plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VOCÊ JÁ FOI SE VACINAR?

Procura por vacina Influenza ainda é muito baixa em Marabá

Pouco mais de 10% procuraram os postos de saúde de Marabá para se vacinar contra a Influenza (gripe) desde que a campanha começou em novembro. Postos de saúde estão abastecidos, segundo coordenação de imunização

Imagem ilustrativa da notícia Procura por vacina Influenza ainda é muito baixa em Marabá camera Sespa disponibilizou a vacina contra a Influenza para todo o Pará, incluindo Marabá | Ag. Pará

O Ministério da Saúde deu início à campanha de vacinação contra a Influenza no dia 15 de novembro, cujo término seria no dia 15 de dezembro do ano passado. Contudo, diante da baixa procura, a campanha foi estendida até o dia 29 de fevereiro e mesmo assim a procura continua sendo baixa.

Algo em torno de dois milhões de pessoas deste grupo alvo foram vacinadas neste período, sendo que a meta é vacinar pelo menos 82 milhões que integram este grupo prioritário.

Paulo Janio Belém, coordenador do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá garante que o município está abastecido com todas as vacinas disponíveis à população.

+ Hospital Regional abre vagas para enfermeiros e técnicos

Em se tratando de Marabá, segundo Paulo Belém, pouco mais de 10% dessa população procurou as unidades de saúde para se vacinar. Ele destaca que todas as unidades contam com as vacinas disponíveis, inclusive àqueles adultos para que possam completar o calendário vacinal.

“Gostaria de reforçar em relação à campanha de vacinação contra a influenza, pois o município, até o momento (início deste ano) está com baixo índice de vacinação”, reforça lembrando da importância da imunização.

A meta de vacinação em Marabá é de 80 mil pessoas, que fazem parte do grupo prioritário (idosos, pessoas com comorbidades, gestantes, etc). Ainda de acordo com Paulo Belém, Marabá está abastecida com todas as vacinas do calendário para crianças, adolescentes e adultos. “Você pode procurar qualquer posto de saúde que você vai encontrar”, salientou o coordenador de imunização.

DENGUE

Em relação à vacina contra a Dengue, Paulo Janio Belém explica que o Ministério da Saúde está em processo de liberação para os estados, e, por enquanto, não está liberada para Marabá. “Ela vai entrar no calendário vacinal só que ainda não está disponível para nós, o Ministério da Saúde preconizou que vai entrar no calendário”, explicou.

+ Jovem que teve intestino perfurado em parto morre em Marabá

COVID

A vacinação contra a Covid-19, a partir deste ano de 2024, entrou no calendário vacinal para grupos prioritários e também está disponível para vacinação nos postos de saúde de Marabá, segundo Paulo Belém.

Em relação ao estoque de vacinas, o coordenador explica que a logística trabalha com a distribuição das vacinas aos postos uma vez por semana, mas se houver alguma demanda, a entrega é feita normalmente para abastecer a unidade que porventura estiver sem determinado imunizante.

O fato é que há um trabalho feito em parceria com o Governo Federal, Estados e Municípios para a atualização da carteira de vacinação de toda a população. Paulo Belém orienta a quem estiver atrasado com alguma vacina, procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa e procurar as vacinas que porventura estiverem faltando.

Como está sendo feita a vacinação em alguns postos de Marabá

A reportagem foi visitar alguns postos de saúde de Marabá para verificar a procura da população em relação às vacinas.

+ Dupla mata desafeto a tiros e é presa momentos após o crime

No posto de saúde Hiroshi Matsuda, na Folha 11, Nova Marabá, testes de covid estão sendo feitos somente pela manhã por conta da pouca mão de obra já que alguns funcionários estão de ferias e outros com Covid, segundo a diretora Doriete dos Santos..

Em relação às vacinas, o atendimento é ininterrupto de segunda à sexta de oito às 17 h. Atendimento é estendido a praticamente a 13 folhas da Nova Marabá, num universo de 20 mil pessoas, contudo pode ser estendido para outras folhas, pois o SUS não exclui atendimento.

O atendimento é ininterrupto de segunda à sexta de oito às 17 h no posto de saúde Hiroshi Matsuda
📷 O atendimento é ininterrupto de segunda à sexta de oito às 17 h no posto de saúde Hiroshi Matsuda |Reprodução Ascom

Quanto à vacinação contra a Covid a procura está grande, mas alguns ainda resistem. No momento tem apenas a terceira dose, mas o estoque esta sendo atualizado. A tríplice viral não tem, por enquanto. Essa semana o município deve ser reabastecido.

Por lá a demanda é tamanha que a cada 15 dias a UBS é aberta no sábado, cujo atendimento é feito de 7 às 19h com equipe completa.

Na UBS João Batista Bezerra no bairro Santa Rosa na Marabá Pioneira, a média de procura por vacinas é de 30 pessoas. A procura maior é por vacina da Covid, principalmente as duas primeiras doses. O esquema completo, por enquanto está sendo dado ao grupo prioritário, mas deve ser liberada à população em geral em breve.

Na UBS João Batista Bezerra no bairro Santa Rosa na Marabá Pioneira, a média de procura por vacinas é de 30 pessoas
📷 Na UBS João Batista Bezerra no bairro Santa Rosa na Marabá Pioneira, a média de procura por vacinas é de 30 pessoas |Reprodução Ascom

As fichas médicas, ou senhas, são entregues às sete horas da manhã todos os dias para os respectivos atendimentos. (Michel Garcia, com apoio e informações de Edinaldo Sousa)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias