plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna deste domingo (16)

João de Deus bamburrou no ParáContou Marcus Elias, dono da Lap Investimentos, ex-controladora da Parmalat e da Daslu, considerado um dos amigos mais próximos do médium João de Deus: João serviu ao Exército como alfaiate e ganhou fama de escapar tanto de o

João de Deus bamburrou no Pará
Contou Marcus Elias, dono da Lap Investimentos, ex-controladora da Parmalat e da Daslu, considerado um dos amigos mais próximos do médium João de Deus: João serviu ao Exército como alfaiate e ganhou fama de escapar tanto de onça quanto de tiro de guerra. Os militares colocavam João à frente das buscas, na Guerrilha do Araguaia, no Pará. A fama dos poderes paranormais já corria - diziam descobrir veios de água e minérios no subsolo. No início da década de 80, João chegou à Serra Pelada e bamburrou; descobriu muito ouro e ficou rico. Ele estava entre os felizardos que encontraram a maior pepita na época de 260 quilos. Adorava umas pingas e raparigas.

Paris N’América na vitrine
A arquiteta e doutora em História, Márcia Nunes, está debruçada na edição de um livro contando tudo, absolutamente tudo, da loja Paris N’América. Um verdadeiro bibelô, ainda preservado, no Centro Histórico de Belém. É uma edificação mista que abrigava o comércio de modas e a residência de Francisco de Castro. Faz parte da pesquisa Casas Senhoriais de Belém, da qual Márcia é coordenadora, e do “VI Colóquio Internacional Casas Senhoriais: anatomia de interiores” que ocorrerá em Belém, de 4 a 6 de junho de 2019, onde 14 casas senhoriais da cidade serão apresentadas.

Controle social dos gastos públicos
No discurso de agradecimento ao receber a Medalha Serzedelo Corrêa, conferida pelo TCE-PA, o conselheiro Helvécio Ramos Castro, do TCE de Minas Gerais, destacou o perfil do trabalho de Nelson Chaves: “É considerado referência nacional na promoção do Controle Social, a partir do diálogo entre as cortes de Contas e a população. Sua opção pela cidadania no controle e zelo pelo bom uso dos recursos públicos é sempre uma inspiração para todos que fazem o controle externo no Brasil”.

Desapropriação do Amazônia Hall
Empresários do setor de transportes apresentaram à Prefeitura, estudo técnico e sistemático para a viabilização de um terminal de apoio ao BRT, no coração da Augusto Montenegro. O imóvel sugerido é o ocioso e abandonado terreno do antigo Amazônia Hall, de propriedade do empresário José Nazareno Cardoso. Com a desvalorização dos imóveis naquela área, a desapropriação sairia por um valor bem abaixo do mercado. Algo em torno de três milhões de reais.

Rainforest com muita festa
O navio de cruzeiros “Viking Sea” retornará a Belém, justo no dia 1º de janeiro. Passará o réveillon ao largo do Sal. Com maré boa ficará ancorado no canal em frente à Estação, das 7h às 19h. Vem do Caribe com 1.200 americanos e segue para Santarém e Manaus. A chuva tropical é argumento de venda da cidade. O Veropa e as igrejas estarão abertos, porém os museus fechados em razão do feriado. Serão quase 30 ônibus. O Feliz Lusitânia ficará uma festa só, pois coincide com a posse do governador.

Preservação de prédios históricos
O Conselho Municipal de Política Cultural de Belém está encaminhando ao governo do Estado pedido para que seja reconstruído, de acordo com o original, o muro da antiga residência de Dona Bertina Lobato, na Avenida Nazaré, onde funcionou o Centro Integrado de Governo e que vai abrigar a representação da ONU.

Jornais
Pesquisadora veio do Rio para fazer reproduções de exemplares dos jornais “A Província do Pará” e da “Folha do Norte” de fins do XIX e início do XX, o que não pode ser feito de tão estragados que estão. Esses são exemplares únicos, nem na Biblioteca Nacional podem ser encontrados. Uma parte da memória do Pará está sendo perdida.

Enfermo
Helder vai herdar uma barra. Segundo a Consultoria Tendências, somente seis estados, sendo quatro do Norte, apresentam saúde fiscal nesta virada de gestão: Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins e Paraíba. Ao contrário do que muitos pensavam, o Pará está enfermo.

Moderno
Já houve duas propostas para compra dos direitos da marca Colégio Moderno, com 92 anos de existência e 40 anos de registro.

Memorial
Deverá ser inaugurado em fevereiro, no prédio da Quintino, um memorial expondo o acervo do Colégio Moderno, com fotos, placas, troféus, medalhas, documentos e outorgas. Será aberto a visitação. Registro de brilhante legado.

Avenida
Já está na hora da Rodovia Augusto Montenegro virar Avenida Augusto Montenegro. Com tantos conjuntos habitacionais de todos os padrões, comércio pujante e muito tráfego, só assim para merecer calçadas para o grande número de pedestres.

Farmácia
O prédio da Farmácia República, o último exemplar conservado do Belle Époque paraense, na Presidente Vargas, está para locação. Parte do acervo interno deve ser doado a um museu e quem ficar no espaço herdará curiosidades como um dos mais, se não o mais antigo elevador montado no Brasil, ainda na primeira década do século XX.

União
O Patrimônio da União vai recadastrar 10 mil imóveis no Pará, a partir de janeiro. Um número acima do Rio (7,5 mil) e de São Paulo (3,5 mil). Olho grande em bairros da capital como Umarizal, Reduto e Telégrafo. Com os novos dados, o governo quer arrecadação adicional de 21,6 milhões de reais.

Argumento
Eis a pauta do Argumento de amanhã: o empresário Oscar Rodrigues e o novo Castanheira. E Rubens Magno Jr., eleito novo superintendente do Sebrae-PA. Às 21h45.

Loteamento
Depois da Status, que transformou o projeto de bairro Planejado Bouganville, na antiga Eidai, em loteamento, agora será a vez da Cyrela seguir o mesmo caminho. No lugar de edifícios de apartamento, a empresa prepara, a partir de 2019, lotes a partir de 160 metros quadrados para a área remanescente da antiga Estacon, na Augusto Montenegro.

Remo
O Hospital Porto Dias recebeu os atletas do Clube do Remo, ontem, para avaliação geral da pré-temporada. Em parceria intermediada pelo médico Jean Klay Machado, o Porto Dias vai atender as demandas de saúde da equipe remista em 2019.

Televisão
Nos últimos 12 meses, a TV por assinatura registrou queda de 2,31%. Mas, o Pará ficou entre os três estados que apresentaram maior crescimento percentual: 4,73%.

Marajó
Lanchas para Salvaterra e Soure lotadas para o réveillon. Muita procura e pouco empenho para viabilizar a hotelaria e o turismo no Marajó. Lanchas extras só com muita pressão.

Sophos
A estrutura do Colégio Sophos, na Augusto Montenegro, pertence ao empresário Zé Neto, que adquiriu a antiga área da Visão e construiu tudo em tempo recorde. Aluguel de 10 anos.

Praça
A Justiça concedeu liminar liberando manifestações artísticas, esportivas e culturais na Praça da República, independente de prévia autorização. A Prefeitura contestou a ação, mas não deve ter nenhuma decisão antes do recesso do Judiciário.

Advogados
Movimentação no grupo societário do FFV Advogados. Américo Ribeiro, especialista em Direito Tributário e Processual Tributário, é o mais novo sócio diretor do escritório.

Saúde
Oficializada parceria entre a UFPA, Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do MEC no Pará e a Unimed Belém. Agora os servidores podem migrar para o plano de saúde coletivo da Unimed, sem o cumprimento de carência e sem pagamento de taxa de adesão à Cooperufpa.

Saber
O professor maranhense Agostinho Ramalho Marques Neto recebeu, das mãos do reitor Emmanuel Tourinho, o título de Notório Saber da UFPA. Com a outorga, Marques Neto, responsável pela formação de muitos pesquisadores no Brasil, se torna membro acadêmico da UFPA.

Qualidade
Dois cursos da Ufra receberam notas 4 e 5 do MEC, respectivamente, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Biologia dos campi de Capitão Poço e Tomé Açu. Essa é a qualidade que a Ufra levará na interiorização no Marajó.

Integração
A Ufra realizou o Seminário de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão simultaneamente nos seis campi. Foram 1.900 inscritos e mais de 500 trabalhos apresentados. Neste ano, o tema do seminário foi Sustentabilidade: ética, conhecimento e inovação.

Agronegócio
A Ufra realizou o III SimpoAgro onde discutiu pesquisa e inovação aplicada ao agronegócio. O evento aproxima as pesquisas e inovações às necessidades do agronegócio. Benefícios imediatos: o melhor uso da água, diminuição no uso de adubos químicos e de agroquímicos.

Pura
O Formosa do Umarizal e Augusto Montenegro oferece uma seleção de produtos paraenses muito especiais. A gôndola do “Pura Amazônia”. O grupo reúne 23 pequenas indústrias paraenses que valorizam o uso da biodiversidade amazônica.

Rádio
A Unama FM fez melhorias no seu parque técnico, cobrindo agora mais de 20 municípios no entorno de Belém. Estreia nova programação musical. Consultoria de Mauro Cleber e coordenação de Mário Camarão.

Comércio
O térreo da sede da quase bicentenária ACP, com 1.200 metros quadrados, na esquina da Presidente Vargas com Santo Antônio, está disponível para aluguel. A construção é um ícone da cidade desde os anos 30 do século passado.

Digital
O selo digital já é realidade no Pará. O TJPA iniciou sua utilização no Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Belém. Com a funcionalidade QR Code, confere ao cidadão um alto nível de segurança e transparência, possibilitando a consulta pública em tempo real das informações dos atos e valores praticados pelas serventias extrajudiciais do Estado.

Ensino
O Grupo Almeida Gonçalves, mantenedor da antiga Esamaz agora Cesamaz como centro universitário, projeta a construção de um prédio de seis andares no seu ponto da Arcipreste, para reunir suas operações em Belém e abrigar a reitoria da organização de ensino.

Expô
O artista plástico Antônio Carlos Lobo Soares, com 40 anos de atuação, abrirá exposição amanhã, com uma série de pinturas abstratas, em acrílico sobre tela, na Galeria 791. A galeria fica na Senador, no Síntese Plaza.

Decoração
Acaba de aportar no Jardim Secreto, uma nova linha de vasos e cachepôs metalizados. Podem ser encontrados nas cores rose, cobre e dourado.

Formosa
A mega-ampliação da concorrida loja do Formosa, na Duque, já caminha para conclusão. Agora em janeiro começará a instalação da cobertura. Só de vagas de estacionamento já são 700 disponíveis. Será um dos principais centros de compras da cidade.

EM ALTA

Livro

Nesta terça, às 19h, na Fox, lançamento da biografia do cronista esportivo Giussepe Tommaso, escrita por Mauro Tavernard.
Hospital.

O Banco da Amazônia, via FNO, vai financiar a conclusão do Hospital Geral da Unimed, na Castelo.

Turismo

A Turvicam está com venda de cruzeiros na América do Sul, a partir do Rio, e do Caribe, a partir de Fort Lauderdale.

EM BAIXA

Leilão

Suspenso o leilão dos imóveis do INSS em Belém. Faltou quitação dos tributos junto à Prefeitura.

Água

A Semob deveria sinalizar e desviar o trânsito das áreas de alagamento. Perigo e prejuízo.

Mosqueiro

Obra da contenção atrasou e a chuva chegou. Conclusão: acesso interrompido ao Marahu.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias