plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Cross Fit traz perigo aos praticantes; leia na Coluna Mauro Bonna

Os perigos do cross fit Jean Klay Machado, um dos mais concorridos ortopedistas da terra, que acaba de presidir o Congresso Nacional de Ombro e Cotovelo, em Belém, alerta: o aumento da prática de Cross Fit fez dobrar a demanda por cuidados ortopédicos. J

Os perigos do cross fit

Jean Klay Machado, um dos mais concorridos ortopedistas da terra, que acaba de presidir o Congresso Nacional de Ombro e Cotovelo, em Belém, alerta: o aumento da prática de Cross Fit fez dobrar a demanda por cuidados ortopédicos. Jovens sem o necessário condicionamento e avaliação adequada se entregam à moda e logo ficam íntimos do famoso Manguito Rotador, que exige no mínimo oito meses para recuperação. A prática do jiu-jítsu segue a mesma regra.

Excelência em doenças da coluna vertebral

O Hospital Porto Dias implantou o Centro de Excelência em Doenças da Coluna Vertebral (CEDC). O programa lança as bases para a implantação do Value Based Healthcare (VBHC). Ferramenta de gestão da clínica que combina uma equipe multidisciplinar eficiente e protocolos rigorosos, para entregar o melhor valor possível para pacientes e operadoras de saúde.

Ozonioterapia para lesões crônicas

Comemorando sete anos de sucesso, a React Fisioterapia (Luiza Duarte Academia) inaugurou uma segunda unidade na Roots Crossfit, na Mauriti. Negócio de Renan Duarte, Renato Caldas, Hugo Macedo e Willian Santana. Aliás, a React Fisioterapia implantou a Ozonioterapia como nova forma de tratar lesões crônicas e agudas, aplicada pelo fisioterapeuta Renato Caldas, certificado pela Associação Brasileira de Ozonioterapia.

Le Cordon Bleu chega ao Rio

Amanhã, Le Cordon Bleu abrirá, no Rio, já com alunos em sala de aula. São 600 vagas com 20% destinadas a alunos de baixa renda. Investimento de 10 milhões de reais, sendo que o Governo do Estado cedeu o imóvel na Rua da Passagem, em Botafogo. O Le Cordon Bleu Rio, além do restaurante, que será tocado por profissionais e abrirá ao publico no ano que vem, contará com um simpático café na entrada, lojinha de souvenirs e produtos da casa, como geleias, molhos, mostardas, biscoitos.

Sala do Empreendedor

Com a regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em 108 municípios paraenses, o Sebrae vem atuando na articulação junto às prefeituras para a instalação da Sala do Empreendedor. Atualmente, são mais de 60 salas em funcionamento no estado e as próximas a inaugurar serão em Belém, Magalhães Barata, Benevides, Gurupá e Cachoeira do Arari.

Norte na cúpula do comércio nacional

Finalmente um nortista deverá assumir o comando da poderosa Confederação Nacional do Comércio. O amazonense José Roberto Tadros já tem confirmado o apoio de 24 dos 28 votantes. Ele disputará a eleição no dia 27, com o brasiliense Aldemir Santana. O presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos, faz parte da diretoria de Tadros.

FestBúfalo

De 1º a 6 de outubro, no campus da Ufra, ocorrerá o FestBúfalo, com o Simpósio Bufalotec e vários cursos. No dia 3 de outubro, no Famiglia Sicilia, haverá um jantar gourmet com produtos bubalinos harmonizados com vinhos e o lançamento da nova marca da Mafripar, Baby Black Buffalo. A realização é da professora Natalia Barbosa e do Grupo de Estudos em Pecuária Sustentável.

Jader

A grande novidade na propaganda eleitoral deste ano é o gibi do Jader, que conta, através do traço do cartunista Chibé, a vida política do senador, candidato à reeleição. Além da distribuição impressa, o gibi pode ser baixado através do site do candidato e já contabiliza muitos downloads.

Manjar

O sofisticado restaurante Manjar reabrirá nesta terça, depois do princípio de incêndio em seu telhado. A Pará 2.000 já acionou o seguro e espera que, até o Círio, o telhado decorativo com palha de coco esteja recuperado.

Maguari

A Feapa-Maguari (Organizações Édson Franco) obteve conceito máximo do MEC (5) para o seu curso de ADM, cujo vestibular ocorrerá agora no final do ano.

Carne

O Festival Showrrasco ocorrerá no dia 29, no Espaço Náutico Marine Club, com show do Capital Inicial e carne com a grife Mafripar. Estimativa de público: 4 mil pessoas.

Leão

A Receita Federal conclui a instalação de equipamentos de identificação facial em Val-de-Cans. Em funcionamento ainda neste mês.

Boi

Daniel Freire, diretor da Mafripar, fará palestra nesta quarta, na 50ª Expofac, em Castanhal, no workshop da Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte.

Vivo

A imprensa turca afirmou ter sido identificada a presença de antraz, em carga de boi vivo importada do Pará. O Ministério da Agricultura do Brasil não foi informado oficialmente.

Energia

Viciado em açaí sem açúcar, o pernambucano Nonato Castro ficará no comando da Celpa. Agora no final do mês haverá o leilão da operadora do Amazonas. Caso o Grupo Equatorial compre, Nonato poderá ficar gerindo simultaneamente as duas maiores distribuidoras de energia do Norte.

Argumento

O advogado Mauro Santos, administrador judicial dos grupos Yamada e Visão, estará amanhã, às 22h, no Argumento da RBA.

Castanhal

Em 2019, a Unama implantará campus em Castanhal, nas instalações do Colégio São José. Iniciará com os cursos de ADM, Contabilidade e Direito.

Bispo

D. Orani, cardeal arcebispo do Rio, virá pregar às 18h, do dia 24 de outubro, na Basílica, em plena Quadra Nazarena.

Santinha

A imagem da Santinha que sai no Círio, conhecida como Peregrina, completará 50 anos em 2019. Ela estreou no Círio de 1969; foi encomendada pelo então pároco, Miguel Giambelli, ao escultor italiano Giacomo Mussner.

Roxy

A TAP escolheu o Roxy para o seu material de divulgação de Belém. Filmes e revistas de bordo, assim como redes sociais.

Pátria

Durante a Semana da Pátria, o Pátio Belém promoverá uma programação infantil com atividades educativas e lúdicas alusivas à Independência. Na varanda do 2º piso, das 16h às 19h. Para participar, basta doar um pacote de leite ou fralda descartável.

Fratura

O ranking das fraturas nos atletas radicais: fêmur, punho e região do ombro.

Utinga

Abriu o “Café do Lago”, ontem, no Utinga. Até o Círio, outras duas lanchonetes estarão funcionando no parque.

Arte

A artista plástica Andrea Feijó lança com exclusividade uma coleção de acessórios em resina, prata e borracha, inspirados no mangue e toda diversidade de formas e cores da floresta. Já na Euforia.

Academia

A Companhia Belém lançará amanhã, às 19h, novos planos Premium para faixas etárias segmentadas com flexibilidade de horário. Estilo low price, a partir de 119 reais mensais.

BK

Sucesso o salão de eventos infantis no Burger King da Avenida Nazaré. Aliás, a grande novidade da marca é o Mega Stacker Catupiry.

Castanhal

O Sebrae realizará, de 28 a 30, o Festival de Negócios de Castanhal. Reunirá empreendedores, capacitações técnicas, rodadas de negócios, praça de alimentação e ampla programação cultural.

Construção

A Jurunense, com quatro lojas de materiais de construção, costura uma injeção de expansão.

Casa

A Codem prepara o edital para construção do residencial Viver Parque das Orquídeas, na Augusto Montenegro, para servidores municipais, via Caixa. Serão 270 unidades habitacionais.

Cartório

Com total sofisticação, o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belém, que tem como titular Cleomar Moura, deixará as instalações bastante acanhadas na Quintino, para ocupar três andares da Torre Infinito, na Gentil.

Fogo

Toda vez que desaba um telhado ou ocorre um incêndio importante bate um frio na barriga das autoridades que desprezam a manutenção do patrimônio público. Pinho, Bolonha, Faciola, IEP e São Brás continuam entregues às baratas.

ADM

Finalmente apareceu uma oposição viável para disputar o comando do Conselho Regional de Administração (CRA-PA), chapa “Mudança com Transparência”. Já era hora, a atual gestão cansou. Eleição eletrônica no dia 17 de outubro.

Exposição

O artista Werne Souza iniciou na Casa do Artista, em Icoaraci, a itinerância da mostra “Operárias”. São 10 esculturas de corpos femininos moldados em argila e envolvidos em tecidos. No dia 9, a exposição segue para a Olaria do Espanhol, também em Icoaraci, e depois chega a Belém, na Casa das Artes, onde ficará aberta ao público de 17 a 21 de setembro, sempre com entrada gratuita.

Bolsa

O Ipea divulgou edital de chamada pública visando selecionar interessados na concessão de bolsa-pesquisa, para atuarem no projeto “Causas da judicialização de benefícios sociais”. Prazo final para os interessados: 6 de setembro.

Museu

A posse da nova diretora do Museu Goeldi, bióloga Ana Luisa Albernaz, ocorreu no mesmo dia em que a instituição celebrou os 159 anos de nascimento do zoólogo suíço Emílio Goeldi.

Letras

Oficializada pelo reitor Emmanuel Tourinho, a professora Walkyria Magno e Silva e o professor Thomas Massao Fairchild tomaram posse nos cargos de direção geral e direção adjunta, respectivamente, do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA.

Inovação

A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá está entre as fábricas inovadoras, no resultado preliminar do edital de Chamada Pública do MDIC. O chamamento é para a criação de plataformas, permitindo a realização de experimentos, teste de hipóteses e novas tecnologias em ambiente que simule a escala de produção em um cenário real.

Popular

O MinC divulgou a lista de inscrições habilitadas da seleção Culturas Populares 2018 – Edição Selma do Coco. Entre elas estão inscritos de Belém, Santarém, Maracanã, Abaetetuba, Salinópolis, Ananindeua e outros municípios.

Portabilidade

Pioneira na América Latina, a portabilidade dos números na telefonia completou 10 anos, ontem. Nesse período, mais de 45 milhões de pedidos de consumidores foram atendidos com a manutenção dos números telefônicos fixos e móveis em trocas de plano, de operadora e de endereço.

Castanheira

O Grupo Líder está preparando um grande evento, para o dia 27, quando apresentará o projeto do novo Castanheira. O arquiteto André Sá, além de explicar o projeto que assina, falará sobre “O Shopping Center no Século XXI”.

EM ALTA

Vento

Aviso aos navegantes: todo cuidado é pouco. Começaram os meses Bro. Muito vento.

Açaí

A região registra uma supersafra de açaí, cerca de 20% maior do que a do ano passado.

Santinha

No início de outubro, o Uber vai reunir seus 600 motoristas parceiros em Belém, para homenagear a Santinha.

EM BAIXA

Portal

O Círio está chegando e o Portal da Amazônia clama por reparos e simples cuidados de manutenção.

Economia

A jornalista Miriam Leitão se sentiu mal no meio de palestra, na Estação. Dizem ser praga da galera pró Bolsonaro.

Pombo

O restauro da Capela Pombo, hoje em situação precária, continua aguardando o desenrolar da burocracia.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias