plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
VIRAL

Batalha judicial por selfie de macaco chega ao fim após anos

A organização Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais) e o fotógrafo David Slater entraram em acordo e encerraram, na última segunda-feira (11), uma longa batalha judicial envolvendo uma selfie de um macaco chamado Naruto.Durante uma viagem do fotó

A organização Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais) e o fotógrafo David Slater entraram em acordo e encerraram, na última segunda-feira (11), uma longa batalha judicial envolvendo uma selfie de um macaco chamado Naruto.

Durante uma viagem do fotógrado para a Indonésia, em 2011, Slater deixou sua câmera em uma floresta. O curioso macaco pegou a câmera e ficou intrigado com seu reflexo na lente, começando, a partir daí, a tirar selfies.

As fotografias viralizaram nas redes sociais e foram utilizadas inúmeras vezes por diversos meios de comunicação. No entanto, a decisão sobre o proprietário dos direitos autorais da fotografia começou um impasse. O fotógrafo queria para ele os direitos, já que a câmera lhe pertencia. Já os ativistas defendiam que os direitos autorais eram de Naruto, porque o macaco se autofotografou com a câmera.

Na justiça, o fotógrafo concordou em doar para instituições de proteção de macacos da Indonésia 25% dos lucros obtidos com a fotografia. A Peta também concordou com a decisão e a batalha foi encerrada.

Em um comunicado conjunto, eles oficializaram o acordo. "A Peta e David Slater concordaram que esse caso levanta questões importantes e inovadoras sobre expandir os direitos legais para animais não humanos, um objetivo que ambos apoiam e que vão manter em seus respectivos trabalhos para que seja atingido", escreveram.

(Com informações da Band)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Viral

Leia mais notícias de Viral. Clique aqui!

Últimas Notícias