plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Epaminondas Gustavo toma o palco com show de humor

Abordando o cotidiano belenense com a perspectiva de Epaminondas Gustavo, um personagem ribeirinho com o jeito do paraense, Cláudio Rendeiro traz comédia, “causos” e críticas bem humoradas ao palco do Teatro Cláudio Barradas, no espetáculo “De Val-de-Cães

Abordando o cotidiano belenense com a perspectiva de Epaminondas Gustavo, um personagem ribeirinho com o jeito do paraense, Cláudio Rendeiro traz comédia, “causos” e críticas bem humoradas ao palco do Teatro Cláudio Barradas, no espetáculo “De Val-de-Cães ao Guamá – Causos e Canções de Belém do Pará”. Em clima de stand up, as apresentações ocorrem hoje e amanhã, às 20h, ainda com a participação especial dos músicos Salomão Habib, Adilson Alcântara e Liége. A renda da bilheteria irá para a manutenção do teatro.

Salomão apresentará pelo menos duas músicas próprias e participa da contação de um “causo”. Já Liége e Adilson trazem especialmente para o espetáculo duas paródias. E ainda há outra convidada, a famosa erveira Bete Cheirosinha. Ela participa da esquete “Ver-o-Peso Fashion Week”.

“É uma forma de rir e interagir com a cidade que completa 401 anos”, destaca Rendeiro, que também é juiz. “O belenense será apresentado em seus costumes, comidas, no apego que tem à festa de aparelhagem e essa linguagem muito peculiar, mesmo na capital. Tem ainda esses convidados, todos supertalentosos e de trabalhos bem diferentes, então acho que serão três momentos bem distintos e interessantes”, comenta Cláudio Rendeiro.

O Epaminondas surgiu quando Cláudio Rendeiro se mudou para Belém, em 2006. “Como juiz, eu fiquei numa vara de penas alternativas e percebi que as pessoas tinham dificuldade de entender o que era isso. Fizemos uma campanha com equipe técnica nas escolas mostrando o que era. Nessa época, nós queríamos interiorizar esse tipo de pena, e eu coordenava o trabalho. Numa dessas cidades, em Marabá, surgiu a ideia de criar o personagem e esse teatro improvisado”, conta.

O personagem foi feito assim por três anos, desapareceu e voltou com força total anos depois.

Era 2013, quando o juiz voltava para Belém , depois de um mutirão penitenciário no interior, foi que ele ganhou, enfim, um nome. “Peguei um engarrafamento muito grande e estava iniciando essa febre do Whatsapp. Pensei: ‘vou já mandar um áudio’. E fiz ‘o tár do zapzap’”, conta. Na gravação, Cláudio se apresentou como “Epaminondas”. “Mandei o áudio para alguns amigos, família e acabou viralizando, primeiro no Whatsapp e depois na internet, Youtube. Fui fazendo até que percebi a possibilidade de usar o personagem como propulsor de cidadania”, finaliza Rendeiro, que chegou a interpretá-lo em um programa educativo diário do Tribunal de Justiça para rádios.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias