plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
“PARAGOMINAS EM CORES”

Exposição retrata meio ambiente e cotidiano de trabalhadores

Meio ambiente e cotidiano de trabalhadores são retratados em exposição

Imagem ilustrativa da notícia Exposição retrata meio ambiente e cotidiano de trabalhadores camera Renata Sousa, a artista expositora, no processo de pintura | Reprodução

O meio ambiente e o cotidiano de trabalhadores de Paragominas, sudeste do Pará, são retratados em oito telas pintadas pela artista visual Renata Sousa, moradora do município, na exposição “Paragominas em Cores”. O projeto tem como objetivo salvaguardar a cultura e os costumes do município através dos quadros pintados, instigando um debate sobre a realidade do meio ambiente do município.

“Através da exibição e análise dos seus saberes e culturas, tanto nos quadros, quanto na oficina, o objetivo é colocar os trabalhadores e residentes de Paragominas como protagonistas do projeto, tal como, as suas relações com o meio ambiente”, destaca Renata.

Foram escolhidas sete profissões que fazem parte do cotidiano de trabalhadores da cidade para servirem como modelos para a produção das telas e uma tela interativa. Tais profissões, por sua vez, refletem as relações entre o meio ambiente e o cotidiano dos trabalhadores. Dentre elas estão: agricultor, apicultor, gari, feirante ou pequeno produtor, reflorestador, engenheiro florestal ou fiscalizador ambiental e catador de materiais recicláveis.

Exposição Paragominas em Cores ocorre nesta sexta-feira (24)
📷 Exposição Paragominas em Cores ocorre nesta sexta-feira (24) |Reprodução

LEIA TAMBÉM:

A tela interativa pretende estimular a participação do público a compor coletivamente uma obra e tem por objetivo mostrar ao público a importância do trabalho coletivo para a arte, a manutenção do local onde vivemos e para a preservação do meio ambiente.

As oito telas que compõem o projeto serão expostas ao público no município de Paragominas, presencialmente, na próxima sexta-feira (24). “Retratar a realidade de um município com a arte da pintura proporciona aos seus residentes um sentimento de reconhecimento e pertencimento que ultrapassam as barreiras do racional, possibilitando olhar seu cotidiano por outra ótica”, complementa a artista visual.

INICIAÇÃO À PINTURA

  • O projeto também conta com uma oficina de iniciação à pintura, que aconteceu no dia 7 de novembro, na cidade de Paragominas, e teve como público-alvo as crianças que estudam na rede pública de ensino.

SOBRE A ARTISTA

Natural de Bragança, Renata Sousa demonstrou aptidão para as artes plásticas, como o desenho e a pintura, desde criança. Hoje em dia, faz de seu talento uma vertente profissional, pois, além disso, também é formada em tecnologia em Gestão Ambiental e graduanda em Engenharia Florestal. “Paragominas em Cores” é a segunda exposição da artista plástica, depois de sua estreia com “Faces Bragantinas, em 2021, e foi contemplada pelo Edital nº 12/2022 - Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura – 2023.

VEJA VÍDEO!

Dol Carajás 02

SERVIÇO:

  • EXPOSIÇÃO PARAGOMINAS EM CORES
  • QUANDO: 24 de novembro (Sexta-feira), a partir das 19h
  • ONDE: E.M.E.F. Prof. Sonia Maria Terzella Nogueira

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Entretenimento

Leia mais notícias de Entretenimento. Clique aqui!

Últimas Notícias