plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ALERTA

OMS alerta para piora da saúde mental na pandemia

O organização ainda pede aos países mais investimentos em saúde mental.

Imagem ilustrativa da notícia OMS alerta para piora da saúde mental na pandemia camera Os transtornos relacionados a Saúde Mental pioraram após a pandemia | Foto: Reprodução/Web

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu nesta sexta-feira (quinta, 16, no Brasil) que todos os países invistam mais em saúde mental, afirmando que "o sofrimento é enorme" e que ele aumentou com a pandemia de coronavírus.

Mesmo antes da Covid-19, quase 1 bilhão de pessoas viviam com um transtorno mental, apontou a agência da ONU em um relatório sobre a situação da saúde mental global.

Somente no primeiro ano da pandemia, as taxas de depressão e ansiedade subiram 25%, em um momento em que os escassos recursos de saúde estavam focados no combate ao vírus.

Apenas 2% dos orçamentos nacionais de saúde e menos de 1% de toda a ajuda internacional são dedicados à saúde mental, destacou o relatório da OMS.

"Todos esses números são muito, muito baixos", declarou Mark Van Ommeren, da divisão de saúde mental da organização, em coletiva de imprensa.

LEIA TAMBÉM:

+ OMS monitora casos de hepatite de origem desconhecida

+ "Varíola de macacos": OMS alerta para risco de pandemia

+ Ômicron é mortal e não deve ser considerada leve, diz OMS

Van Ommeren observou que nunca houve tanto interesse em saúde mental, porém, o investimento não aumentou.

Ele enfatizou que, segundo o relatório, em todo o mundo "o sofrimento é enorme". Uma em cada oito pessoas vive com uma doença mental, aponta o documento. Realidade que é agravada em zonas de conflito, onde a proporção é de uma em cada cinco.

Van Ommeren ressaltou que pessoas que já sofriam de problemas de saúde mental foram afetadas com mais força pela Covid e pelas restrições para conter a pandemia.

O "Relatório Mundial sobre Saúde Mental" também destaca as desigualdades no acesso a cuidados. Em países de alta renda, mais de 70% das pessoas com psicose recebem tratamento, contra 12% em países de baixa renda, disse o funcionário da OMS.

O relatório pede ainda o fim dos estigmas associados aos transtornos mentais, apontando que existem 20 países em que a tentativa de suicídio é criminalizada.

Também afirma que, embora uma em cada 20 tentativas de suicídio termine em morte, ainda é a causa de mais de uma em cada 100 mortes em todo o mundo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Capa do Dia

Leia mais notícias de Capa do Dia. Clique aqui!

Últimas Notícias