oliveira iniciou a construção do Formosa-Guamá, na Barão de Igarapé-Miri. E no Formosa-Cidade Nova abriu a Clínica Minha Consulta e loja da CVC.

Mascote

Os pais pagaram 10 mil reais por cada criança que entrou, ontem, de mãos dadas com os jogadores da Seleção.

Argumento

Amanhã, o Argumento da RBA apresentará um programa especial gravado no Hangar, reunindo Nelson Chaves e Cristovam Buarque. Às 22h.

Decoração

No Magazan Casa, que será inaugurada nesta quinta, no mix do Novo Castanheira, terá três andares de móveis e decoração. O Grupo Líder entra pesado no segmento.

Top 5

O curso de Engenharia Ambiental da Ufra, em Capanema, recebeu nota máxima (5) do MEC.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas/FGV iniciará, nesta quinta, em Belém, os MBAs: Gestão Estratégica de Pessoas - Desenvolvimento Humano de Gestores; Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e Direito Tributário. Lançamento no final de agosto: Direito Societário.

Açaí

Agora em julho, começará uma supersafra de açaí. O Pará produz 95,5% da produção nacional. No ano passado, foram 1,3 milhão de toneladas.

Energia

O Grupo Votorantim Cimento investiu 18 milhões em sua fábrica no município de Primavera, para dar um novo destino ao caroço de açaí usado como biomassa nos fornos.

Adubo

Em Macapá, a Embrapa aproveita a grande quantidade de caroço de açaí como adubo orgânico. Deve ser construída uma usina de compostagem.

Exportação

A Native Barries investiu 25 milhões em uma unidade industrial, na cidade mineira de Visconde do Rio Branco, para processar o açaí com foco na exportação. Já são 25 itens entre sucos e uma linha light, como um sorbet e uma barra de cereal adoçados com xilitol.

Floresta

O MapBiomas reúne ONGs, universidades e empresas de tecnologia com o intuito de mapear o uso da terra. Agora foi lançado nacionalmente o MapBiomas Alerta. Trata-se de um sistema que emite notificações de áreas desflorestadas, legalmente ou ilegalmente.

Imóvel

O Itaú vai lançar, no segundo semestre, um site para vender os imóveis que foram retomados pelo banco, em garantia de empréstimos inadimplentes.

Café

Produzindo quase 2 milhões de sacas por ano, Rondônia se prepara para um feito inédito: ter a primeira Indicação Geográfica de café da região amazônica.

Chocolate

O Chocolate Gaudens, de Fábio Sicilia, ganhou espaço no Polo Joalheiro. Em setembro, a marca lançará chocolate com açaí. E toda a linha FIT está disponível na Divina Terra, no Boulevard.

Logística

Iniciadas as obras de adaptação nos módulos locados no Alianza Park, em Benevides. Em 90 dias, tudo estará pronto para início das operações de distribuição do Magazine Luíza no Pará.

Biotecnologia

O projeto “Conexão Biotec na Escola”, da Ufra, leva palestras e experimentos de biotecnologia para alunos do ensino médio da Escola Brigadeiro Fontenelle, na Terra Firme.

Hospital

A Unimed Belém está tocando o retrofit do hospital da Castelo, via Quadra Engenharia, com recursos próprios.

Pátio

Lojas que vão inaugurar, ainda neste ano, no mix do Pátio Belém: Açaí da Hora, Clínica Sim, Centauro, Democrata, Drogasil, Kopenhagen, Mahogany, Monopólio Câmbio, Reinafarma, Restaurante Mano Sá.

Igarapés

O Parque dos Igarapés lançou nova atração: o balde maluco - sistema mecânico, de jogar água nos banhistas, lembrando uma cachoeira. Durante o mês de julho funcionará de segunda a segunda, das 8h às 17h. E o hotel resort funciona 24h.

Órtese

O Hospital Metropolitano, em Ananindeua, inaugurou único laboratório hospitalar do Brasil com produção de órteses - aparelhos usados para imobilizar ou auxiliar os movimentos dos membros ou coluna vertebral - de baixo custo.

Seleção

A Capes vai selecionar projetos para cooperação com instituições da França, por meio dos programas Brafitec e Cofecub, e da Alemanha, do Probral. Ao todo, serão concedidas bolsas a até 65 projetos. Os interessados poderão se inscrever até às 17h do dia 26 de julho.

Raia

O Mapa anunciou lista de 12 empresas aptas a vender Raias com fins ornamentais e de aquariofilia da temporada 2019. Outras cinco empresas devem procurar a Superintendência Federal de Agricultura do Pará, para sanar as pendências observadas.

Doutorado

A partir do ano que vem, a UFPA terá Doutorado Acadêmico em Educação da Amazônia, integrante da Rede Educação na Amazônia (Educanorte). A proposta foi aprovada pelo Consep e a previsão é de que o primeiro edital de seleção seja divulgado já no segundo semestre deste ano.

Portugal

Depois do sucesso em Coimbra, a hamburgueria paraense Uata!? vai abrir filial na cidade do Porto.

Ponto

O antigo ponto do Belemzão, na Pedro Álvares Cabral, continua disponível para aluguel, por 100 mil reais/mês.

Pirarucu

O Rio de Janeiro recebeu seu primeiro lote de pirarucu de manejo, direto da Amazônia. Desembarcaram na cidade, quatro toneladas de peixe – que pode atingir três metros de cumprimento e pesar até 200 quilos. O produto irá invadir os restaurantes cariocas.

EM ALTA

Vestibular

A Unama fará um grande vestibular tradicional, em outubro.

Hydro

Em agosto acontecerá o Summit da Hydro, no Grand Mercure e na Estação.

Plaza

Ainda disponível para negociação o estratégico ponto do Plaza Yamada, na Governador.

EM BAIXA

Praça

Os vendedores de coco da Batista Campos, com recursos próprios, estão tapando os buracos da praça.

Tecnologia

Apple faz recall do Macbook Pro por risco de incêndio em baterias.

Sal

Invasão de terras tomou conta da estrada de acesso à vila de Cuiarana, no Sal

(Mauro Bonna/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias