plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NEGÓCIO COMUNITÁRIO

ONG lança cartilha sobre cooperativas agroextrativistas na Amazônia

Foi lançada nesta sexta-feira (7), pelo Instituto Floresta Tropical (IFT), a versão impressa da cartilha “Cooperativas Agroextrativistas – Guia passo a passo para a criação de um negócio comunitário”. A publicação, também disponível em versão digital no

Imagem ilustrativa da notícia ONG lança cartilha sobre cooperativas agroextrativistas na
Amazônia camera Divulgação

Foi lançada nesta sexta-feira (7), pelo Instituto Floresta Tropical (IFT), a versão impressa da cartilha “Cooperativas Agroextrativistas – Guia passo a passo para a criação de um negócio comunitário”.

A publicação, também disponível em versão digital no site do IFT, aborda de maneira prática e didática o fomento de cooperativas e a autonomia das comunidades agroextrativistas.

Negócio comunitário envolve centenas de pessoas das comunidades
📷 Negócio comunitário envolve centenas de pessoas das comunidades |Divulgação

Dispondo de uma linguagem simples, com ilustrações, modelos de documentos e exemplos de planejamento participativo, a cartilha destaca a importância da formação e da organização comunitária no processo de criação de uma cooperativa. O Guia mostra ainda um panorama sobre gerenciamento de custos, legislação e elaboração de estatuto.

A publicação é uma iniciativa do IFT por meio do projeto Florestas Comunitárias. Em 2017, o projeto apoiou a implementação do manejo florestal comunitário e assessorou o estabelecimento de uma cooperativa agroextrativista na Resex Verde para Sempre, no município de Porto de Moz, oeste do Pará.

Técnicos apresentam o passo a passo aos envolvidos
📷 Técnicos apresentam o passo a passo aos envolvidos |Divulgação

“O IFT acredita no cooperativismo como uma estratégia comunitária de desenvolvimento econômico e bem-estar social que incide diretamente na vida das populações agroextrativistas na Amazônia. O cooperativismo amplia as condições de acesso aos recursos naturais por meio do uso sustentável, o que contribui diretamente com a conservação ambiental e cultural desses territórios”, destaca a ex-coordenadora do programa Florestas Comunitárias, Ana Carolina vieira, autora e organizadora da publicação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Capa do Dia

Leia mais notícias de Capa do Dia. Clique aqui!

Últimas Notícias