plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRANSPORTE COLETIVO

Cidade do sudeste paraense renova frota com 30 novos ônibus

Após diversas situações envolvendo problemas com o transporte coletivo, Marabá finalmente anuncia a renovação da frota. Dos 30 carros, 8 terão ar condicionado

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cidade do sudeste paraense renova frota com 30 novos ônibus camera Os novos ônibus são da empresa Integração que presta atualmente o serviço de transporte público no município | Divulgação

O capítulo da novela transporte coletivo em Marabá começa a receber um final feliz. A prefeitura anunciou na tarde desta segunda-feira (3) que uma nova frota chegará ainda neste mês de janeiro de 2022 ao município começando a operar nas ruas da cidade.

A partir de janeiro, o município de Marabá contará com uma frota de 30 ônibus. A ordem de serviço da empresa de transporte coletivo inclui oito ônibus novos equipados com ar condicionado para melhor atender os usuários. Os ônibus são da empresa Integração que presta atualmente o serviço de transporte público no município.

Entre as novidades, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), que abrange o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), firmou parcerias para garantir transporte público aos alunos nas rotas universitárias.

Além disso, rotas com maior percurso como Morada Nova e São Félix receberão reforço, ampliando a mobilidade dos moradores dessas regiões do município.

“Eu sempre falo que o transporte público municipal deve ter toda a nossa atenção e ajuda. É o único modal que faz o transporte social de pessoas como idosos, cadeirantes e estudantes. Também é um transporte de massa que diminui a poluição ao evitar a superlotação de veículos na via”, ressalta o titular da SMSI, Jair Guimarães.

Em fevereiro de 2020, as empresas Nasson Tur e TCM suspenderem os serviços unilateralmente em Marabá
📷 Em fevereiro de 2020, as empresas Nasson Tur e TCM suspenderem os serviços unilateralmente em Marabá |Reprodução

Na visão do secretário, com a conclusão do terminal de integração rotas mais rápidas e efetivas atenderão à população, proporcionado a prestação de um serviço melhor.

BREVE RESUMO

Em fevereiro de 2020, após as empresas que operavam o transporte municipal em Marabá Nasson Tur e TCM suspenderem os serviços unilateralmente, a prefeitura contratou a Integração Serviços emergencialmente por 30 dias. As duas empresas deveriam continuar atuando por 90 dias até que a Prefeitura finalizasse a contratação de nova empresa. Relembre: Após população ficar sem transporte coletivo, Prefeitura de Marabá contrata empresa de ônibus em caráter emergencial

“O contrato celebrado entre a empresa de transporte Integração Serviços e a Prefeitura de Marabá prevê que 10% da frota, obrigatoriamente, deve ter ar condicionado. O contrato tem validade por 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, ou até o encerramento do processo licitatório para contratação de empresa definitiva, que está em andamento”, informou a Prefeitura, em nota.

Veja também!

Defesa Civil começa a fazer mudança de famílias para abrigos

Eletronorte antecipa a abertura do vertedouro em Tucuruí

O empresário Clésio Siqueira, proprietário da empresa de transporte, afirmou à época que todos os itens do contrato com a Prefeitura seriam cumpridos para atender toda a população da melhor forma possível.

“No contrato emergencial ficou para atender com 60 veículos. Vamos iniciar com 40 e durante a semana vamos chegar aos 60. Vão ser mantidas as rotas e em relação ao terminal não vamos poder utilizar pois é da empresa anterior, e vamos absorver também grande parte da mão de obra da empresa anterior”, explicou Siqueira, em nota.

De acordo com o secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães, o contrato é temporário para que a população não venha a ser prejudicada com a falta de transporte coletivo.

Jair Guimarães, chefe da pasta Secretaria de Segurança Institucional em Marabá
📷 Jair Guimarães, chefe da pasta Secretaria de Segurança Institucional em Marabá |Divulgação

“Foi uma semana de tratativa com a empresa, nós conseguimos esse contrato com essa empresa de Anápolis. Chegaram 40 ônibus sendo 6 com ar condicionado e todos os veículos adaptados para cadeirantes. São ônibus melhores e com certeza vai dar tudo certo”, disse Jair Guimarães.

Entretanto, chegou a pandemia e a situação mudou completamente. Os números dos carros rodando na cidade caíram completamente.

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e do Conselho Municipal de Transportes declarou em junho de 2021 que a partir do mês de agosto a situação do transporte coletivo no município deveria retornar à sua normalidade, inclusive com ônibus novos. Chegamos em 2022, e finalmente obteve-se uma resposta sobre o assunto. (Com informações de Ascom Marabá)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias