plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
VIRAL

7 coisas que vão acontecer se o Sol morrer

Nada é capaz de viver eternamente. Nem mesmo o sol, o astro-rei do nosso sistema solar, que tornou a vida na Terra possível e preenche o nosso dia-a-dia com luz, beleza e temperaturas agradáveis. É de conhecimento científico: o sol também irá morrer, um d

Nada é capaz de viver eternamente. Nem mesmo o sol, o astro-rei do nosso sistema solar, que tornou a vida na Terra possível e preenche o nosso dia-a-dia com luz, beleza e temperaturas agradáveis. É de conhecimento científico: o sol também irá morrer, um dia. Provavelmente daqui há dez bilhões de anos, não se sabe ao certo a data precisa. O que os cientistas sabem é que o sol é uma estrela e como toda estrela o seu fim irá acontecer. Mas quais serão as consequências desse acontecimento dantesco?

A academia científica acredita em teorias baseadas na observação da morte de outras estrelas. Esse estudo analítico possibilitou adiantar como acontecerá o fim do sol e as implicações decorridas desse evento para o nosso sistema solar. Acompanhe:

1 – O sol irá se expandir

Primeiro ele crescerá muito em relação ao seu tamanho atual. Em contrapartida, a temperatura irá diminuir para 2.000 e 3.000 graus Celsius. Em comparação com a capacidade atual que é entre 5.000 a 9.000 graus Celsius, esse resfriamento é significante.

2 –  Depois, ele irá diminuir

A sua transformação continuará ao longo de milhões e milhões de ano. Quando o sol terminar de realizar as fusões que resultam nos átomos de hélio, não conseguirá fazer o mesmo com o carbono. Isso fará com que ele reduza o seu tamanho. Ou seja, o sol irá se comprimir até virar uma estrela anã-branca.

3 – A órbita da Terra irá mudar

Nesse ponto, a vida humana na Terra terá praticamente sido extinta, mas o corpo do planeta ainda estará se movimentando.

Quando o sol atingir a fase de expansão, ele se aproximará da Terra, mas não o suficiente para destruí-lo pelo calor. Isso porque a gravitação do nosso planeta irá mudar, fazendo com que a Terra gire para longe do sol à procura de órbitas mais seguras mais amenas.

4 – Mercúrio e Vênus serão consumidos

No entanto, a expansão do sol não trará alívio para os dois primeiros planetas do nosso sistema solar. A aproximação do sol de Mercúrio e Vênus será tão devastadora que os dois planetas serão completamente consumidos pelo astro.

5 – A Terra ficará quente demais

Mesmo que o nosso planeta não seja consumido, como acontecerá com Mercúrio e Vênus, a sua superfície alcançará níveis de temperatura tão altos que é praticamente impossível que qualquer forma de vida encontre sustentação nessa nova realidade. Serão necessários outros bilhões de anos para o resfriamento da Terra e as condições ideais para que a vida floresça novamente e o ciclo recomece.

6 – Chuva de meteoros

As órbitas dos outros planetas também serão alteradas de acordo com as novas mudanças do sol. Júpiter, que é o maior planeta do nosso sistema solar impactará diretamente no futuro dos outros planetas. A mudança de sua órbita é capaz de liberar rochas para a órbita, o que causará uma chuva de meteoros no nosso espaço sem precedentes.

7 – Vida interplanetária

No entanto, é impossível prever o futuro da raça humana de uma maneira interplanetária. É bem possível que bem antes disso acontecer já tenhamos desenvolvido tecnologias o suficiente para visitar, colonizar e construir uma nova vida em um outro planeta.

E você? O que pensa sobre essa teoria? Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite para compartilhar a matéria com seus amigos.

Fonte: Fatos Desconhecidos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Viral

Leia mais notícias de Viral. Clique aqui!

Últimas Notícias