plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Festival Amazônia Doc recebe inscrições para mostra competitiva de documentários

Após uma pausa de sete anos, O Amazônia Doc - Festival Pan-Amazônico de Cinema está de volta para a sua 5ª edição, programada para ocorrer no período de 16 a 21 de abril de 2019, em Belém (PA), tendo como objetivo principal divulgar o cinema Pan-Amazônico

Após uma pausa de sete anos, O Amazônia Doc - Festival Pan-Amazônico de Cinema está de volta para a sua 5ª edição, programada para ocorrer no período de 16 a 21 de abril de 2019, em Belém (PA), tendo como objetivo principal divulgar o cinema Pan-Amazônico de filmes documentais possibilitando o intercâmbio da produção realizada em todos os países da região: Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana e Suriname. O festival é uma realização da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, com produção da Z Filmes e Instituto de Cultura da Amazônia (Culta).

Realizadores brasileiros e estrangeiros já podem inscrever gratuitamente até o dia 20 de fevereiro de 2019 os seus documentários para a mostra competitiva do festival, nas categorias curta/média e longa metragem, por meio do site. Estão aptos a serem inscritos curtas (até 30min), médias (30 a 60min) e longas-metragens (mínimo 70min) realizados/finalizados a partir de 1° de janeiro de 2018 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento, disponível no site. Os filmes serão avaliados por uma comissão de seleção, que vão direcionar os filmes selecionados à mostra mais adequada à linguagem e outros requisitos artísticos e técnicos da obra.

“O Amazônia Doc aprofunda o debate sobre as questões sociopolíticas, socioambientais, socioculturais, de formação e de fomento relativas ao audiovisual, com foco no cinema documentário e com uma diversidade de formatos e leque extenso de atividades de formação oferecido gratuitamente ao público. É um importante espaço de formação, difusão e de reflexão a partir dos documentários”, explica a idealizadora do evento, Zienhe Castro.

O festival terá uma Mostra Competitiva, a Mostra Paralela e a Mostra Panorama. Serão premiados, em cada categoria, o melhor filme pelo critério do Júri, melhor filme pelo voto popular e um prêmio de Honra ao Mérito para ambas as categorias, de acordo com o Júri Oficial. Uma observação importante: as obras inscritas não podem ter sido exibidas nas edições anteriores do Amazônia Doc e é vedada a inscrição de filmes que não estejam concluídos até o prazo limite de inscrição estipulado pela organização do evento.

Além disso, não há número máximo ou qualquer outro tipo de limitação referente a quantidade de filmes inscritos por um mesmo responsável, diretor ou produtora. O responsável pela inscrição deverá informar no ato de sua inscrição, em campo próprio e disponível, um link para visualização completa e download na íntegra do filme, preferencialmente Vimeo ou YouTube, e também a senha de acesso, quando for o caso. Não serão aceitos links de transferência de arquivos como WeTransfer, Dropbox, SendSpace, ou qualquer outra ferramenta de alocação de dados que tenha prazo de expiração do link gerado. E não serão mais aceitas cópias em mídia física para a inscrição.

Os filmes de curta, média e longa-metragem inscritos que tenham sido realizados fora do Estado do Pará deverão ser inéditos em mostras competitivas no Estado. Filmes com exibição no circuito comercial não serão aceitos. A lista de obras selecionadas estará disponível no site do Festival até o dia 30 de março de 2019, sendo esse prazo prorrogável a critério da organização do festival. As cópias de exibição e o material de divulgação dos filmes selecionados deverão chegar ao escritório da Z Produções até o dia de 10 de abril de 2019. A premiação no final da mostra competitiva é um Troféu do Júri popular para o melhor filme curta/média-metragem e melhor longa-metragem, e um Troféu do Júri Oficial para melhor curta/média-metragem e melhor longa-metragem.

Programação

A programação completa do Amazônia Doc ainda está em fase de elaboração e de propostas de parcerias, mas para a 5ª edição já está confirmado o debate em torno do projeto da cineasta Susanna Lira chamado “Nós, documentaristas”, uma série de 13 episódios de 26 minutos. Ela é diretora do filme “Torre das Donzelas”, vencedor na categoria melhor documentário no Festival do Rio, em novembro. Susanna recebeu ainda o prêmio de melhor diretora de documentário. Também serão realizados bate-papos, sessões comentadas e duas masterclasses com nomes importantes do cenário documental brasileiro, e uma mesa de debates com cerca de seis cineastas convidados para discutir a realização cinematográfica de filmes e séries de TV do gênero documental.

Serviço

Amazônia Doc - Festival Pan-Amazônico de Cinema
Inscrições gratuitas até o dia 20 de fevereiro de 2019 para a mostra competitiva de documentários, por meio do site www.amazoniadoc.com.br.
Regulamento completo: confira aqui.
Informações: ZFilmes
Tel (+55 91) 3349-2018
Tv. São Pedro, 566 - Sala 504
Belém-Pará

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias