plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
VIRAL

Saiba a verdade sobre o desenvolvimento de câncer nos olhos por uso de celular no escuro

Uma mensagem viralizou nas últimas semanas com a informação de que o uso de smartphones no escuro causa maculopatia (erroneamente classificada como câncer no olho, na mensagem). Segundo o Ministério da Saúde, no entanto, não há estudos científicos que co

Uma mensagem viralizou nas últimas semanas com a informação de que o uso de smartphones no escuro causa maculopatia (erroneamente classificada como câncer no olho, na mensagem).

Segundo o Ministério da Saúde, no entanto, não há estudos científicos que comprovem que o uso de celular, durante a noite ou durante o dia, provoque maculopatia, catarata, olho seco, degeneração macular ou perda de visão.

O texto diz que “segundo pesquisas o reflexo direto de mais de 30 minutos pode causar degeneração macular irreversível do olho, levando a rápida deterioração da visão”. Especialistas desconhecem casos e dizem que o texto não tem base científica.

É certo que o impacto do uso excessivo dos smartphones está sendo estudado, porém, até o momento, só é possível afirmar que o uso smartphones no escuro, pode estar associada a astenopia, ou seja, fadiga ocular, cefaleia, ardências e dor ocular, afirma o Ministério da Saúde.

Veja o que diz o texto falso:

(Com informações do Ministério da Saúde e Boatos.Org)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Viral

Leia mais notícias de Viral. Clique aqui!

Últimas Notícias