plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
TREINAMENTO NA AMAZÔNIA

Exército dos EUA e Brasil treinarão juntos no Pará e Amapá

Mais de 500 militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva participarão da Operação CORE 23

Imagem ilustrativa da notícia Exército dos EUA e Brasil treinarão juntos no Pará e Amapá camera Militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva se juntarão ao treinamento | Divulgação

Os exércitos norte-americano e brasileiro treinarão por quase um mês, e ambos farão exercícios conjuntos nos estados do Pará e do Amapá. A autorização foi publicada por meio do decreto 11.737/2023, no Diário Oficial da União da última quinta-feira (19).

O ingresso das forças dos Estados Unidos (EUA) ocorre a partir de 24 de outubro e se estende até 20 de novembro.

Os municípios utilizados pelo treino das forças militares serão Belém, no Pará e nos municípios de Ferreira Gomes, Macapá e Oiapoque, no Amapá.

Os exércitos norte-americano e brasileiro treinarão por quase um mês na Amazônia
📷 Os exércitos norte-americano e brasileiro treinarão por quase um mês na Amazônia |Divulgação

LEIA TAMBEM:

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva enviará 570 militares para se juntar ao treinamento, a maioria de Marabá, no sudeste do estado.

Serão sete militares do Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (Cmdo 23ª Bda Inf Sl); 264 do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS); 64 do 1° Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (1º GAC Sl); 52 da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva (6ª Cia E Cmb Sl); 31 da 3ª Companhia de Comunicações de Selva (23ª Cia Com Sl); 30 do 23° Batalhão Logístico de Selva (23º B Log Sl) e três do 33º Pelotão de Polícia do Exército (33° PEl PE).

OPERAÇÃO

A Operação Core 23 (Combined Operation and Rotation Exercise), em tradução livre, “Operação Combinada e Exercícios de Rotação”, é parte de um acordo de cooperação em matéria de defesa, estabelecido desde 2015 entre os governos dos dois países.

Ao todo, serão 294 militares norte-americanos envolvidos nos exercícios em conjunto com o Exército Brasileiro, além de armamentos, acessórios e demais dispositivos.

É a primeira vez que o exercício ocorre na Amazônia Oriental, de acordo com informações do órgão brasileiro.

O exercício é fruto do Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa, entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, promulgado em 2015 pela presidente Dilma Roussef. O decreto 11.737 foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Defesa, José Múcio.

VEJA VÍDEO ABAIXO!

Mais de 500 militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva participarão da Operação CORE 23 DOL CARAJÁS

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias