plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna

Hoje, A Forneria apresenta o Festival Francês, estrelando o menu de Barbara Carmona, brasileira, moradora de Londres e chef Le Cordon BleuBiblioteca Avertano RochaA Prefeitura vai reinaugurar. na semana que vem, o Chalé Tavares Cardoso, em Icoaraci, cuida

Hoje, A Forneria apresenta o Festival Francês, estrelando o menu de Barbara Carmona, brasileira, moradora de Londres e chef Le Cordon Bleu

Biblioteca Avertano Rocha
A Prefeitura vai reinaugurar. na semana que vem, o Chalé Tavares Cardoso, em Icoaraci, cuidadosamente restaurado. Ficou lindo. Abrigará novamente a Biblioteca Pública Avertano Rocha, o que não é bom para o chalé e muito menos para os livros e leitores. Mas o triste da história é que o lago ornamental na lateral do chalé não foi recuperado. E a invasão no espaço estratégico frontal ao imóvel histórico continua lá. Ainda faltam cuidados.

Gastronomia árabe na Sé
Hoje, a partir das 18h, em um arraial beneficente montado em frente a Sé, com uma programação religiosa e cultural, ocorre a Noite Gastronômica Árabe. É o sabor dos temperos que conferem a fama de uma das melhores cozinhas artesanais do mundo. Também na programação, apresentação do grupo de danças árabes Flor de Lotus e da banda Orlando Pereira.

Descoberta pupunha albina
Obtida em parceria com a Comunidade Quilombola do Abacatal, a pupunha albina ainda está em estudo no Laboratório de Ciências dos Alimentos da Faculdade de Nutrição da UFPA, mas já demonstra as potencialidades como maior fibra e menor gordura. Segundo o jornal “Beira do Rio”, da UFPA, ao se deparar com a pupunha albina, a professora Orquídea Vasconcelos dos Santos se questionou: como surgiu essa mutação? Ela possuiria as mesmas propriedades e os atributos das pupunhas tradicionais? Assim surgiu o Projeto Análise Comparativa da Constituição Nutricional e Funcional da Polpa e Casca da Pupunha Vermelha e da Pupunha Albina, que verifica os produtos e os subprodutos dessa oleaginosa amazônica, como óleos, casca e farinha, de maneira a valorizá-los nos sentidos social, comercial e ambiental. Detalhe: por ser branca, a oleaginosa é vendida a um preço mais baixo; os vendedores acreditavam que a mutação era um defeito.

Varejo
No respeitado Ranking Abevar-FIA 2018, o Grupo Formosa conquistou o 1º lugar nacional em Eficiência por Loja. O Grupo Líder registrou o 14º Faturamento Nacional. Dos 15 maiores varejistas do Brasil, três são redes farmacêuticas, seguindo tendência do aumento da idade média da população.

Lotado
Com o feriadão da Semana da Pátria e a realização de um casamento em família, os Martins estão com a fazenda Vitória lotada para o mês de setembro. E pelo visto, o resto do ano não vai ser diferente. Já existem muitas reservas para confraternizações.

Light
Para os que se preocupam com a shape já pensando no Círio e nas festas de final de ano, o Buiagu lançou pratos leves, como o filhote grelhado acompanhado de salada regional. Pra beber tem o Kaw, um drink exclusivo com casca de cacau, xarope de cumaru e rum.

Pediatria
As inscrições ao curso de Especialização em Pediatria Lato Sensu, da área de Ciências da Saúde, da UFPA, para profissionais graduados em Medicina, foram prorrogadas até 14 de setembro.

Arquitetura
Nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório da Famaz, o CAU promoverá o VI Seminário Nacional de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo.

Lenda
Encaixotando Lendas, projeto premiado pela Fundação Cultural do Pará, estreia hoje, às 16h, na Fundação Curro Velho, dando vida às histórias da “Matinta Pereira”, “O Fantasma do Casarão Bibi Costa” e a “A Moça do Táxi”. Amanhã, às 18h, no Ver-o-Rio. O Casarão Bibi Costa fica na Governador José Malcher, esquina da Joaquim Nabuco. Essa lenda não é tão conhecida do grande público.

Terra
O Incra acaba de criar projeto de desenvolvimento sustentável Nova República, com área de 2.930,5769 ha, em Uruará. Serão assentadas 27 unidades agrícolas familiares.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias