plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CIÊNCIA NA PRÁTICA

Projeto de escola pública faz eclipse solar em laboratório

O "Projeto Amazônia Anta Canoa" foi desenvolvido por alunos do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

Imagem ilustrativa da notícia Projeto de escola pública faz eclipse solar em laboratório camera | Divulgação

Nesta segunda-feira (8), um evento astronômico mágico pretende prender a atenção dos amantes de astronomia. O eclipse solar total poderá ser visto de vários países da América do Norte, como Estados Unidos, Canadá e México, no entanto, não poderá ser visto do Brasil.

Em Belém, o professor Luiz Otávio, do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), desenvolve o "Projeto Amazônia Anta Canoa" com aulas no laboratório de astronomia da instituição. Os equipamentos foram construídos pelos estudantes, que promoveram um eclipse solar total reproduzido inteiramente em laboratório, com auxílio de um sol robótico.

O experimento, desenvolvido por Aline Fernandes, Dafne Ávila, Kauany Leite, Iuri Ganzer e Igor Cauã, foi feito com um sol robótico, confeccionado com uma lâmpada inteligente controlada através de um aplicativo em um smartphone. Ele permite aumentar e diminuir a intensidade. Além do sol, foram confeccionados o planeta Terra com uma inclinação de 23º e a lua, que foi fixada ao tripé que sustenta a Terra.

Nós tivemos como inspiração principalmente o livro ‘O Céu dos Índios Tembé’, que mostra que um dos povos mais avançados na questão da astronomia eram os índios Tembé, que olhavam para o céu e faziam ‘experimentos’ de acordo com a realidade deles. Esse livro, inclusive, é uma produção da Universidade do Estado do Pará (UEPA), de 1997, e ganhou o prêmio Jabuti”, explicou o professor.

Conteúdo relacionado:

Conhecimento

O projeto é uma alternativa valiosa para que os alunos não deixem de saber como funciona o fenômeno astronômico na prática. Vale ressaltar que os alunos inscritos no projeto, de acordo com o professor, são mais carentes e muitas vezes possuem maiores dificuldades para entender determinados assuntos, por não estarem acostumados a tal.

“Eles conseguiram vencer a dificuldade de aprendizagem que é difícil, não é um processo fácil. O Resultado do projeto é 100%, todos conseguiram entender, através das aulas em laboratório. São Alunos pobres, da periferia, carentes, que conseguiram se apropriar do conhecimento”, revelou. “Duas alunas, com síndrome de down, conseguiram vencer a dificuldade de entender assuntos complexos, mesmo com a dificuldade que a condição impõe”, finalizou.

Veja como será o eclipse artificial:

O eclipse real

O eclipse solar real só poderá ser visto pelos brasileiros através dos canais de transmissão da Administração Nacional Aeronáutica e Espacial (NASA).

Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp

No dia do fenômeno, os sistemas elétricos serão acionados nas cidades do Canadá, Estados Unidos e México, pois haverá escuridão total. O comportamento das aves e mamíferos mudará, o que mobilizará diversos profissionais, como biólogos, astrônomos, entre outros estudiosos, para observar e estudar o fenômeno e seu efeito no meio ambiente e no espaço.

Palestra

Nesta segunda-feira (8), os alunos do professor Luiz irão dar uma palestra na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de (APAE), mostrando o projeto na prática para alunos da instituição.

Serviço:

  • Título: Eclipse Solar Total e Sistema Solar
  • Atividades: Laboratório de Astronomia Escolar
  • Órgão Responsável: Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira (CEEJA-Belém)
  • Coord. Palestra: Prof. Jorge Luiz da Costa Pereira
  • Alunos/Equipe: Aline Fernandes, Dafne Ávila, Kauany Leite, Iuri Ganzer, Igor Cauã.
  • Local: Auditório da APAE BELÉM.
  • Hora: 09:30

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias