plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Havan já tem data para ser inaugurada em Belém. Veja na coluna de Mauro Bonna!

Arquivado o Porto do Espadarte Depois de quatro anos aguardando que o ICMBio avalizasse o termo de referência do EIA-Rima elaborado pelo Ibama, a Vale desistiu e devolveu a área que havia comprado para construir o porto do Espadarte, no município de Curu

Arquivado o Porto do Espadarte

Depois de quatro anos aguardando que o ICMBio avalizasse o termo de referência do EIA-Rima elaborado pelo Ibama, a Vale desistiu e devolveu a área que havia comprado para construir o porto do Espadarte, no município de Curuçá. Uma instrução normativa compartilhada entre Ibama e ICMBio, previa essa anuência para o caso de empreendimentos em áreas de proteção ambiental (mesmo de abrangência parcial, como é o caso de uma Reserva Extrativista, como a de Mãe Grande de Curuçá). Agora estudos apontam que investir na dragagem do canal do Quiriri e novos berços em Vila do Conde poderão escoar até 50% da carga hoje exportada pela Vale em Ponta da Madeira, no Maranhão.

Chegou a vez dos portos do Pará

A Vale vai entrar para valer no setor portuário do Pará. É um enorme risco, agora que decidiu descontinuar muitas operações em MG e apostar quase todas as suas fichas na província mineral de Carajás, exportar acima de 300 milhões de toneladas por ano através de um único corredor, no caso a Ferrovia dos Carajás e o porto de Ponta da Madeira, no Maranhão. Quem tem um não tem nenhum.

As ferrovias paraensesApenas 10% das 300 milhões de toneladas já seriam suficientes para garantir o investimento na fase - 1 (400 quilômetros) da Ferrovia da Integração Paraense. O Pará já tem em seu território diversas outras ferrovias: Porto Trombetas-MRN (Oriximiná), Porto Jari-Jarcel (Almeirim), Porto Juruti-Alcoa (Juruti), S11D-Vale (Canaã) e dos Carajás – Vale (Parauapebas a São Luís). E são todas ferrovias paraenses.

Congresso da Boa Lembrança em Belém

O Congresso anual da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, entidade fundada em 1994, em Petrópolis, pelo chef italiano Dânio Braga, depois de 14 anos voltará a ser realizado em Belém, no Grand Mercure, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, reunindo cerca de 60 chefs de todo o país. Ângela Sicilia é vice-presidente e Sandro Mota, diretor regional Norte. No Pará, dois restaurantes pertencem à associação: Famiglia Sicilia, em Belém, e Dom Mani, em Santarém. O criativo souvenir da entidade, o Prato da Boa Lembrança, já alcançou 1,2 milhão de exemplares.

Dez anos da UFPA em Tucuruí

O Campus de Tucuruí da UFPA celebrará 10 anos de sua inauguração no dia 29 de junho, com a presença do Reitor da UFPA. Com forte atuação em Engenharias, o campus oferece cinco cursos de graduação e três cursos de mestrado. Recentemente, criou o Parque Tecnológico do Lago de Tucuruí, Tecnolago, que já está selecionando as primeiras empresas para apoio tecnológico em processos de produção.

Empreendedorismo no Sebrae

A partir de amanhã, terá início a XI Semana do Microempreendedor Individual em Belém e em todas as agências regionais do Sebrae no Pará. Além de atendimento e formalizações, o MEI poderá se capacitar nas oficinas e palestras masters sobre Inovação em Vendas, com o palestrante Ricardo Lemos, e Marketing Digital, com Erik Pena. Nos dias 25 e 26 ocorrerão feiras de comercialização de produtos em Belém e regionais. Na capital, a feira ocorrerá na Praça Santuário de Nazaré. Programação gratuita.

Parque

Em decisão de primeiro grau, a Aeronáutica obteve a reintegração de posse da área do Aeroclube. Área ociosa, sonhada para instalação do Parque de Belém.

Lançamento

A Quadra lançará em setembro, um sofisticado prédio residencial em frente à Praça Batista Campos, no local onde residiu a família do jornalista Romulo Maiorana. Serão apartamentos de 230 metros quadrados.

DOL

Vem aí o novo DOL (Diário Online): mais notícias, mais agilidade, mais iteratividade. Nos últimos 12 meses, foram mais de 200 milhões de visualizações.

Exame

Helder será um dos palestrantes do próximo Fórum Exame, no dia 28, na Câmara Americana de Comércio, em São Paulo.

Fórum

Helder fará a palestra magna abordando o tema “Governança e Sustentabilidade” no Fórum do TCE. Entre as estrelas do evento, o ministro do TCU, Weder de Oliveira. Nos dias 18 e 19 de junho, no Hangar. Inscrições gratuitas no site do TCE.

Carne

A China decidiu postergar a aprovação de outros frigoríficos brasileiros para que sejam validados critérios técnicos. Isso deixou satisfeitos os empresários de carne paraenses. Acreditam no seu taco e aceitam disputar critérios técnicos. O próximo passo é galgar mercados na Europa.

Asfalto

O Dnit retomou as obras de pavimentação na BR-163, no trecho entre Novo Progresso e Moraes de Almeida, distrito de Itaituba. A meta é concluir o asfaltamento de cerca de 50 quilômetros até Miritituba ainda em 2019.

Matemática

Na Olimpíada Canguru Internacional de Matemática, a Medalha de Bronze foi conquistada pelo aluno Enzo Soares Pereira, do 8º ano do Colégio Santa Catarina de Sena.

Estação

Nesta semana, a OS Pará 2.000 reassume a gestão do estacionamento da Estação, com novos equipamentos e o fim da taxa única.

Argumento

Amanhã, às 22h, na pauta do Argumento da RBA: o consultor de imóveis Salomão Mendes e a virada do mercado imobiliário de Belém. E Roberto Araújo, anunciando o 4º Encontro de Bateras de Belém, no dia 29, no Centur.

Marajó

A mesma empresa que opera o “Golfinho” lançará, no ano que vem, uma nova lancha rápida preparada para as ondas da Baía do Marajó, com capacidade para 230 passageiros, totalmente construída no Pará. Na linha para Soure e Salvaterra.

Reforma

A Associação Comercial do Pará irá instalar um painel mostrando a posição de cada deputado em relação à Reforma da Previdência.

Coca

O Grupo Simões aproveitou o seu estande na Fipa para oferecer a Coca Cola Plus Café Expresso e Ades. Também apresentou a sua Industria 4.0 através de vídeo. A Latina assinou a ação.

Férias

De 1º a 12 de julho, acontecerá a II Colônia de Férias da Luiza Duarte Academia. Oficinas de pintura, circo, teatro e natação são algumas das atividades que irão rolar no período. Inscrições abertas.

Inovação

A Manioca, pequena indústria paraense de sabores amazônicos, é finalista, em três categorias, do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela CNI-Sebrae. Dentre 1.746 empresas inscritas é a primeira e a única do Norte. Os vencedores serão conhecidos em junho, em São Paulo.

Búfalo

Zootecnistas da Embrapa e da Ufra estão incentivando uma correta mineralização do rebanho bubalino marajoara. Só o uso do sal mineral pode aumentar a produção de leite em mais de 50%.

Propaganda

A Ivo Amaral Publicidade foi escolhida para atender a conta do Líder Home Center. A rede já conta com duas unidades em Belém e três no Interior.

Memorial

Na quinta, haverá a inauguração do Memorial da Força Aérea Brasileira na Amazônia. O espaço reunirá informações sobre a relação do desenvolvimento e integração da região com a FAB.

Paragominas

Na terça, o Programa Cidade Empreendedora será lançado em Paragominas. Iniciativa da prefeitura municipal, em parceria com o Sebrae, integra gestão pública e pequenos negócios.

Constituição

Zeno Veloso, Raimundo Santos e Jeferson Bacelar coordenam duas obras para lançamento em outubro, quando a Constituição estadual completará 30 anos de promulgada.

Esporte

A Centauro vai inaugurar três novas lojas em Belém, ainda em 2019: Pátio Belém, Bosque Grão-Pará e Metrópole.

Marina

Sob o comando de Jorge Mutran, abriu ontem, na Direct Marina, na Bernardo Sayão, o Boteco da Orla. Especializado em carnes premium.

Agro

Na sexta, durante a ShowAgro em Paragominas, a Ufra assinará um protocolo de intenções com a Coopernorte, para ações de fortalecimento da produção agropecuária.

Pesquisa

Durante a ShowAgro, em Paragominas, serão apresentadas as pesquisas realizadas pela Ufra, para o desenvolvimento da agropecuária na região.

Noivos

Leonardo Amaral Pinheiro da Silva lançará nesta quarta, às 20h, na Unama-Alcindo Cacela, o livro “Pacto dos Noivos”, com o selo da editora Lumen Juris.

Tiro

Graziela Paulino (Yaci Karapãna), do Amazonas, é a primeira mulher indígena da Seleção Brasileira de Tiro com Arco. Ela foi classificada em 1º lugar para o Pan-Americano de Lima. Também vai disputar o mundial na Holanda, em junho, em busca de uma vaga para a Olimpíada de Tóquio, em 2020.

Havan

A Havan já ajustou o cronograma: suas duas primeiras lojas na Grande Belém serão inauguradas para o Natal.

Merenda

Com produção considerada “agroecológica”, indígenas da etnia Wai-Wai e quilombolas vão fornecer alimentos para a merenda escolar de escolas públicas localizadas próximas à aldeia e às comunidades quilombolas de Oriximiná.

Desmatamento

A Justiça Federal condenou os donos da Madeireira Rancho da Cabocla a prestarem 955 horas de serviços comunitários, além de multa. Eles desmataram três mil metros quadrados de floresta em área de preservação permanente, em Prainha.

Miriti

Com expectativa de gerar 100 empregos diretos e 500 indiretos, será realizado nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho, o 16° Festival do Miriti – Miritifest, em Abaetetuba. Dentre os produtos, claro, estão os famosos brinquedos de miriti.

Débito

Novas regras para parcelamento de débitos com a Fazenda Nacional. Entre outras, o valor do limite mínimo de cada parcela passará de 100 para 200 reais, se o devedor for pessoa física.

Curso

O MEC autorizou os cursos de Farmácia, da FAM (Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia), em Abaetetuba; de Odontologia, da Faculdade Ideal Wyden; de Enfermagem, da Finama, e de Psicologia, da Fapen, ambas em Belém.´

Namorados

O Grand Mercure já aceita reservas para o seu tradicional jantar dos namorados. André Duah in Concert será a atração musical. Cardápio assinado pelo chef Caca Nascimento e carta de vinhos exclusiva, além de pernoite no único cinco estrelas da cidade.

EM ALTA

Voo

A Anac instala terminal de autoatendimento em Val-de-Cans para receber sugestões e reclamações dos passageiros.

Marajó

Búfalos, açaí, pirarucus e arroz podem mudar o IDH do arquipélago do Marajó.

Futebol

No próximo sábado, começara a III Copa LDA de Futebol Society. Serão dois turnos com a final em agosto.

EM BAIXA

Emprego

O desemprego cresceu em todas as regiões, no 1º trimestre. No Amapá ultrapassou os 20%.

Hotel

Cortada a energia, por falta de pagamento, do outrora sofisticado Hotel Tropical de Manaus.

Cozinha

O Japão vai proibir forno de micro-ondas. Motivo: ondas radiativas causadoras de danos à saúde.

(Mauro Bonna)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias