Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


25°
R$

_

_

Orquestra Vale Música apresenta 2 clássicos hoje

domingo, 23/04/2017, 12:23 - Atualizado em 23/04/2017, 12:23 - Autor:


Orquestra Jovem Vale Música apresenta hoje abertura de “O Barbeiro de Sevilha” e suíte “Scheherazade” em noite aberta ao públicoO concerto mensal da Orquestra Jovem Vale Música trará duas obras bem conhecidas, mesmo do público pouco afeito à música erudita, para a apresentação deste domingo, às 18h, na Sala Augusto Meira Filho, no Arte Doce Hall. A orquestra, formada por músicos com idade entre 14 e 22 anos, interpretará, sob a regência do maestro titular Miguel Campos Neto, a abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, e a suíte sinfônica “Scheherazade”, de Rimsky-Korsakov.


A coordenadora do Projeto Vale Música, Glória Caputo, destaca a beleza das duas peças. “Ambas têm melodias bem conhecidas do público, por estarem presentes inclusive em propagandas, filmes e outros produtos audiovisuais. O concerto será empolgante, unindo a comicidade e a tempestividade da música de Rossini com as belíssimas linhas líricas e intensidade orquestral de Rimsky-Korsakov”, garante.


A Orquestra Jovem Vale Música, criada em janeiro de 2010 como resultado do projeto social “Vale Música”, uma parceria da Fundação Amazônica de Música com a Fundação Vale, é a etapa mais avançada de apresendizado dos alunos de música do projeto. Todos são alunos da rede pública de ensino da Grande Belém e tiveram na música uma oportunidade de acesso à cultura e à profissionalização na música. 


“A OJVM é considerada a última e mais avançada etapa dentro do Vale Música, por ser o momento em que o estudante caminha para a sua profissionalização. Antes de alcançar este estágio, os alunos passam pelas fases iniciais da musicalização, canto coral, banda de percussão e orquestra de violinos, entre outras formações musicais no programa”, destaca a coordenadora.


Na sua curta história, a orquestra já se apresentou em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, São Luis, e Fortaleza, sempre nas salas de concerto mais importantes destas cidades. Eles também já contam em seu currículo com parcerias com grandes solistas internacionais, como o violoncelista Antonio Meneses (com quem tocaram Haydn) e o pianista Nelson Freire (que interpretou Beethoven e Schumann junto à orquestra), além do spalla da principal orquestra da América do Sul (Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo), Emmanuelle Baldini.


Serviço:


Concerto da Orquestra Jovem Vale Música


Quando: hoje, às 18h


Onde: Sala Augusto Meira Filho- Arte Doce Hall (Avenida Magalhães Barata, 1022)


Quanto: Gratuito


Informações: 91-999830700


(Laís Azevedo/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS