plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BENEFÍCIOS

Veja os benefícios do chocolate amargo para a saúde 

Pouca gente sabe, mas o chocolate amargo é ansiolítico e anti-inflamatório

Imagem ilustrativa da notícia Veja os benefícios do chocolate amargo para a saúde  camera Chocolate amargo | ( Reprodução )

O Brasil se destaca como o sexto maior produtor de cacau do mundo, e dentro de sua variedade de produtos, o chocolate amargo (com 70% de cacau ou mais) possui um lugar especial. Além de ser apreciado pelo seu sabor intenso, esse produto está no centro de diversos estudos que cada vez mais destacam seus benefícios para a saúde.

Aqui está uma visão do que já se sabe sobre este chocolate, que tem sido cada vez mais valorizado pelos profissionais da nutrição:

Benefícios do Chocolate Amargo:

Auxilia no Emagrecimento: Um estudo publicado na Biotechnology and Bioprocess Engineering demonstra que a teobromina presente no cacau utilizado no chocolate amargo pode estimular a termogênese - um processo de geração de calor pelo corpo, que desempenha um papel na regulação do peso e do metabolismo da gordura. De acordo com a análise, essa substância pode aumentar a atividade do tecido adiposo marrom, conhecido por sua capacidade de produzir calor e queimar calorias.

Conteúdos relacionados:

Preserva a Memória: Os flavonoides, poderosos antioxidantes encontrados em maior concentração no chocolate amargo devido ao seu alto teor de cacau, são benéficos para a função cerebral. Segundo um estudo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology, esses compostos ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro e oferecem proteção contra danos oxidativos, contribuindo para uma melhor saúde cognitiva e processamento de informações.

Ajuda na Prevenção do Alzheimer e Parkinson: A ação antioxidante dos flavonoides também oferece efeitos benéficos na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, conforme um estudo publicado no Journal of Cellular Biochemistry.

Melhora a Saúde do Coração e Reduz o Colesterol: Uma revisão de estudos publicada na Current Cardiovascular Risk Reports destaca os benefícios do chocolate amargo para a saúde cardiovascular, graças à presença dos flavonoides.

Reduz o Estresse e a Ansiedade: De acordo com um estudo do Journal of Proteome Research, o chocolate amargo possui efeito ansiolítico devido à presença de teobromina e flavonoides, compostos que ajudam a estimular a liberação de neurotransmissores, como a serotonina, conhecidos por promover sensações de bem-estar e relaxamento.

Quer ler mais notícias curiosas? Acesse nosso canal no Whatsapp

Oferece Benefícios para Pacientes com Diabetes: Pesquisas sugerem que os flavonoides presentes no chocolate amargo podem melhorar a sensibilidade à insulina, ajudando na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Melhora a Imunidade: Uma revisão de artigos científicos indica que os flavonoides encontrados em alta concentração no chocolate amargo desempenham um papel fundamental na promoção do sistema imunológico, ajudando a minimizar o estresse oxidativo e a inflamação no corpo.

Como Consumir:

O chocolate amargo, com teor de cacau de 70% ou mais, possui uma maior concentração de antioxidantes e menos açúcar e gorduras adicionadas. Seu consumo deve ser moderado, limitado a até 30g por dia para adultos saudáveis e até 20g por dia para crianças maiores de 2 anos, como parte de uma dieta equilibrada em calorias. Pode ser consumido puro ou utilizado em diversas receitas saudáveis.

Riscos e Contraindicações:

É importante verificar os ingredientes ao comprar chocolate amargo, preferindo versões adoçadas com açúcar demerara orgânico, de coco ou mascavo, que recebem menos aditivos químicos na produção. Evite produtos com gordura hidrogenada e aditivos artificiais. Pacientes com histórico de alergias devem atentar para ingredientes como castanhas ou amendoins.

Em caso de suspeita de reações alérgicas, é recomendável procurar atendimento médico imediato, especialmente se surgirem erupções cutâneas, problemas gastrointestinais ou dores de cabeça.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias