plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Leia a coluna de Gerson Nogueira desta sexta, 04: O milagre da transfiguração

Ao invés de perder tempo com lamentações pelo insucesso no Parazão, o Papão adotou uma postura positivista – começando pela rearrumação do time – após a derrota na final do Campeonato Paraense, frente ao Remo, há exatamente um mês. A partida realizada no

Ao invés de perder tempo com lamentações pelo insucesso no Parazão, o Papão adotou uma postura positivista – começando pela rearrumação do time – após a derrota na final do Campeonato Paraense, frente ao Remo, há exatamente um mês. A partida realizada no dia 4 de abril marca um divisor de águas na trajetória alviceleste neste começo de temporada.

A partir do insucesso no Parazão e dos reflexos negativos da série de quatro derrotas para o rival, o PSC decidiu zerar tudo e iniciar vida nova. Desde aquela data, o time ganhou em determinação, confiança e intensidade. Uma transfiguração completa. Quase um milagre.

Mantém-se invicto, com cinco vitórias em sequência – duas pela Copa Verde e três pela Série B –, usando um esquema que havia sido testado inicialmente na semifinal do Parazão contra o Bragantino, na Curuzu.

O renascimento do time, fruto da efetivação do esquema com três zagueiros, trouxe tranquilidade ao projeto desenhado a quando da contratação de Dado Cavalcanti. Ameaçadíssimo ao final do Estadual, o técnico hoje surfa nas ondas do sucesso, com resultados que silenciam até seus críticos mais ferinos. Está na parte alta da classificação na Série B e encaminhou a conquista do bicampeonato da Copa Verde.

Independentemente de eventuais deslizes na formatação da equipe titular, Dado demonstrou humildade para rever posições que defendia antes das semifinais do certame estadual. Usava três atacantes e três homens de meio, sistema que fragilizava a última linha, excessivamente exposta quando enfrentava times rápidos na movimentação ofensiva.

Com Renan Rocha no gol e o trio Edimar, Diego Ivo e Perema na linha de zaga, o PSC voltou a ter solidez no setor defensivo, facilitando o trabalho no meio, com reflexos óbvios na produção ofensiva. Não há como não atribuir méritos a Dado pela autocrítica e a reação imediata, começando pela providencial troca de goleiros.

Um evidente avanço no nível de comprometimento também conta bastante para a boa fase. Jogadores que não davam boas respostas passaram a se engajar mais no trabalho coletivo. Mike é um exemplo disso. Sua movimentação em campo pouco aparece aos olhos do torcedor, mas é um dos segredos do êxito de Cassiano na artilharia.
Moisés é outro jogador “sacrificado” no aspecto individual para que o coletivo se imponha. Acostumado a fazer gols, empenha-se hoje em ser um bom assistente, com excelente saldo para o time.

Contra o Sampaio Corrêa, hoje à noite em São Luís, o PSC defenderá a invencibilidade e Dado poderá ter praticamente a mesma formação dos últimos jogos, com a possibilidade de contar com atletas que estavam em recuperação.

Pelo rendimento na competição e a diferença de temperatura interna, pode-se dizer que o Papão detém certo favoritismo, embora o fator campo não possa ser desconsiderado. O fato é que o Sampaio atual não é, nem de longe, sombra da equipe que se destacou na Série C 2017, voltando com méritos à Série B.

Queda do Vasco causa prejuízo maior a Pikachu

Disputar a fase de grupos da Taça Libertadores é um desafio para qualquer time e pode se tornar um tormento para quem não chega suficientemente reforçado. No ano passado, o Botafogo enfileirou vitórias sobre cinco campeões continentais, em campanha empolgante que só perdeu gás na reta final, quando sucumbiu às limitações do elenco.

O Vasco até ensaiou repetir a façanha botafoguense, mas perdeu o fio sofrendo goleadas acachapantes (sempre por 4 a 0) para dois adversários pouco credenciados (Racing e Jorge Wilstermann) e para o Cruzeiro, anteontem, dentro de S. Januário.

Com elenco pobre, sem nenhuma contratação expressiva, o técnico Zé Ricardo fez o Vasco chegar até onde foi possível, capengando quando a situação exigia mais capacidade de decisão e a competição se afunilou.

A errática passagem do Vasco pela Libertadores – pior campanha de um time brasileiro na fase de grupos – afeta diretamente o lateral direito paraense Yago Pikachu, um dos destaques do time na temporada, colecionando boas avaliações da crônica esportiva, depois que passou a jogar mais adiantado embora mantendo responsabilidades defensivas.

Pikachu tem o melhor aproveitamento em passes e cruzamentos da equipe, consolidando-se como cobrador oficial de faltas e pênaltis, mas sofre as consequências da má campanha no torneio. O Brasileiro da Série A pode reabrir as portas do sucesso ao jovem ala, desde que o Vasco consiga ser minimamente competitivo e organizado na recomposição defensiva.

Contra o Cruzeiro, os dois primeiros gols surgiram de lances trabalhados com o lateral esquerdo Egídio, explorando justamente o espaço aberto no corredor direito pelos avanços de Pikachu, sem ter o devido bloqueio por parte de volantes e zagueiros.

A 40 dias da Copa, Neymar pisa em campo minado

A mídia europeia, que já não morria de amores por Neymar e seus caprichos infanto-juvenis, agora resolveu praticamente ignorar o astro do PSG. Só é destaque para levar bordoadas. A postagem de um vídeo dando passinhos de dança foi a gota d’água.

Ainda em recuperação da cirurgia e curtindo a vida adoidado no Rio de Janeiro, Neymar arrumou confusão até com as torcidas organizadas do clube francês, que se uniram para manifestar sua irritação com o descompromisso do jogador através de um comunicado à imprensa.

Cavani, seu desafeto no PSG, já deu declarações enviesadas cobrando o comprometimento de todos. Recado claro ao garoto-propaganda de 10 entre 10 empresas nacionais. Aliás, segundo o jornalista Cosme Rímoli, em sua coluna no portal R7, Neymar só fecha contrato publicitário no Brasil. Na Europa, perdeu mercado.

Para piorar, o egípcio Salah, em fase esplendorosa no Liverpool, desponta como forte candidato ao troféu de Melhor do Mundo da Fifa, o que pode significar a exclusão de Neymar do trio de finalistas.

Para virar o jogo a essa altura, só resta um caminho ao camisa 10 da Seleção: batalhar para ser protagonista de uma grande campanha brasileira em gramados da Rússia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias