plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

UFPA atrai congressosA qualidade da pesquisa científica e tecnológica desenvolvida na UFPA tem tornado a instituição o destino de diversos eventos nacionais e internacionais. Ainda em 2018, a UFPA sediará o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etno

UFPA atrai congressos
A qualidade da pesquisa científica e tecnológica desenvolvida na UFPA tem tornado a instituição o destino de diversos eventos nacionais e internacionais. Ainda em 2018, a UFPA sediará o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, o XIV Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil, o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e o Congresso Setorial do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Também certo que na UFPA ocorrerá o XXIII Encontro da Sociedade Brasileira de Ictiologia. Além de criarem oportunidades para novas cooperações em pesquisa, os eventos contribuem para o incremento da economia local.


Sarau no Museu da UFPA
Um sarau de música clássica com degustação de comidinhas paraenses, em um dos patrimônios da arquitetura de Belém, o Palacete Augusto Montenegro. Este é o script do projeto Sarau do Museu. Iniciativa da Associação dos Amigos do Museu da UFPA, sob a liderança de Álvaro Espírito Santo e Lutfala Bitar, que iniciará nesta sexta, às 18h30, com a apresentação do quarteto de saxofones da Escola de Música da UFPA. A gastronomia ficará por conta do Point da Tapioca, negócio de Marco Lima.


Mamma Emma Pizzeria Rústica
A família Sbrama inaugura na sexta, a Mamma Emma Pizzeria Rústica, no ponto da Rui Barbosa onde funcionou o La Madre. O mestre pizzaiolo italiano Ivano Somaddossi será o responsável pelo cardápio de pizzas. E o chef Alan Renato, ex-Manjar, assinará o buffet de almoço. Por sinal, a marca La Madre deverá retornar ao mercado como casa de eventos.


Disputa de gigantes no atacarejo
No primeiro trimestre, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) voltou a ameaçar a liderança do Carrefour Brasil. O GPA teve alta de 7,6% na receita bruta na comparação anual, para 12,3 bi de reais, superando a expansão de 6% do Carrefour Brasil, que faturou 12,289 bi. A diferença é mais acentuada ao se comparar apenas as atividades de atacarejo, com as vendas brutas do Assaí, do GPA, crescendo 10,7% ano a ano, incluindo o efeito calendário, e as do Atacadão, do Carrefour, subindo 1,4% nessa comparação.


Marabá recebe etapa da InterCorte pela primeira vez
A pecuária no Pará é cada vez mais forte. Hoje, o estado possui o quinto maior rebanho bovino do país, totalizando mais de 20 milhões de cabeças. Na economia paraense, a pecuária representa 26% do PIB do setor primário. Por tudo isso, a InterCorte, evento itinerante que percorre há seis anos os principais polos da pecuária no país, volta ao Pará. Pela primeira vez, Marabá recebe uma etapa do acontecimento, nos dias 22 e 23 de maio. Em 2013, a InterCorte foi realizada em Paragominas.


Mateus
O Grupo Mateus ofereceu 20 milhões à vista pela área da Arena Yamada, na BR-316. Vai acabar levando, pois o imóvel foi repassado aos sindicatos por conta da dívida trabalhista do Grupo Yamada, e os sindicatos precisam fazer dinheiro rápido.


AP
Uma sede náutica e campestre, às margens do rio Maguari, voltou à pauta na AP.


Clube
Com seus 90 anos de sucesso, a Rádio Clube do Pará participou da transmissão de todas as copas. Agora na Rússia, estará em cadeia com a Rádio Bandeirantes.


Land Rover
Uma concessionária Land Rover, BMW, Jaguar e Mini vai ocupar por aluguel, as antigas instalações da Tágide, na Dom Pedro com Pedro Alvares Cabral. Inauguração em agosto.


Santa Chicória
Os chefs Paulo Anijar e Ilca Carmo agendaram o dia 1º de junho, para inaugurar a casa nova do restaurante Santa Chicória. Na Senador, a dois passos da Praça Brasil.


Medicina
Unama e Fibra vão participar da licitação pelo curso de Medicina nos quatro municípios paraenses: Cametá, Abaetetuba, Bragança e Castanhal. A Famaz decidiu pleitear apenas nos municípios maranhenses.


Marabá
A Faculdade dos Carajás, em Marabá, vai inaugurar em suas modernas instalações um centro de convenções para um mil espectadores.


Shopping
É uma tendência nos quatro cantos do país, faculdades ocupando espaços no mix dos shoppings. Aqui a Unama saiu na frente, com um campus de 17 salas de aula no Parque Shopping, na Augusto Montenegro. Iniciará com os cursos de Direito, ADM e Enfermagem.


Athletica
Muitos empresários, inclusive Paulo Lazera, visitaram as instalações da Cia Athletica. O imóvel está disponível para locação. Cynthia Charone comprou todos os equipamentos por 350 mil reais.


Chalé
A previsão é que o restauro do Chalé Tavares Cardoso, em Icoaraci, seja concluída em junho. Há expectativa de uso mais adequado às características do belo imóvel.


Gastronomia
Será no dia 15 de maio, na Fábrica, o grande evento de premiação da segunda edição do Festival Estrela Azul, mais um evento exitoso do Diário.


Decoração
O empresário André Leal Moreira abriu mão da franquia do evento Casa Cor, em Belém.


Sal
Os clientes do Salinas Exclusive Resort comemoram o cumprimento do cronograma da obra. Com a conclusão da primeira laje e com o início das estruturas do restaurante e recepção de uma das torres, a GAV Resorts segue avançando no projeto do complexo turístico no Sal.


Miriti
O pesquisador Fagner Freires de Sousa, da UFPA, desenvolveu trabalho mostrando que o fruto do miriti substitui a renda no cotidiano das comunidades amazônicas, durante a entressafra do açaí.


Geek
Durante os dias 5 e 6 de maio, o Cesep se transformará no endereço do mundo geek. Além das tradicionais salas temáticas, o evento trará ainda estandes de vendas, praça de alimentação, balada ao comando dos DJs Ivan Davis e Denny, concursos de K-pop e Cosplay.


Europa
Depois de transformar a forma de usar o celular no Exterior com o Passaporte Américas, a Claro expande novamente as fronteiras com o lançamento do Passaporte Europa.


Beleza
Depois de ministrar, em Portugal, palestra sobre resultados em ciências da estética, a fisioterapeuta Carolini Carneiro traz para Belém as últimas novidades da expert paulista Renata França, a massagista das celebridades.


Canabidiol
A neuropediatra Paula Preto Mimura, que é mestra em ciências médicas com atuação em neurologia pela Unicamp, será uma das estrelas do 2º Simpósio Estadual sobre o Canabidiol que acontecerá no dia 5 de maio, no Quinta de Pedras.


Água
Já está valendo. Todos os banheiros destinados ao público, em edificações novas de prédios públicos ou privados, deverão conter obrigatoriamente equipamentos mecânicos ou eletrônicos para evitar o desperdício de água. Sem isso, não obterão o Habite-se.


Portugal
O Inep assinou acordo com a Universidade Fernando Pessoa, que passa a aceitar os resultados do Enem, na seleção de estudantes brasileiros. Com isso, passa para 29 o número de instituições portuguesas que aceitam o resultado do Enem.


Campeão
O concorrido Blog do Gerson Nogueira, festejado como blog campeão, acaba de completar nove anos no ar, com mais de 7,5 milhões de visitas.


Combustíveis
Nesta quinta, Ovídio Gasparetto passa para José Antônio Victor o comando do Sindicombústiveis-PA.


Ensino
O Instituto Felipe Smaldone, depois de 45 anos de educação exclusiva para surdos, abre turmas para alunos ouvintes, na educação infantil.


Aeroporto
Em fase de testes uma rádio interna no aeroporto de Val-de-Cans. Fruto de parceria entre o Grupo Kallas e o DJ Kleber Barros. A voz das informações operacionais será de Luciano Manga.


Home center
A tradicional Casa Salomão ganhará roupagem de home center na comunicação. Atendida pela Mercúrio.


Fake
O jornalista Luís Nassif criou a Xeque, uma agência destinada a combater o fake news, preferencialmente os fake news jurídicos, econômicos e políticos.


Cancioneiro
O violonista Salomão Habib apresentará o show "Cancioneiro Violões e Violas" no dia 4 de maio, no "Schivazappa". Participações de Fernando Dutra, viola caipira, e Delcley Machado, guitarra. Às 20h.


Show
Referência na América Latina por sua estética própria, unindo música às artes performáticas, Fernando Anitelli estará com seu show "Teatro Mágico" em Voz e Violão, no dia 10 de maio, no Gasômetro. Abertura com vários artistas paraenses.


Índio
Hoje, índios da etnia Fulni-ô, de Pernambuco, realizam atividades no Parque Zoobotânico do "Goeldi", celebrando o Mês dos Povos Indígenas. Danças, contação de histórias, palestras, venda de produtos artesanais e pintura corporal fazem parte da programação.


Feira
Nesta quinta, o "Goeldi" e a Susipe realizam Feira Livre, entre 7h e 11h. Serão comercializados hortifrutigranjeiros, movelaria, plantas ornamentais e artesanato em geral. Tudo produzido por internos da Susipe.


Filosofia
Com a presença do professor Alfredo Pereira Júnior, da Unesp, o Grupo de Pesquisa em Filosofia Temática, da UFPA, promoverá a IV Jornada Benedito Nunes. Nos dias 5 e 6 de junho. Inscrições gratuitas no site do evento.


Bélgica
Na quarta, na Fiepa, das 14h30 às 18h, Seminário Bélgica e Pará, Oportunidades de Negócios e Investimentos. Inscrições gratuitas.


Voo
Francisco das Chagas Ferreira da Silva assumiu a superintendência do Aeroporto Brigadeiro Protásio (Aeroclube). E Fábio Rodrigues continua à frente do aeroporto de Val-de-Cans.


Gourmet
Rodrigo Prado abriu a Praça Gourmet, na Gentil, entre 3 de Maio e 14 de Abril, em frente à Amorosa. Reúne a Rib Smoke House - primeira casa de carne defumada de Belém - e 13 boxes, entre eles a Orégano Creperia. Tem Espaço Kids, estacionamento e segurança.


Floresta
O ICMBio instituiu o Núcleo de Gestão Integrada Terra do Meio, com sede em Altamira. É um arranjo estruturador do processo gerencial entre unidades de conservação federais da região. O núcleo dispõe de uma base operacional no interior do Parque Nacional da Serra do Pardo.


Liberdade
A Turvicam, em sua matriz na Presidente Vargas, realizará nesta quarta, das 16h às 20h, evento em comemoração ao Dia da Liberdade Portuguesa. Haverá degustação de vinho do Porto e pastéis de Belém.


EM ALTA
BK
O Burger King procurou a Infraero interessado em marcar presença no aeroporto.
Pós
O MEC reconheceu o programa de mestrado acadêmico Educação em Ciências e Matemática, da Unifesspa.
Utinga
A OS Pará 2000 venceu a licitação e já assumiu a gestão do Parque do Utinga.


EM BAIXA
Frango
Recusado na Europa, a superoferta de frango fará o preço despencar no mercado interno ameaçando empregos.
Açaí
Na entressafra, o preço do paneiro de açaí pula de 20 para 100 reais. A safra recomeça só em junho.
Cultura
A lei de incentivo Tó Teixeira pode não abrir neste ano. Isto é, menos cultura na cidade. Artistas mobilizados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias