Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


30°
R$

Baladas e Badalados

APROVEITE!

UFPA realiza observação gratuita do eclipse lunar nesta terça

terça-feira, 16/07/2019, 07:30 - Atualizado em 16/07/2019, 09:37 - Autor: UFPA


| Agência Brasil

Nesta terça-feira, 16 de julho, os moradores de Belém e região terão a oportunidade de acompanhar um eclipse lunar parcial. Para vivenciar este momento de contemplação de forma mais detalhada, o Núcleo de Astronomia da UFPA irá disponibilizar diversos telescópios para observação, a partir das 18h, na orla da UFPA, próximo ao Complexo do Vadião. A participação é livre e não requer inscrição.

O fenômeno está previsto para começar a acontecer por volta das 17h, com término previsto para 20h, e ápice às 18h30.  Além do eclipse lunar parcial, os planetas Júpiter e Saturno também estarão visíveis durante toda a noite.  “Com a observação de eventos como o eclipse lunar, o Nastro oportuniza à comunidade observar um fenômeno astronômico relativamente raro, pois acontece poucas vezes durante o ano e nem sempre é visível em nossa região”, explica Igor Coimbra, Coordenador de Extensão do Nastro.

Durante a programação, bolsistas e colaboradores dos projetos estarão disponíveis para explicar fenômenos astronômicos e mostrar os planetas que podem ser observados.

“Além de despertar o interesse pela Astronomia, essas atividades visam divulgar a ciência para aqueles que não possuem oportunidades de conhecê-la ou tem pouco contato com ela.  Deste modo, promover atividades de extensão da UFPA e mostrar que em muitas destas a comunidade pode ser inserida, é extremamente importante para ambas as partes, sociedade e Universidade”, ressalta Eliezer Duarte, bolsista do projeto.

Núcleo de Astronomia da UFPA - O Nastro é um Centro de Ciências que visa contribuir para divulgação e popularização da Astronomia na Amazônia, e colaborar com as Instituições de Ensino, especialmente as escolas públicas do Pará. Atualmente, o Nastro conta com vários voluntários de diversos cursos, entre eles Física, Ciências Naturais, Engenharias e Letras.

Além de promover atividades de observação, o Núcleo realiza frequentemente apresentações sobre Astronomia e Astronáutica voltadas para turmas de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, que visitam o espaço do projeto. Todas as atividades são realizadas principalmente por discentes (monitores, colaboradores e bolsistas) sob a orientação dos professores que compõem a equipe do projeto.

As observações astronômicas são abertas ao público de todas as idades e níveis de instrução, assim como outras atividades do projeto, como as Quartas Astronômicas, que são palestras sobre Astronomia que ocorrem todas as quarta-feiras a partir das 18h.

Serviço:Observação do eclipse lunar parcialData: 16 de julho de 2019Local: Orla da UFPAEvento gratuito

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS