plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Livro traz ao público leigo curiosidades sobre a fauna, flora e cultura da Amazônia

Cinquenta e sete verbetes sobre plantas e animais da flora e fauna da Amazônia, com curiosidades e lendas pouco conhecidas, como a da mãe da seringueira, estão no livro “Amazônia Exótica – Curiosidades da Floresta - Volume 2”, da autora Olímpia Re

Cinquenta e sete verbetes sobre plantas e animais da flora e fauna da Amazônia, com curiosidades e lendas pouco conhecidas, como a da mãe da seringueira, estão no livro “Amazônia Exótica – Curiosidades da Floresta - Volume 2”, da autora Olímpia Reis Resque, que será lançado hoje, às 19h, na Livraria Fox.

“Esses livros são resultados de uma pesquisa grande que venho fazendo há muito tempo sobre a flora e a fauna da Amazônia, com suas curiosidades, folclore e lendas, com relatos de viajantes e naturalistas que passaram pela região, do século 17 até o início do século 20”, diz a autora.

Graduada há 42 anos em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Pará, Olímpia atua há 30 anos na Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, do Museu Goeldi, que tem no acervo 340 mil volumes. Foi de lá que a autora se viu cheia de informações que sentiu a necessidade de tornar públicas.

“A gente pegava informações e tinha que preencher as planilhas e jogar em banco de dados, tinha que ler muito, e com a leitura fui percebendo que tinha muita informação e fui anotando. Percebi então que precisava divulgar isso para as pessoas”, conta Olímpia.

O livro, publicado pela editora Empíreo, conta com iconografias de ilustradores importantes como Carl Friedrich Phillip Von Martius (1794-1868), Jean Théodore Descourtilz (1796-1855) e Ernest Lohse (1873-1930), além de aquarelas dos artistas plásticos Eron Teixeira e Antonio Martins.

“As lendas da Iara, Boto e Cobra Grande já são conhecidas pela a maioria das pessoas e entraram no primeiro volume. Mas existem outras que precisava divulgar”, diz a autora, lembrando que suas fontes vêm de um arquivo científico e confiável.

NOVO VOLUME

O resultado da pesquisa da autora não para por aqui. O terceiro volume da obra já está em andamento, com previsão de lançamento para 2020. Olímpia desenvolve também pesquisa histórica sobre os viajantes e naturalistas que percorreram a região amazônica em séculos passados, divulgando o acervo da Biblioteca em seu blog olimpiareisresque.blogspot.com, bem como em todos os produtos que publicou.

Outra pesquisa é sobre a terminologia da fauna e flora da Amazônia, com o objetivo de elaborar um “vocabulário controlado”, onde estejam relacionados os diversos termos populares utilizados na região para as plantas e animais a serem utilizados para consulta dos profissionais bibliotecários, quando do tratamento da informação para entrada de dados em bases bibliográficas.

Confira

Lançamento do livro “Amazônia Exótica”
Quando: Hoje, a partir das 19h
Onde: Livraria da Fox (Tv. Dr. Moraes, 584 - Nazaré)
Preço de capa: R$ 89,90

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias