FRITA NÃO VALE

Cientistas acreditam que legume pode conter a cura do câncer

Equipe de pesquisadores acredita que substâncias presentes nos vegetais como batatas e tomates podem até levar a drogas com efeitos colaterais menos brutais

Imagem ilustrativa da notícia Cientistas acreditam que legume pode conter a cura do câncer camera Cientistas acreditam que batatas podem conter a cura para o câncer | Luoman/istock

Os legumes se caracterizam por serem vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos tanto na parte exterior da terra como abaixo da terra. Eles são compostos pelas raízes, tubérculos, frutos e caules, que possuem um tempo maior de duração para o consumo.

Pesquisadores poloneses dizem que estudos sugeriram que compostos presentes em batatas podem ser a chave para combater o câncer. Segundo eles, nas doses corretas, esses produtos químicos podem ser “ferramentas clínicas poderosas”.

A equipe revisou as evidências sobre glicoalcaloides – compostos abundantes no tubérculo e também em tomates e berinjelas – e afirmou que esses ativos poderiam ser usados para desenvolver drogas no futuro, com a vantagem de ajudar os pacientes a evitar os efeitos colaterais dos tratamentos existentes.

As descobertas foram apresentadas em Frontiers in Pharmacology.

5 potenciais substâncias

Os cientistas se concentraram em cinco glicoalcaloides: solanina, chaconina, solasonina, solamargina e tomatina.

Eles detalharam que a solanina demonstrou impedir que produtos químicos potencialmente cancerígenos – aqueles conhecidos por causar câncer – se transformem em carcinógenos no corpo.