plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VIRAL

O que é esse pontinho azul em Marte?

Como vocês podem ver na imagem de capa dessa matéria, existe um pequeno ponto azul em Marte, mas o que diabos poderia ser isso? Não, isso não é uma piada do tipo “o que significa um ponto azul em marte?”, na verdade, caros leitores da Fatos Desconhecidos,

Como vocês podem ver na imagem de capa dessa matéria, existe um pequeno ponto azul em Marte, mas o que diabos poderia ser isso? Não, isso não é uma piada do tipo “o que significa um ponto azul em marte?”, na verdade, caros leitores da Fatos Desconhecidos, essa é uma imagem registrada por uma sonda espacial da NASA sobre uma montanha de Marte chamada Monte Sharp.

Mas afinal, que diabos é esse pontino azul? Esse é um explorador Curiosity, e eles está em Marte desde o começo de 2012. O veículo explorador Curiosity pousou em Marte ao término de uma viagem de 567 milhões de quilômetros. Segundo informações da própria NASA, a imagem foi feita dia 5 de junho, dois meses antes do quinto aniversário do desembarque do veículo.

Para fazer essa imagem foi preciso utilizar uma câmera chamada HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), e mesmo assim foi preciso editar as cores e formas da areia para observar com facilidade. A verdade é que o explorador Curiosity nem é dessa cor, mas por ter sido editado ele aparece desse jeito. O HiRISE obtém imagens do veículo algumas vezes por ano. A Universidade do Arizona opera o HiRISE, que foi construído pela Ball Aerospace & Technologies Corpo.

O “rover” (veículo de exploração espacial) do tamanho de um carro está atualmente estudando dunas, localizadas no Monte Sharp. O veículo vem escalando lentamente a montanha nos últimos 5 anos com o objetivo de melhor entender a geologia de Marte e quem sabe encontrar vestígios de micróbios extintos.

Já sabiam o que significava esse ponto azul em Marte? Comentem!

Fonte: Fatos Desconhecidos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Viral

Leia mais notícias de Viral. Clique aqui!

Últimas Notícias