plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
Apocalipse?

Calendário Maia afirma que o "fim do mundo" será neste domingo 

Que 2020 está sendo um ano difícil para o mundo não é novidade pra ninguém. Porém uma notícia assombrosa pode deixar a humanidade preocupada. De acordo com o calendário Maia divulgado essa semana, o fim do mundo, antes previsto para 21 de dezembro de 2012

Imagem ilustrativa da notícia Calendário Maia afirma que o "fim do mundo" será neste domingo  camera Segundo a teoria, apocalipse previsto para 21 de dezembro de 2012 deve acontecer, na verdade, em 21 de junho deste ano | Reprodução

Que 2020 está sendo um ano difícil para o mundo não é novidade pra ninguém. Porém uma notícia assombrosa pode deixar a humanidade preocupada. De acordo com o calendário Maia divulgado essa semana, o fim do mundo, antes previsto para 21 de dezembro de 2012, ocorrerá na verdade em 21 de junho deste ano ou seja, neste domingo.

A teoria foi difundida pela versão norte-americana do tabloide britânico The Sun. De acordo com a publicação, o cientista Paolo Tagaloguin publicou no Twitter que "seguindo o calendário Juliano, o mundo está tecnicamente em 2012"."

O número de dias perdidos por ano por causa da mudança para o calendário Gregoriano (o que usamos hoje) é de 11 dias. Usando o calendário Gregoriano por 268 anos (1752-2020) vezes 11 dias = 2.948 dias; 2948 dias/365 dias (por ano) = 8 anos", diz a publicação.

No entanto, os especialistas garantem que não há embasamento algum para a afirmação. A mudança para o calendário Gregoriano resultou, sim, na perda de 11 dias. Mas isso aconteceu apenas uma vez, e não todos os anos. Além disso, o novo calendário foi instituído em 1582, e não em 1752, como sugere a publicação.

Em 2016, o Google inclusive prestou uma homenagem ao 434º aniversário da nova contagem. Ou seja, caso houvesse mesmo a perda de 11 dias por ano, estaríamos 13 anos "atrasados", e não 8.

Segundo historiadores, a data de 21 de dezembro de 2012, aquela mesmo em que o mundo não acabou, representava uma mudança de ciclo no calendário Maia, e não necessariamente o apocalipse.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias