plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CRIMINOSO

Queimada de grandes proporções assusta moradores em Marabá

Com o período de estiagem tem aumentado os focos de incêndio na cidade

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Queimada de grandes proporções assusta moradores em Marabá camera Queimada foi registrada em um terreno na Nova Marabá | Reprodução

Uma queimada de grandes proporções assustou os moradores da Nova Marabá na tarde de quarta-feira (4). A fumaça era vista de longe. Uma equipe da Brigada de Combate a Incêndios da Defesa Civil do Município atendeu a ocorrência.

O fato, registrado em um terreno na Folha 33, na Nova Marabá, teria sido provocado por um morador que queria queimar o lixo.

“Esse fogo tem características de ser criminoso, provavelmente algum vizinho tocou fogo em lixo, ele se expandiu e não teve controle”, informou Renilson Mendes, que atua três anos no combate a incêndios na Brigada da Defesa Civil Municipal.

Ele informou ainda que os brigadistas estavam realizando rondas pela cidade, quando se depararam com a situação.

“A gente pede para a população ter consciência, não tocar fogo, porque às vezes eles buscam uma maneira fácil de dar um destino ao lixo, mas acabam se prejudicando porque é um crime, a pessoa vai pagar multa e responder por aquilo”, disse Renilson Mendes.

MULTA

Na zona rural, a multa para quem ateia fogo é a partir de mil reais por hectare. Na zona urbana, a multa é a partir de 1.500 reais podendo chegar a 50 milhões.

“Nós temos recomendado que as pessoas, na zona urbana, não ateiem fogo no lixo doméstico e na zona rural que utilizem processos mecanizados no preparo das áreas para agricultura e que não utilizem o fogo”, aconselha o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Rubens Sampaio.

Em 2019, foram atendidas 278 ocorrências de queimadas no município. Em 2020, o número saltou para 504. Neste ano, desde o dia 1º de julho houve 19 ocorrências.

A Semma orienta as pessoas que realizarem capina em um terreno que deixem o resíduo sofrer decomposição. Em algumas situações, o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) pode ser acionado para retirar o resíduo. Também é recomendado que o proprietário destine esse resíduo para um local adequado.

DENÚNCIA

As denúncias de queimadas podem ser feitas pelo número (94) 99291364, da Brigada da Defesa Civil. O número funciona de segunda a domingo, das 8h às 18h. Além disso, denúncias podem ser realizadas pela Linha Verde: 3312-3350.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias