plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

10 questões de Enem que só quem é paraense vai saber responder

Quando um paraense fala “Vais nessa lua?” em qual período do dia ocorreu esse diálogo? Se você for natural do Estado provavelmente sabe o resultado. E foram postagens como essa, que tratam do jeito de falar e de outras peculiaridades da terra da Joelma e

Quando um paraense fala “Vais nessa lua?” em qual período do dia ocorreu esse diálogo? Se você for natural do Estado provavelmente sabe o resultado.

E foram postagens como essa, que tratam do jeito de falar e de outras peculiaridades da terra da Joelma e do Pinduca que fizeram a página Paraense Nato conquistar fãs nas redes sociais.

Atualmente, são 19 mil "bacurizinhos", conquistados em apenas 14 dias, na fanpage.

Quem está por trás das questões é Renato Almeida Neto, 24 anos, um paraense nato, mas que atualmente mora em Itaquera (SP).

“Eu sempre postei essas "bobagens", e sempre tinha um neguinho que ia lá e só usava o "ctrl c + ctrl v". Daí eu comecei a usar o Twitter simplesmente pra bater print e poder postar minhas coisas sem "plágios"”, conta ele sobre como tudo começou.

“Certo dia eu conversando com um paulista sobre algo que eu gostava muito e respondi com a seguinte expressão "logo eu que tenho raiva disso". E então ele me olhou com uma cara meio que sem entender, daí eu notei o quanto nosso vocabulário é um tanto difícil de ser compreendido por pessoas de fora. Então, eu fiz umas questões básicas falando isso com meus amigos e, do nada, já tinha gente da França, Barcelona e Japão me mandando mensagens e solicitações de amizades. Fui obrigado a criar uma página pra que pudesse abranger todo mundo”.

No perfil dele são nove mil pessoas, entre amigos e seguidores. Ainda tem os perfis @ofeijjao “no qual posto minhas "leseiras" diariamente” e @paraensenato “que são onde são postadas as coisas com foco na área regional”.

Com o sucesso das publicações, muitas vezes elas aparecem ‘kibadas’ em outras páginas. “Às vezes eu me sinto em uma festa árabe de tanto kibe que vejo”, brinca. “Eu não me incomodo de ninguém usar meus posts, com tanto que dê os tais créditos”, ri.

Segundo Renato, o paraense é um povo bem humorado, que gosta de fazer piada de si. “Acho que por contar coisas que eles veem no seu dia a dia, e a gente nem perceber muitas vezes”.

Veja se você gabarita nessas questões de Enem:

(Antônio Santos/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias