plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ECONOMIA

Confira seis dicas para poupar dinheiro e conseguir pagar as contas à vista

O início do ano é o período com mais contas que impactam o bolso dos brasileiros

Imagem ilustrativa da notícia Confira seis dicas para poupar dinheiro e conseguir pagar as contas à vista camera Reprodução

O ano começa e com ele, as contas a pagar. Este ano – além do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), da compra de material escolar e uniformes, matrículas das escolas, dentre outras – há rescaldos do ano de 2020 que foi marcado pelo alto reajuste de preços de produtos que estão sempre na mesa do consumidor brasileiro.

Com tantas contas chegando, uma pergunta é frequente: pagar à vista ou parcelar? A economista e professora Pollyanna Gondin explica que a resposta para essa pergunta é um pouco relativa, pois depende das condições financeiras enfrentadas pelo indivíduo ou família. “Temos que nos questionar se temos recurso disponível para pagar à vista, se conseguimos negociar e ganhar algum desconto. Se a resposta for sim para as duas perguntas, vale a pena pagar contas à vista visando ganhar desconto na negociação”, afirma.

Pollyanna lembra que ao longo do ano é importante gastar com sabedoria e poupar uma parte do salário para fazer frente às adversidades e necessidades que podem surgir.

“O momento que vivemos nos mostra claramente isso, aumento dos preços com consequente aumento da inflação, desvalorização da nossa moeda, alta no desemprego, para além de toda a instabilidade econômica e incertezas futuras. Desse modo, poupar, pelo menos um percentual da renda recebido se torna crucial, para que seja possível gerar uma reserva emergencial”, comenta.

Assim como as contas serem pagas à vista ou parceladas, poupar também não tem um caminho único. Para nortear as pessoas que querem iniciar o controle financeiro e guardar dinheiro para o futuro a economista elencou algumas dicas.

1- Monitoramento

É importante monitorar os ganhos e gastos mensais, assim é possível diagnosticar o que de fato entra e o que precisa sair para o pagamento de despesas. “Existem pessoas que utilizam tabelas para esse controle, aplicativos ou até mesmo o velho e comum caderno. A forma de se fazer esse controle, não importa. O principal é monitorar”, afirma.

2- Estabelecer um valor mensal

Após monitorar os ganhos e gastos mensais, veja o quanto sobra e estabeleça uma quantia para guardar mensalmente. A especialista ressalta que é importante traçar metas realista para que a pessoa não desanime no meio do caminho;

3- Investimento

Invista buscando gerar mais recursos. É importante buscar não deixar o dinheiro parado, rendendo menos que inflação. Para Gondin vale a pena buscar meios de investimento com parte do que se está poupando. “Antes de investir, pesquise, procure ajuda e não invista todo o dinheiro guardado em apenas uma fonte. Além disso, é importante verificar bem as formas de retorno, se é possível ter o dinheiro de volta quando necessitar”, comenta;

Leia mais:

Brasil teve 175 assassinatos de transexuais em 2020

Bebê engasgado é salvo por agentes da PRF no oeste do Pará; veja o vídeo!

4- Evitar gastos

Reflita sobre as reais necessidades e gaste menos do que se ganha. A professora lembra que muitas pessoas se vêm atraídas por promoções e acabam se endividando. Se perguntar se o produto a ser comprado é necessário e se cabe no orçamento mensal são o primeiro passo;

5- Atente aos juros

Esteja sempre atento aos juros, seja do cartão de crédito ou de compras parceladas. Comprar no cartão de crédito pode gerar benefícios como pontos que podem ser trocados por viagens. Entretanto, é sempre importante estar atento e fazer uma parcela possível de ser paga dentro do seu orçamento;

6- Negociar

Em compras à vista, procure negociar a fim de ganhar descontos. Essa prática é muito comum em alguns países e aqui no Brasil, também temos essa cultura.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias